sábado, 31 de agosto de 2013

LIVRE ARBÍTRIO



Quem nesse mundo não já desejou ser livre como um pássaro?
Quem não já lutou por uma carta de alforria?

O que é livre arbítrio?  Vejo como uma certa liberdade que Deus nos dá. É um crédito de confiança para nos aventurarmos, aproveitarmos a vida com mais emoção, no entanto, às vezes vamos longe demais, exageramos em nossas escolhas e desafios.

É verdade que tudo em excesso é veneno, que a curiosidade é benéfica, e ao mesmo tempo pode ter seu lado prejudicial.

É preciso muito cuidado para não perdermos a vida por coisas vãs.

Aí vem a questão de destino. Perguntamos: se Deus nos dá o livre arbítrio, quem é responsável por nosso destino? Tem destino que o homem faz, mas tem destino que é Deus. Se o homem se entrega a qualquer tipo de vício que o tira do senso normal, isto não é a vontade de Deus.

Vamos observar pessoas que viveram antes de nós, ouvir seus relatos, compará-los, aproveitar experiências que edificam.

É maravilhoso saber que Deus não nos fez robôs, pois a vida não teria graça. Deus nos presenteou com a liberdade, no entanto, quem não sabe usá-la acaba se tornando escravo de vícios.

Vamos pedir a Deus sabedoria, e não esqueçamos que se escorregarmos ou cairmos, Ele estará pronto a nos ajudar.

E não adianta culparmos a Deus por nossos erros, afinal, quem planta colhe.

Certa vez li um comentário que diz:
"Quem planta um pensamento colhe uma ação;
 Quem planta uma ação colhe um hábito;
 Quem planta um hábito colhe um caráter;
 Quem planta um caráter colhe um destino".

Disse Jesus: _ Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará. (João 8:32) A verdade é Jesus Cristo. Ao usar seu livre arbítrio, convide-O para fazer parte da sua vida.O voo será mais interessante.

PROJETO QUEBRANDO O SILÊNCIO





A Igreja Adventista do 7º Dia-IASD realizou hoje, dia 31/08/13, em todo o país, um projeto com atenção voltada à violência, com o tema Quebrando o Silêncio. Os desbravadores foram às ruas em passeata, dizendo não à violência doméstica, distribuindo revistas e panfletos da turma do Nosso Amiguinho e advertindo sobre pedofilia e bullying.

Violência é crime, não devemos silenciar diante do estupro ou qualquer tipo de agressão.

Você que recebeu o material informativo, divulgue, para que saibamos proteger nossos filhos e nossos alunos.

A família deve ficar atenta ao que os filhos estão lendo, recebendo e compartilhando nas redes sociais. É o chamado perigo virtual.

Se você, leitor, não recebeu a literatura distribuída, procure a Igreja Adventista do 7º Dia que esteja localizada nas imediações de sua residência ou do seu local de trabalho.

Não vamos ser omissos, devemos lembrar que o perigo mora ao lado. É tempo de somar forças, e chegar junto das vítimas da violência e tratá-las, ajudá-las a superar o medo e os traumas.

Boa tarde!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SOBRENOME MANDU

É um modo de pronunciar Manuel entre os índios catecúmenos (os índios que se preparam para receber o batismo).
Vaariantes: Manduqui, Manduca

Fonte: Vocabulário Tupi-Guarani/Português. 5ª ed. São Paulo, Brasilivros, 1987. p.193



REFLEXÃO



Disse Jesus: _ Eu sou a fonte da Água da Vida.
Quem sabe a importância da água entende tudo; dispensa outras palavras. Bom dia!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SOBRENOME CÂMARA

Existe há 5 séculos. Teve origem na África, onde é a Ilha da Madeira. O nome foi atribuído a uma caverna, por ser um local fechado, que um marujo português esteve lá lutando contra os mouros e comunicou ao rei de Portugal. No retorno, ele recebeu título de nobreza e o nome CÂMARA foi acrescentado ao seu sobrenome. 
A resposta mais completa encontrei no Google com a seguinte referência: SOBRENOME CÂMARA - CINCO SÉCULOS DE IDADE - LEGADO DE UM MARUJO. É a história de João Gonçalves Zarco, navegador português. O sobrenome Zarco aparece outras vezes como Zargo. Foi substituído por Câmara de Lobos, depois seus descendentes retiraram o Lobo e procuraram manter o sobrenome Câmara, que aparece em muitas famílias como Camara, Camaras, Câmaras
A partir daí adotou-se o termo para designar câmara de gás, câmara fria, Câmara de Vereadores, Câmara de Deputados (Uma Assembleia). Na igreja Adventista do 7º Dia, costumamos chamar a sala de oração também de câmara.
Outros sobrenomes que possuem o mesmo radical são: Camarano, Camarena, Camarotti. Já o nome câmera significa local de guardar imagens. E ainda existem os sobrenomes Camera, Camerino e Cameron.

Confira a pág 46. do meu  livro Índice Onomástico - O que há por trás dos sobrenomes? 

