sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FEIRA DO EMPREENDEDOR SEBRAE RN 2014

   


Acesse este link http://www.rn.sebrae.com.br/feiradoempreendedor e saiba mais sobre a Feira do Empreendedor que será promovida pelo SEBRAE RN, no período de 12 a 15 de novembro de 2014, das 12h às 16h. Local: Arena das Dunas, em Natal-RN. 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

2ª CONFERÊNCIA LIVRE DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Núcleo de Assistência a Crianças e Adolescentes-NUCA do município de Guamaré realizou uma programação na manhã de hoje, dia 30 de outubro de 2014, na Quadra de Esportes da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira.

Foi mais uma ação da caminhada em busca do Selo UNICEF.







Na ocasião houve uma peça a qual demonstraram como se dá o atendimento do SUS ao socorrer um adolescente acidentado, para que seja denunciado se houver qualquer falta de cumprimento ao que está na lei que protege as crianças e adolescentes.





Crianças de várias escolas do município também se apresentaram dando o seguinte recado: toda criança tem direito ao nome, à educação, à segurança, ao lazer, a brincar, ao alimento, entre tantos outros fatores; enfatizando o acompanhamento da família.



























segunda-feira, 27 de outubro de 2014

BRASILEIROS JÁ DECIDIRAM O DESTINO DO PAÍS POR MAIS 4 ANOS


Hoje, dia 26 de outubro, eleitores de alguns estados brasileiros enfrentaram as urnas no segundo turno na escolha do governador, e o país inteiro também esteve na expectativa de quem seria eleito presidente da República, obtendo o resultado da reeleição de Dilma Roussef.

Parabéns para quem votou nos candidatos que concorreram a Presidente e governadores! Parabéns para quem votou nos que não chegaram lá! Valeu a experiência de concorrerem e a lição de democracia. Passou o período de Copa e de campanha política, vamos voltar à realidade brasileira! 

O que admiro no nosso povo é o fato da tristeza ser passageira. A prova disso é que logo mais chegará o Natal e Papai Noel vai bater em nossa porta, pois o final de ano está chegando e renova-se a esperança de que o que não deu certo em 2014 dará em 2015, tanto para quem se considera ganhador como para o perdedor, afinal, somos todos filhos de Deus. 





sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PALAVRAS ARCAICAS

Eita! Chegou a hora de postar palavras arcaicas. Você certamente já ouviu falar nas seguintes expressões: são coisas do arco da velha; do tempo da carochinha. Etimologicamente, arco da velha pode significar "baú da anciã" e carochinha vem de carocha, que em Portugal significa "velha". Quando nós falamos sobre o passado dizemos que fomos buscar no fundo do baú, portanto, essa analogia que se faz com a palavra baú tem fundamento.

A faixa etária de alunos que estou trabalhando a maioria está entre 12 e 20 anos, então algumas palavras não fazem parte do repertório deles. Eu conheço muitas, são bem familiares porque meu pai-avô faleceu em 1979 com 84 anos, e eu convivi 13 anos com ele. Pense aí, ele nasceu em 1895. Aprendi muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!

Lembro agora destas: farnizim, fricote, fulustreco, engodo, gastura, esmilinguido, esgulepado, timote, papagaiada, cafundó, oitão, quinhão, barrica, tirrina, urupema, quinquilharia, guenzo, desengonçado, buginganga, milonga, quengo, presepada, presepeiro, esfarrapado, grangazá, estalecido, chaboque, chaboqueiro, carranca, aperriado, boçar, arrudeio, labrojeiro, caninga, caningado, arengueiro, biongo, bulhufas, sirigaita, benquista, munganga, espalhafatoso, beradeiro, abilolado, abiscoitado, renitente, veneta, estrupício, entojo, amojada, apojada, arisca, infarento, empachado, gasguita, adágio, quebranto, esbaforida, ranzinza, fuá, serventia, molenga, lenga-lenga, melenga, engembrado, merreca, cumbuca, molambo, espatifado, franzino, chechelento, achinchelando, parelha e espevitada, .