SOBRENOME FÉLIX

Félix em latim significa feliz.
Durante o império Romano a palavra Félix era utilizada como título honorífico.
Podemos encontrar as seguintes variantes: Felice, Feliciano, Felício, Felicio, Felis, Felisberto, Felisbino, Felismino, Feliz, Feliza, Felizardo, Felizari, Felix.

SONHANDO ALTO


O ser humano tem medo do novo, de mudanças, do desconhecido; isso é normal em qualquer fase da vida, por isso não se estresse.

A preocupação nada mais é do que se ocupar antecipadamente, então, controle a ansiedade, peça a Deus serenidade, porque Ele conhece o fim de todas as coisas desde o começo.

Lembre-se da nossa formação como pessoa, da nossa composição genética, da riqueza que é o nosso corpo. Pense assim: Deus se preocupa com os mínimos detalhes, Ele chega com o milagre na hora certa, eu sou mais do que especial.

Ele também fez as pessoas de forma variada para se complementarem no quebra-cabeça da vida, para que uma peça necessite da outra e se encaixe fechando o círculo das ações. Não vamos interromper a caminhada.

Muita gente está ao seu lado à espera de um abraço e um sorriso; inove, não espere só pelo outro.

Sua voz pode ser um fator animador, use-a em prol de uma causa, comece por aí, e dê tempo ao tempo.

Quando você se doa, afasta o pensamento negativo e reflete melhor.

Não perca tempo com reclamações, estas atraem tristeza.

Viva com esperança, firme, imitando o bambu, que vai para lá e para cá em cada rajada de vento. Outro exemplo é o girassol.

Nós precisamos de estímulo. Infelizmente, às vezes é preciso que um acontecimento ruim nos desperte, logo, aprenda com o que deu errado.

Minha filosofia é: tudo tem que dar certo no final, se ainda não deu, é porque o fim não chegou, e assim, vou aproveitando os intervalos da vida, tendo oportunidade de colaborar com Deus, fazendo a minha parte.  Faça você o mesmo.



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DICAS DE LEITURA INFANTO-JUVENIL


"Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come." (Victo Hugo)

Pensando na frase acima, resolvi sugerir a leitura de dois paradidáticos.

Alunos, procurem na Bibllioteca ou na Sala de Leitura de sua Escola.

PROTETI, João. Tenho um abraço para te dar.Campinas, SP. 2ª ed. Papirus 7 Mares, 2009. 
Tema: Livro de poemas escrito numa linguagem bem acessível, própria para adolescentes.

FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes; ilustrado por Julie Vivas; tradução de Gilda Aquino. - São Paulo: BRINQUE-BOOK, 1995. 
Tema:: A questão da memória apresentada no diálogo entre uma criança e uma senhora de 96 anos.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CAMPANHA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM GUAMARÉ - 2013


          


Em Guamaré, a Guarda Municipal está realizando a Campanha TRÂNSITO CONSCIENTE - GUAMARÉ APOIA ESSA IDEIA, trazendo um momento de reflexão sobre a realidade diária da população no trânsito, cumprindo uma pauta de orientações, esclarecimentos sobre os direitos e deveres dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Hoje, à tarde, foi a vez de visitarem a Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório. Foi um momento bastante proveitoso para os alunos tirarem as dúvidas e aprenderem regras de segurança no trânsito.



Muita boa a iniciativa da Guarda Municipal, de aproximação com as escolas e a sociedade em geral, porque já houve vários casos de acidente no município, envolvendo principalmente, moto, acarretando graves sequelas.


Boa lição de cidadania é a convivência harmoniosa no trânsito, portanto, vamos lembrar do que nos foi
ensinado hoje, dia 27/08/13.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

REFLEXÃO - A LINGUAGEM DO CORPO



É tão fácil mandar flores quando alguém morre.
É tão fácil dizer que fulano é bom, depois que se muda ou morre.
É tão fácil criticar.
Para elogiar basta dizer: lindo, maravilhoso, fantástico, ótimo, excelente!
E para criticar são mais palavras e até palavrões.
Como o ser humano é complicado!
O pior é que se elogia baixinho, no pensamento (só para si) ou então na ausência, e na hora de criticar, fala-se pelos quatro cantos.
Vamos rever nossa forma de enxergar o outro, desfrutar da essência de cada ser que a vida nos presenteia, pois a vida é breve.
Lembre-se: nem toda pessoa é totalmente boa, mas também não significa que seja totalmente ruim. O importante é ser sincera e não precisa de bajulações. É só abrir o coração, olhar bem no fundo dos olhos, chorar junto (se for preciso), abraçar, perdoar.
Vamos dar flores, bombons, presentes, elogiar, ainda em vida, e se precisar criticar, procurar falar diretamente com a pessoa e não envolver terceiros, senão, entrará no nível da fofoca.
A Bíblia diz: “não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Procure se reconciliar com o próximo o mais rápido possível.
A linguagem do corpo é simples e fala a verdade mais intensamente. Estenda a mão, ofereça o ombro amigo, dê uma nova chance à consciência tranquila.




domingo, 25 de agosto de 2013

SOBRENOME FIGUEIREDO

Significa plantação de figueiras; o mesmo que figueiral.

É mais um sobrenome português. E as variantes vão surgindo de acordo com o idioma de cada país, seja na Espanha, na França, na Itália...

Existe também o sobrenome Figo, que é o fruto.

Variantes: Figueira, Figueiral, Figueirão, Figueiras, Filgueira, Felgueiras, Filgueiras, Figueiredo, Figueredo, Figueirinha, Fiigueirinhas, Figueiro, Figueira, Figueiroa, Figuier.

Encontrada em quase todos os países. A bíblia menciona que Adão e Eva cobriram-se com folhas de figueira, após a entrada do pecado no mundo. (Gênesis 3:7).

Existem mais de 700 espécies dessa planta.

sábado, 24 de agosto de 2013

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE

SUPERSTIÇÃO

Uma pessoa supersticiosa é quem acredita no que dizem que dá medo, simplesmente por puro folclore. A superstição vem sendo transmitida pela oralidade, de pai para filho, a cada geração.

Podemos ver pessoas que desviam o caminho para não passar embaixo de uma escada ou porque viu um gato preto. Outros exemplos são:

Quando a mulher grávida diz que está desejando algo, se o desejo não for realizado o menino vai nascer com a boca aberta;

O noivo não deve ver o vestido da noiva antes do casamento;

A mulher não deve cortar o cabelo se a cabeleireira estiver menstruada, para não estragar o cabelo;

Se cortar o cabelo na lua cheia, ele crescerá mais rápido;

Colocar a vassoura atrás da porta para a visita ir embora;

Entrar e sair pela mesma porta;

Não deixar o chinelo emborcado;

Entrar ou sair de casa ou de outro recinto com o pé direito;

Cobrir ou virar o espelho em dia de tempestade;

Bater em madeira três vezes para livrar-se de um pensamento ou palavra má, dizendo "isola";

Sonhar extraindo dente é sinal de morte;

Quebrar um objeto de vidro ou louça é presságio de que algo ruim está para acontecer;

Há quem diga que agosto é mês de desgosto, e ainda cisma com a sexta-feira 13.

Ao sonhar com coisas ruins, deve-se contar logo o sonho para não acontecer o que foi sonhado.

Na verdade, o que não é comprovado cientificamente é explicado através de crendice popular, por isso as informações são repassadas através de lendas, expressões, provérbios etc.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SOBRENOME ALBUQUERQUE

Existem várias versões quanto à origem dos sobrenomes. 
Para os árabes, Albuquerque significa domador de cavalo branco. E o prefixo Al é comum nos nomes Almeida e Alcântara, que são sobrenomes portugueses que receberam influência árabe.
Já Albuquerque em latim significa Carvalho branco, que cientificamente é escrito na seguinte forma Albus Quercus. Os judeus que habitavam em Portugal e na Espanha usaram sobrenomes de plantas para disfarçarem seus sobrenomes a fim de se livrarem de perseguição religiosa, por isso há esta versão.
Encontrei que "eques, equitis" em latim também significa cavaleiro.
No Brasil, principalmente em  Pernambuco, a família Albuquerque é enorme, e também houve a união com vários membros da família Cavalcante. 
Albuquerque descende de nobres portugueses e espanhóis. Esta família está em Pernambuco desde o século XVI. Basta conhecer a história do Estado de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Eram capitanias que viviam sob a  mesma jurisdição.
Também no Novo México existe a cidade Albuquerque, nome dados pelos espanhóis.


O CAMINHO DA ILUSÃO




Alguns jovens se iludem
com tanta orgia
vivem da falsa alegria
que só deixa o vazio
e afasta a harmonia

Quando os amigos se vão
depois ou no outro dia
falta o dinheiro para o pão
ficam sem moradia
também caem pelo chão
envolvidos pela melodia
que cega a mente
deixando-os sem razão

E assim terminam em agonia
sem moral, sem regalia
sem paz e sem patrão
vagando pelas ruas
esquecidos, com mincharia
e até dormem na prisão

Samara Gadelha de Miranda, 23/08/13.

SALVE O PROFESSOR

Onde eu estava no período de 1964 a 1985?  Meus pais se conhecendo; meu pai ingressando no curso de medicina, vindo de Guamaré (na época era uma colônia de pescadores), enfrentando dificuldades na capital. Depois, nasci, fui ocupando carteiras escolares, estudando em escola pública e da rede privada, mas a base mesmo (do 1º ao 4º ano), os chamados anos iniciais, eu estava em escola pública.

Naqueles anos, muitos jovens estavam sendo perseguidos, torturados e mortos. Eram jovens que sonhavam, queriam, lutavam e esperavam por mudanças no Brasil, exclusivamente no Brasil. Que exemplo de civismo, de coletivismo, de juventude! Estudávamos as disciplinas OSPB e Educação Moral e Cívica no colégio e EPB na Universidade.

Nós ficávamos em pé quando chegava uma visita na sala de aula, fazíamos fila para a merenda, cantávamos o hino nacional com muito orgulho, e só possuíamos giz e quadro negro. Depois veio quadro verde. Hoje, meus alunos têm quadro branco, lápis pilot, data-show, internet, bibliotecas que chegam do Ministério da Educação-MEC, professores especialistas no ensino fundamental e até com mestrado no ensino médio, mas a educação caminha para a decadência, e juntamente vão os valores sociais.