A riqueza dessa diversidade é porque algumas são de origem indígena, portuguesa, africana e podem ser arcaicas para a juventude brasileira, mas precisamos ensinar aos alunos, resgatar, porque elas têm muitas histórias a contar. Serviram ao povo durante anos.

Os alunos acham engraçado, estranham, isso é normal. É igual a minha mãe-avó com 100 anos querendo entender as palavras: web, tablet, windows, word, notebook... se não fazem parte da sua rotina, e ainda por cima, em inglês.


terça-feira, 21 de outubro de 2014

REFLEXÃO: CHUVA TEMPORÃ E CHUVA SERÔDIA

                                           (Imagem compartilhada do Google)

Aprendi que a chuva temporã corresponde à primeira chuva, aquela que prepara o fruto. E a chuva serôdia é justamente a última chuva, a da colheita.

Vejamos como exemplo o caju. Nós passamos próximo aos cajueiros e vemos o broto ali prontinho esperando a hora de se desenvolver e mudar a cor para ser colhido. Aí chega o grande dia apanhá-los e degustá-los. Em ambas as fases é preciso muita paciência.

Assim é a vinda de Jesus Cristo: sinais antecedem o grande dia, mas as pessoas parecem não perceber ou não querem crer, achando que este mundo está muito bom, mas não está. Bom porque a tecnologia nos surpreende a cada dia? Bom porque alguns tem mais que outros? 

Há um texto bíblico que diz: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e Ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." Oséias 6:3

O engraçado é que muitas pessoas preferem gastar dinheiro para saber o destino através das cartas, e desprezam a Bíblia, mas nesta é que estão as respostas para suas indagações.

Encontramos em outro texto bíblico assim: "O que prevalece na terra é perjurar, mentir, matar, furtar, adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios. Por isso, a terra está de luto, e tudo que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem." Oséias 4: 2 e 3

Não desanime pensando que Deus está tardando, pois Ele nunca falhou em suas promessas, ainda que pareçam demoradas ao se cumprirem.

Vamos pensar em dias melhores para esse mundo sem esquecermos que o melhor está por vir na eternidade. Aproveitemos aqui, mas não esqueçamos o alvo de vida eterna.

Você pode levar uma vida normal, trabalhar, casar, ter filhos, estudar, fazer compras, viajar, mas dê espaço para Deus habitar em sua vida; fique de olho nos sinais que Ele deixou, principalmente, na natureza.

Também está escrito: "Certamente o senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas." Amós 3:7

Como anunciante do evangelho, preciso lhe encorajar, dizendo: Muitos perecem por falta de conhecimento da palavra de Deus. Deus vê sua fé, sua luta e impaciência. Portanto, faça um trabalho missionário, engrosse as fileiras do Exército de Deus distribuindo folhetos, bíblias e evangelizando. 

Você está desanimado(a)? Levante a cabeça, seja firme, ore, leia a Bíblia e convide amigos para compartilharem esta mensagem! Pense nos frutos que colheremos na eternidade!

                                           (Imagem compartilhada do Google)

Vamos divulgar o evangelho, hoje, agora! O amanhã pertence a Deus.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

domingo, 19 de outubro de 2014

MUNDO GRANDE (CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)

Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso frequento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos.

Sim, meu coração é muito pequeno.
Só agora vejo que nele não cabem os homens.
Os homens estão cá fora, estão na rua.
A rua é enorme. Maior, muito maior do que eu esperava.
Mas também a rua não cabe todos os homens.
A rua é menor que o mundo.
O mundo é grande.

Tu sabes como é grande o mundo.
Conheces os navios que levam petróleo e livros, carne e algodão.
Viste as diferentes cores dos homens,
as diferentes dores dos homens,
sabes como é difícil sofrer tudo isso, amontoar tudo isso
num só peito de homem... sem que ele estale.

Fecha os olhos e esquece.
Escuta a água nos vidros,
tão calma, não anuncia nada.
Entretanto escorre nas mãos,
tão calma! Vai inundando tudo...
Renascerão as cidades submersas?
Os homens submersos - voltarão?
Meu coração não sabe.

Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
Só agora descubro
como é triste ignorar certas coisas.
(Na solidão de indivíduo
desaprendi a linguagem
com que homens se comunicam.)