Onde e quando se ouvia dizer que mataram um professor? Gente, que evolução tem nos acompanhado? Professor adoece, tem síndrome, e não tem plano de saúde porque o dinheiro não dá para pagar um bom plano.  Para mim, o melhor plano seria não ficar doente.
Vamos fazer alguma coisa para salvar o professor. Sem este profissional as escolas fecham e se abrem mais prisões. Na verdade, são gastos mais com presídios do que com escolas.

É tanta vantagem. Muitos estudantes ganham fardamento, bolsa-família, material escolar. É preciso “estudar” para fazer jus ao título de estudante. Falta o quê? Livros didáticos são pagos às editoras com parte do meu imposto, com o suor do meu trabalho. Então, estou alimentando a fera que me consome, devora, a cada dia. Estou pagando para morrer, é isso?

Estou entregando os pontos. Fala-se tanto que os militares foram ruins, e eu sei disso. Por um lado, não podemos negar a crueldade da repressão militar, mas a disciplina faz falta. Então, traduzindo, isso se chama punição. Porém, se eu não tenho como punir com as próprias mãos; por favor, sistema, ouça meu apelo e mude esta situação.

Os gestores dizem que não pode ter câmera na escola pública para não expor os alunos, mas quando o professor morre, é exposta a família, a escola, a cidade, o país, e o que é pior? Expor um aluno sem limites que quando não foi criado apanhando em casa, acaba apanhando da polícia, lembrando que a câmera não mostra tudo.

Tem mais, aluno não diz bom dia, boa tarde, boa noite, nem pede licença, já vai entrando na sala olhando as mensagens do celular, e tem sempre uma resposta pronta para nos atingir, para denegrir nossa imagem. Quando percebem a presença do professor em sala ou no corredor, falam: diga aí, boy. Eu que procuro repassar o que aprendi com os livros, com os professores e com a vida sou chamada de louca por ter decidido ser intelectual.

Sinto que estou me desperdiçando em sala de aula. Por favor, façam esta reflexão chegar à tia Dilma, porque se ela foi militante na época que mencionei anteriormente, ela pode me dar outro emprego (de preferência sentada, numa sala climatizada), pois sei que vou morrer sendo professora, uma vez que foi a profissão que escolhi, mas não sei se vou querer “estar” professora por muito tempo. De quantidade o Brasil está cheio, mas de qualidade nós contamos nos dedos “das mãos”, ouviu?

O professor era alguém importante...perfeito, respeitado, um gênio! Na adolescência cheguei a ter paixão platônica por um professor; admirei muitos mestres e me tornei discípula.

Se eu voto e pago imposto, tenho o direito de opinar, portanto, pergunto: de que lado você está? Do professor, do aluno, da família ou do sistema? Por dentro ou por fora?

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A BELEZA FEMININA CANTADA POR PIXINGUINHA

Rosa

Tu és divina e graciosa
Estátua majestosa do amor
Por Deus esculturada
E formada com ardor
Da alma da mais linda flor
De mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente
Aqui nesse ambiente de luz
Formada numa tela deslumbrante e bela
Teu coração junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado sobre a rósea cruz
Do arfante peito seu

Tu és a forma ideal
Estátua magistral oh alma perenal
Do meu primeiro amor, sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração sepultas um amor
O riso, a fé, a dor
Em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela
És mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa natureza

Perdão, se ouso confessar-te
Eu hei de sempre amar-te
Ó flor, meu peito não resiste
Ó meu Deus, o quanto é triste
A incerteza de um amor
Que mais me faz penar em esperar
Em conduzir-te um dia
Ao pé do altar
Jurar, aos pés do onipotente
Em preces comoventes de dor
E receber a unção da tua gratidão
Depois de remir meus desejos
Em nuvens de beijos
Hei de envolver-te até meu padecer
De todo fenecer

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A HISTÓRIA DE GUAMARÉ CONTADA EM MÚSICA, DANÇA, POESIA, PINTURA E FOTOS

                                   


A Prefeitura Municipal de Guamaré está com uma vasta programação desde ontem, dia 20/08/13, que ocorrerá até sexta-feira, dia 23/08/13, em comemoração aos 408 anos de colonização do município. Os stands estão armados em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

Secretarias Municipais e Escolas da área urbana e distritos estão bastante envolvidas com as atividades. Pais, podem ver os trabalhos de seus filhos.

Prestigie, leitor. Você aprenderá muito com os trabalhos expostos. É um resgate de nossa cultura.

Venha conferir.

SOBRENOME MIRANDA

Há cidades com o nome Miranda em Portugal e na Espanha. 
No Brasil temos Rocha Miranda no Rio de Janeiro e Miranda também em Mato Grosso do Sul.
É a junção dos sobrenomes Mira + Anda
Existem os sobrenomes Anda/Ando e Mira/Miro, porque alguns pais colocavam na forma feminina e masculina, exclusivamente na forma feminina para a mulher e masculina para o homem, ou oposta correspondente ao sexo oposto.
Encontramos também Mirapalheta, Miramar, Miralagos, Mirande, Mirandola.
Oliva/Olivo
Uva/Uvo
Abadia/Abadio
É minha dedução. Se alguém não concordar, fique à vontade e dê sua opinião, pois quero aprender mais.

O TREM DA HISTÓRIA OU A HISTÓRIA DO TREM

O trem da história
Possui vários vagões
O de derrotas e de vitórias
O de crises e de glórias
O de santos e de algozes
O de silêncio e o de vozes
O de eternidade e o de momentos
Ele é o arquivo
Oculto e notório
Feito de verdade
E de falatórios
De acordo com a necessidade
Assume seus assentos
Cada povo na sua classe
Os de primeira realizam
Os de segunda colaboram
Os de terceira assistem
Cheios ou vazios
É preciso andar na linha
Senão o trem mata
Não vamos perder o trem
Ele vai fazer outra viagem
Serão outros passageiros
E assim por anos inteiros
O trem vai por vários lugares
Levando ricos, pobres,
Anônimos, famosos
Simples, orgulhosos, vulgares
Lá vai a minha história
Outros viverão o que passei
E eu passarei de novo
Ao contrário do rio, onde não se
Banha duas vezes na mesma correnteza
As águas levarão minha tristeza
Melhorarão minha beleza
Enquanto a história se repete
Por isso aproveite sua viagem
Faça-a cada dia mais interessante
Não me inveje
O trem está passando
Não se acomode olhando
Deus vai conosco, orientando
E ele cumpre o que promete

Samara Gadelha de Miranda, 21 de agosto de 2013.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

SOBRENOME CAVALCANTE

Descende do norte da Itália.
Escrito nas formas: Cavalcante, Cavalcanti, Cavalcanty.
Derivado dos sobrenomes Cavaliere, Cavalieri.
Está ligado à cavalgada; aquele que cavalga.
É a maior família brasileira.
Em Assu/RN temos a presença desse sobrenome, porque vindo nossa família de São Paulo, como contam nossos parentes, minha avó materna, Luiza Cavalcante de Miranda e seus irmãos, nasceram na fazenda Baviera (que deu origem ao distrito do mesmo nome), e existe também a localidade Veneza. 
Baviera e Veneza foram, portanto, denominações copiadas de cidades europeias por pessoas que guardaram com carinho as suas origens. Lembrando que a Baviera fica na Alemanha e Veneza na Itália.


SOBRENOME GADELHA

É um sobrenome antigo, que aparece entre portugueses e espanhóis. Vem de Guedelha, que significa cabelo desgrenhado, emaranhado, despenteado, desarrumado, revolto; quem tem muito cabelo. 

Eu que possuo este sobrenome, ratifico tais definições que encontrei ao pesquisar, pois eu gosto mesmo é do cabelo à vontade, com os cachos naturais. Entre os judeus já se usava o termo Guedalla, Guedalia, Gedaliah para se referir ao cabelo encaracolado.

Sei também que se trata de uma família tradicional da cidade de Sousa, no estado da Paraíba. E por sinal, é uma família bastante envolvida na política.

Ele é escrito nas formas Gadelha, Gadêlha.

Acrescentei mais informações ao que eu sabia, lendo o site da professora Umbelina Gadelha. www.umbelinagadelha.blogspot.com.br



19 DE AGOSTO - DIA DO HISTORIADOR



Ontem, 19 de agosto, foi comemorado o dia do historiador, mas como todo dia é dia de se fazer história, aqui faço homenagem aos historiadores de perto e de longe, principalmente, a quem escreve com o prazer de deixar registrado para a posteridade a título de informação, de advertência para que não se cometam os mesmos erros.

Eu faço parte dessa família; conto a história através dos sobrenomes.

Complementando minha fala, destaco um poema de Ulisses Tavares. (In: TAVARES, Ulisses. Viva a Poesia viva. 5ed. São Paulo: Saraiva, 2002. p.66)

HISTÓRIA

quem ganhou a guerra
virou estátua.
quem perdeu,
virou cocô de passarinho
na estátua.

cuidado com a história
que te contam,
pare para pensar:
estátua não voa,
olhe o passarinho.

REFLEXÃO - A PREGUIÇA




A preguiça é uma das armas que o inimigo de Deus e dos homens usa.
Ela não constrói nada.
Enquanto "você fica a ver navios", outros saem na frente.
Depois não venha lamentar porque não colheu frutos.
Faça a sua parte.
Comece lendo estes versículos:
“6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; 7 Não tendo ela chefe, nem superintendente, nem governador, 8 no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa. 9 Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? 10 Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar os braços em repouso.11 Assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado”. Provérbios 6: 6 a 11)
Admire um formigueiro e entenderá este conselho.
Saia de casa animado.
Junte-se a outros.
Procure realizar alguma coisa.
Ocupe seu tempo.
Bom dia.





segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ALEITAMENTO MATERNO - GARANTIA DE VIDA SAUDÁVEL



Mãe, o leite que sai de você é muito importante para o desenvolvimento do seu filho. 