Outrora escutei os anjos,
as sonatas, os poemas, as confissões patéticas.
Nunca escutei voz de gente.
Em verdade sou muito pobre.
Outrora viajei países imaginários, fáceis de habitar,
ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e convocando ao suicídio.

Meus amigos foram às ilhas.
Ilhas perdem o homem.
Entretanto alguns se salvaram e
trouxeram a notícia
de que o mundo, o grande mundo está crescendo todos os dias,
entre o fogo e o amor.

Então, meu coração também pode crescer.
Entre o amor e o fogo,
entre a vida e o fogo,
meu coração cresce dez metros e explode.
- Ó vida futura! Nós te criaremos.

ANDRADE, Carlos Drummond de. In: Poesia e prosa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1988. p. 73.

http://letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/460650/ Acesso em 19/10/2014, às 12:47

sábado, 18 de outubro de 2014

RÁDIO POESIA: FLIN: A LITERATURA NO PARQUE

RÁDIO POESIA: FLIN: A LITERATURA NO PARQUE: Flin terá programação em vários espaços do Parque da Cidade. Entre os nomes confirmados, Mautner, Ronaldo Correia e Francisco Alvim vão e...

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

VELHAS ÁRVORES (OLAVO BILAC)

(Foto feita por Tanavides da Silva Antonio, meu esposo. 
Manguezal de Diogo Lopes sendo tomado pelas dunas)


Velhas Árvores (Olavo Bilac)


Olha estas velhas árvores, mais belas 
Do que as árvores novas, mais amigas: 
Tanto mais belas quanto mais antigas, 
Vencedoras da idade e das procelas... 

O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas 
Vivem, livres de fomes e fadigas; 
E em seus galhos abrigam-se as cantigas 
E os amores das aves tagarelas. 

Não choremos, amigo, a mocidade! 
Envelheçamos rindo! envelheçamos 
Como as árvores fortes envelhecem: 

Na glória da alegria e da bondade, 
Agasalhando os pássaros nos ramos, 
Dando sombra e consolo aos que padecem! 

Olavo Bilac, in "Poesias".

SOBRENOME TOMÉ, THOMÉ

Vem do hebraico; significa gêmeo. (Fonte: LOPES, Evandro de Souza Lopes. Os nomes bíblicos e seus significados. 17. ed. São Paulo: CPAD, 2010. p. 135)

Daí, deve ter vindo a expressão popular: Deu certinho, Tomé e Bebé. Ou: Casou Tomé com Bebé. (Fonte: Samara Gadelha de Miranda)

Encontrei outros sobrenomes com radical semelhante; vejamos:
Tomei, Thomeo, Tomás, Tomasi, Tomaso,Tomasso, Tomaz, Tomazi, Tomazini, Tomazzoni, Tomazoni, Thom, Thomson

Gostaria de saber se em inglês, espanhol e italiano tais sobrenomes acima vêm do mesmo radical.

SOBRENOMES ATANÁSIO, ATANAZIO, ATHANAZIO, ATHANAZIOS

O sobrenome Athanazio vem do grego; significa imortal. (Fonte: LOPES, Evandro de Souza Lopes. Os nomes bíblicos e seus significados. 17. ed. São Paulo: CPAD, 2010. p. 150)

Do radical desta palavra origina-se o termo eutanásia, que quer dizer morte lenta, tranquila, sem sofrimento. (Samara Gadelha de Miranda) 

Conheci uma família no Rio Grande do Norte, mais especificamente em João Câmara, com esse sobrenome. (Idem)

SOBRENOMES FORMADOS A PARTIR DE VAL

Val + Adão = Valadão
Val + Verde = Valverde
Val + Andro = Valandro
Val + Cácio = Valcácio
Val + Divino = Valdivino
Val + Busa = Valbusa          Existe também o sobrenome Buso
Val + de + Mar = Valdemar ou Waldemar
Val + Fredo = Valfredo        Existe também Walfrido


Encontrei como nomes próprios: Valdemberg, Valdiva, Valdick e Valdênio.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

LEMA DA TROPA

_ Na guerra, o general estimula seus soldados antes da grande batalha:
_ Não esqueçam, ao avistar o inimigo, pensem logo no lema de nossa tropa: "Ou mato ou morro."
Dito e feito. Quando encontraram os inimigos, metade do batalhão correu para o mato, e o restante para o morro.

ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica - Brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001. 


15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR

Como professora, venho falar da minha insatisfação nos últimos anos, de ocupar uma missão tão difícil, espinhosa, a de sofressora, pois quero aqui levantar o seguinte questionamento: que valor nós temos para determinados alunos? Aqueles alunos que quando o professor chega já vão dizendo: _ Professora, não escreva nada, só dê uma aula, termine cedo. E não copiam, tiram foto da lousa. Dos que dizem: _ Em casa em olho na internet. Nem querem saber de livro didático, quanto mais paradidático.

Antigamente, o professor era um profissional valorizado. Somos formadores de opinião, multiplicadores do conhecimento, mas sinto que o professor de disciplinas específicas está se tornando raro. Os professores optam por ser pedagogos, psicopedagogos e não querem mais estar em contato direto com uma turma cheia, e assim, uns se sacrificam no lugar de outros. Se sobrecarregam, e o lucro de tudo isso é fenda nas cordas vocais, estresse, bate-boca com aluno que gosta de falar palavrão. 

Nós queremos além de melhor salário, o respeito. O verdadeiro troféu para mim é quando vejo os alunos bem-sucedidos na vida tanto no lado profissional quanto pessoal. 

Amo minha profissão, mas vejo colegas professores dizendo que pretendem mudar para o serviço burocrático. É lamentável que os professores desistam da caminhada! É lamentável que a Educação perca alguns!

O tempo passa, nós professores levaremos na memória muitas histórias, enquanto alguns alunos esquecerão até o nosso nome. Nós teremos sempre o que lembrar deles, pois não temos como esquecer cada um, o apelido, a voz, o abraço, a reclamação, o sorriso. Serão verdejantes por muitos anos, e nós, talvez já tenhamos partido, enrugado nossa face. Seremos invisíveis.

Neste dia especial para nós educadores, venho entregar minhas salas de aula, meus colegas de trabalho e alunos a Deus. E vamos caminhando! Precisamos de tranquilidade, de controle emocional, de domínio próprio, à medida que aprendemos com os ensinamentos do grande mestre Jesus Cristo. 

Um beijo no coração de quem é realmente PROFESSOR! Parabéns!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ponto.Crítico: INSCRIÇÕES PARA EXAME DE SELEÇÃO DO IFRN TERMINAM ...

Ponto.Crítico: INSCRIÇÕES PARA EXAME DE SELEÇÃO DO IFRN TERMINAM ...: Do portal do IFRN As inscrições do Exame de Seleção 2015 podem ser realizadas até às 23h59 do dia 16 de outubro. O candidato deve ac...

RECEITUÁRIO SÓRDIDO (POEMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)

CALMA.
É preciso ter calma no Brasil
calmina
calmarian
calmogen
calmovita.

Que negócio é esse de ansiedade?
Não quero ver ninguém ansioso.
O cordão dos ansiosos enfrentemos:
ansipan!
ansiotex!
ansiex ansiax ansiolax
ansiopax, amigos!


ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. 5. ed. Rio de Janeiro: nova Aguilar, 1979. p.727. In MAIA, João Domingues. Português: volume único: livro do professor. 2. ed. São Paulo: Ática, 2005. p.151.

domingo, 12 de outubro de 2014

10ª FESTA DE REENCONTRO DOS MORADORES DO CONJUNTO BOA VISTA - NATAL/RN - 44 ANOS DE AMIZADE

Parabéns aos organizadores dessa linda festa! Cada ano vem sendo melhor e mais atrativa. 

Como é bom rever as famílias do Conjunto Boa Vista! 

O mais gostoso de tudo isso é ver que os amigos são a continuação da amizade dos pais, porque inicialmente os moradores eram os militares da Marinha e durante anos e anos moravam as mesmas famílias. De um tempo para cá é que vemos novos moradores, então, são muitas as emoções que se cruzam com experiências vividas em grupo!