Através da amamentação você passa os nutrientes que garantem a saúde do seu bebê, e o mais importante, transmite carinho. Não deixe de amamentar, porque se preocupa com a estética. Veja este exemplo: depois de muitas mamadas, ela continua gata. Linda! 

Faça com que a primeira mamada seja a primeira vacina do seu filho, e ele agradecerá futuramente.


VÍDEO DE GUAMARÉ NO RN CIDADES


domingo, 18 de agosto de 2013

SOBRENOME PENHA




Penha significa grande pedra, rocha. Daí é que se deriva a palavra penhasco, que é um rochedo.
É escrito nas formas Penha, Peña, Pena, Penna.
Originário de Portugal e Espanha.
A imagem acima é do bairro da Penha, localizado no Rio de Janeiro.
No Brasil, na presidência da República, tivemos Afonso Pena.
No Rio Grande do Norte temos uma família bem conhecida, que é a do Monsenhor João Penha Filho.
E assim, demais famílias ilustres.


VACINA CONTRA A DENGUE














Que boa notícia! 

Foi divulgado sexta-feira, dia 13/08/13, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA liberou a aplicação da vacina contra a Dengue em seres humanos, realizando o teste em 300 voluntários.

A pesquisa teve início em 2006, pelo Instituto Butantan (Instituição Pública do Estado de São Paulo) em parceria com um laboratório dos Estados Unidos, e promete proteger com uma mínima margem de erro contra os quatro tipos de dengue.

Se tudo suceder bem, a vacina poderá ser distribuída entre a população e ser exportada.

A fase experimental está limitada a São e a Ribeirão Preto, interior paulista, devido o alto índice de casos da doença.

Todo cuidado é  pouco com o mosquito, porque sendo o vetor da Dengue, nunca se sabe qual deles está contaminado. Por isso, população, seu papel é de máxima importância. 

Eu já tive dengue e sei a expectativa que causa, de saber se é hemorrágica ou não. Não quero passar por isso, novamente, e nem desejo a outra pessoa. 

Vale salientar que a doença é antiga, já atravessou várias gerações e países, daí cabe a nós a prevenção. Portanto, observe a água e o lixo que estão ao seu redor. Se depender de você, limpe; se depender de outro, denuncie. Não fique parado, pois o mosquito é mais rápido.



sábado, 17 de agosto de 2013

REFLEXÃO - VIVENDO O EVANGELHO



Li um texto que me incentivou a praticar mais o evangelho, afinal, foi uma ordem dada por Jesus Cristo - ide e pregai - e Ele ressaltou que não basta semear, é preciso vivê-lo.Vamos seguir Seu exemplo e melhorar nosso testemunho de vida. 

É a seguinte ilustração, vejamos:

Vinham por uma rua um pregador e um fabricante de sabão:
Bem, meu amigo...- começou o fabricante de sabão - o Evangelho que o Senhor prega não parece haver realizado grandes benefícios, porque ainda existem muitos pecados e pecadores no mundo.
Após refletir por uns momentos, o pregador apontou para um grupo de crianças sujas que brincavam na lama, e disse:
_ O sabão não tem trazido muitos benefícios ao mundo, visto que ainda existe muita sujeira e muita gente suja...
 O fabricante de sabão respondeu rapidamente:
_ O sabão é muito bom, mas precisa ser usado!
Exatamente! - respondeu o pregador - O mesmo acontece com o Evangelho: ele tem que ser aplicado à vida.

______________________
Fonte: Provérbios - pequenas meditações que vão enriquecer seu dia-a-dia. Conselho Nova Vida. Citado pela Pastora Nilse Maria Costa Camillo Rehm.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

HOMENAGEM A GUAMARÉ - 408 ANOS DE COLONIZAÇÃO - TUDO COMEÇOU COM O MAR



Foto tirada por Tanavides da Silva Antonio, meu esposo, na Plataforma PAG 2 (Guamaré/RN, 07/08/13).

POEMA MAR PORTUGUÊS (FERNANDO PESSOA)

"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu"


Foto tirada por Tanavides da Silva Antonio, meu esposo, na Plataforma PAG 2 (Guamaré/RN, 07/08/13).

POEMA VIA LÁCTEA (OLAVO BILAC)




"Ora, direis ouvir estrelas! Certo 
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muitas vezes desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto

A Via-Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido

Tem o que dizem quando estão contigo? "

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
capaz de ouvir e de entender estrelas”.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

7º SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA: DESAFIOS E CRIATIVIDADE

O Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN está com inscrições abertas para o 7º Seminário Educação e Leitura-SEL com a temática - Desafios e Criatividade - que ocorrerá no período de 11 a 14 de novembro de 2013, em Natal, no Praiamar Hotel-Ponta Negra.

Saiba mais, acesse o site da UFRN ou o link: 
www.seminarioeducacaoeleitura.com.br

SOBRENOME PEIXOTO


Significa peixe pequeno.
Foi usado pela primeira vez em Portugal.
No Brasil algumas pessoas quando se referem a algo pequeno no sentido depreciativo, irônico, chamam de pixoto ou pixototinho.
Existem também os sobrenomes PEIXE e PEIXINHO.

Fonte::  MIRANDA, Samara Gadelha de. ÍNDICE ONOMÁSTICO - O QUE HÁ POR TRÁS DOS SOBRENOMES? p. 126.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

AMIGO NÃO TEM PREÇO

                                       


Muita gente vive numa corrida desenfreada para ganhar na Mega Sena, na Quina ou em outros jogos. Há quem participa de reality show e se expõe, esquecendo os princípios, os valores sociais, e arrisca tudo por 1(um) milhão de reais, mas eu prefiro ter amigos, poucos ou muitos; o importante é que sejam sinceros e não brinquem com meus sentimentos.

Onde vou, conheço muita gente, isso é que é lindo! Como diz a bíblia: “melhor é o bom nome e a boa fama do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro”.  Provérbios 22:1

Por que eu teria que me preocupar em acumular riqueza?  Quando eu morrer, não levarei nada na bagagem. Deixarei pessoas, fotos, roupa, calçados, livros, presentes...

Ter amigos é diferente, quando eu não mais existir, eles poderão se lembrar de momentos que passamos juntos, em casa, no trabalho, na igreja, no lazer, na rua, em qualquer fase da vida, pois ninguém tem o direito de apagar a emoção das experiências adquiridas.

Se meu amigo chora, eu também. Se meu amigo está bem, fico feliz por ele. Isso é amizade para toda a vida; não há distância nem morte que separe.

Deus tem sido maravilhoso comigo. Sou abençoada pela quantidade de amigos que a vida me tem presenteado. Não me iludo com palavras, viajo pela essência do ser humano e sei fazer a diferença de quem é verdadeiramente amigo.

Agora, plagiando Roberto Carlos: "eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar".

Minha amizade não tem preço. Quanto vale a sua amizade?

ORAÇÃO AO AMANHECER



Bom dia, Deus.
Obrigada pela madrugada
e pelos cuidados seus
Porque vejo a ninhada
dos bichinhos meus,
ouço o trinar da passarada,
vejo milagres em quem creu,
também beleza na mamada,
enquanto outros tiveram Zeus
Se enxergo o amanhecer
Se eu posso respirar
é porque estou viva
Vou sair para passear
e depois vem a lida
Feras vou enfrentar,
mas o Senhor é maior
que a terra e os céus
Então, ajude-me a lutar,
os problemas empurrar,
a vida festejar,
no mar ou na serra.
A paz quero encontrar
e ao meu próximo levar
É assim que esta oração
encerra.

Samara Gadelha de Miranda, 14/08/13.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SOBRENOME PATACA



A MOEDA PATACA fez parte da economia brasileira e também de outros lugares internacionais, por exemplo: do México, do Timor Português e da  República popular da China.

Está presente na história do Brasil desde o século XVI. Era de prata. Foi chamada de réis-pataca e foi substituída pelo réis-cruzado.

A que circulou no Brasil veio inicialmente de Portugal, mas a partir de 1821 passou a ser cunhada em nosso país, pois a Casa da Moeda do Rio de Janeiro foi estabelecida após a vinda da família real portuguesa para o Brasil, que se deu em 1808. Tal moeda esteve em vigor até 1934.

Na década de 70 era comum ouvir a expressão meia-pataca para designar uma coisa desprezível (porque o valor da moeda era de 320 réis, e o da meia-pataca, 160). Significava, portanto, que quem não tinha meia-pataca não valia nada. É um termo que está em desuso na geração de hoje, mas é bom saber de sua existência e de que se trata também de um SOBRENOME.

Este comentário resume a importância desse dinheiro que ainda hoje é adotado na China. 

Fontes: Minha formação em História;
            História oral (contato com pessoas da minha família);
            Pesquisa no Google.

domingo, 11 de agosto de 2013

FELIZ DIA DOS PAIS!





Meu pai é Luiz Gonzaga de Miranda, médico em João Câmara desde a década de 70. Eu o vejo com frequência. A voz embarga de emoção em pensar e falar sobre ele e sobre o meu avô paterno. Foi com eles que mais convivi, pois o meu avô materno, Brasilino Gadelha (saudades!), eu via esporadicamente, mas também tenho boas recordações, e admiro.

O meu avô paterno foi quem inicialmente me criou, educou, amparou, a partir dos meus 20 dias de nascida até os 13 anos, quando Deus para si o chamou. 

Amo meu pai do mesmo jeito. E é um sentimento mesclado de pai e irmão. É muito interessante; parece até que é meu irmão mais velho. A diferença é que só posso abraçar, cheirar e beijar meu pai, pois meu avô está longe...agora vivo de recordações.

Com eles aprendi tudo de bom que serviu para eu projetar meu futuro, que hoje já é presente, e servirá até o fim da minha vida. Sinto-me privilegiada.

Hoje sou mãe, mas me sinto ainda criança de colo, pois faço questão de lembrar seus conselhos. Ele dizia: “quem come dos meus pirões aguenta meus esticões”. Com sabedoria dos céus, sendo temente a Deus, soube encaminhar seus filhos na vida. Valeu à pena obedecê-lo e ouvi-lo.

O senhor Manoel Lucas de Miranda virou nome de hospital e de rua, mas será sempre papai Manoel, o curioso, o parteiro, o autodidata que soube administrar a missão que Deus lhe confiou, sem fazer diferença entre ricos e pobres, e assim, foi referência para os filhos médicos, que também exercem sua profissão com muito amor, gosto, carinho e dedicação.

Agradeço a Deus por ter Luiz Gonzaga de Miranda e Manoel Lucas de Miranda presentes na minha história. Eles me encantam com suas experiências, e o lema deles é: “honra a família!”. Vocês são inesquecíveis. 

Aproveito para lembrar que eles tiveram muitas emoções nos partos que realizaram. Quantas crianças vieram ao mundo através das mãos deles!

Mando um abraço de reconhecimento pelo exemplo de pai, também para o meu esposo (quem não sabe o nome, é Tanavides), irmãos, cunhados, primos, e para meus tios. Deus abençoe a todos. Sou feliz por vocês existirem. 

Outro abraço para vocês pais, meus amigos no facebook, que estão lendo esta mensagem.



sábado, 10 de agosto de 2013

SOBRENOME NICOT - CURIOSIDADE SOBRE A NICOTINA




O tabaco é uma planta cujas folhas são extraídas e passadas por um processo até se transformarem em fumo. Seu nome científico é Nicotiana tabacum. E foi atribuído em homenagem ao diplomata francês Jean Nicot que, em 1560, transportou algumas folhas de modo ilegal, de Portugal para Paris.

Daí veio o termo nicotina, que tem sido a desgraça de tantas vidas, de milhões que partiram de forma dramática, até jovens ainda, devido ao consumo excessivo desse produto. Outros estão também nos leitos dos hospitais ou em casa, com os dias contados, por terem fumado cachimbo, charuto, cigarro de palha, e inalado o rapé...

Você localiza o sobrenome NICOT no livro ÍNDICE ONOMÁSTICO - O QUE HÁ POR TRÁS DOS SOBRENOMES?, de minha autoria, na página 119.  


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

REFLEXÃO - LEI DE MURPHY

Você já deve ter ouvido falar na Lei de Murphy. Recebeu esta denominação devido a um contratempo, a algo que deu errado em uma experiência feita por um engenheiro norte-americano Edward Murphy, dando um resultado inesperado, quebrando a expectativa quando tudo parecia favorável. Então, a partir daí, quando dá tudo errado na hora que a pessoa mais espera que seja perfeito, associa-se ao ocorrido e se explica dizendo que é a Lei de Murphy - a Lei da Probabilidade - onde o que tem de dar errado, dará, mesmo que não se encontre motivo para tal.

Vejamos algumas situações:
Quando se espera o leite subir ao ser colocado para ferver, e ele demora, então, quando damos as costas o leite derrama;
Quando se tem um machucado no dedo do pé, tipo unha encravada, e vem uma pessoa e pisa;
Quando se espera um ônibus do nosso bairro e ele demora a passar, mas quando se espera de outro bairro o nosso fica passando várias vezes;
Quando se procura algo que está perdido e não se encontra; só vamos achar quando estivermos procurando outra coisa;
Quando levamos uma sombrinha na bolsa, aí não chove; se deixarmos em casa, vem um temporal;
Quando se quer falar com alguém pelo telefone, este se encontra sempre ocupado, porém se fizermos uma ligação errada, tem sempre alguém para atender.

Eu já passei por isso, e com você foi diferente? Não se trata de pessimismo, mas mediante tal situação é sempre bom pensarmos no plano "B", ficarmos prevenidos, porque o "A" pode falhar. Não devemos desistir, ainda que venhamos a precisar das demais letras do alfabeto. 




APOCALIPSE



"Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá". Apoc 1:7

Você, leitor, pode me achar alienada por estar me prendendo à Bíblia, por ser um livro antigo, mas eu lhe digo que ela está cada vez mais atualizada, e o Apocalipse é uma revelação para os nossos dias. Deus não quis nos assustar, e sim, preparar-nos para o tempo do fim, pois “Ele não fará coisa alguma sem primeiro revelar seu segredo aos seus servos, os profetas”. Amós 3:7

Eu também tinha medo de dar ouvidos às revelações escatológicas contidas nesse livro, porém, hoje me sinto mais segura, porque Deus nos desperta para a preparação de uma nova vida, após encerrarmos a caminhada na terra, espaço tido como lugar de expiação, de sofrimento pelas consequências do pecado.

Falar de Apocalipse não é só tristeza. Trata-se de um livro com linguagem figurada que precisa ser associada a épocas anteriores para uma melhor compreensão. 

Aconselho que abram este livro com oração, pedindo sabedoria a Deus. “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.  Apoc  1:3

Desde criança conheço a mensagem, mas há 25 anos tomei a decisão de me dedicar a pregar o evangelho, e foi o Apocalipse que me advertiu para não me prender tanto no que é terreno, mas pensar também na glória futura, quando teremos a eternidade para tirarmos as dúvidas com Deus de tudo que vivemos aqui.