sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O JOGO DO CONTENTE

Não tem suco, mas tem água.
Não tem sapato, mas tem pé.
Não tem casa, mas tem barraco.
Não tem almoço em casa, mas tem merenda na escola.
Não tem remédio, mas tem cura.
Não tem anel, mas tem dedo.
Não tem colar, mas tem pescoço.
Não tem dinheiro, mas tem amigos.
Não tem destino certo, mas tem caminho.
Não tem palavras, mas tem gesto.
Não foi ontem; pode ser hoje.
Não foi ele, pode ser seu.


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ponto.Crítico: I FEIRA LITERÁRIA DE GUAMARÉ, ACONTECERÁ NOS 18 E ...

Ponto.Crítico: I FEIRA LITERÁRIA DE GUAMARÉ, ACONTECERÁ NOS 18 E ...: A I FEIRA LITERÁRIA DE GUAMARÉ consiste em um projeto de divulgação da literatura e da arte popular guamareense, onde serão apresentado...

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SOBRENOME BEAN

Significa feijão em inglês. Existem os sobrenomes Bean e Feijão.

domingo, 23 de novembro de 2014

MARCHA PARA JESUS OMEG/RN: Defesa Civil libera Mapa da Trajetória da Marcha P...

MARCHA PARA JESUS OMEG/RN: Defesa Civil libera Mapa da Trajetória da Marcha P...: Defesa Civil  libera Mapa da Trajetória da  Marcha Para Jesus em  Guamaré. Diretor da Defesa civil Sr.Francisco reebe da Comiss...

5ª MARCHA PARA JESUS EM GUAMARÉ




CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014

                                                      Fonte: undime.org.br

Hoje, dia 23/11/14, será o encerramento da Conferência Nacional de Educação-CONAE, que esteve discutindo desde o dia 19, em Brasília, o Plano Nacional de Educação.

Vamos aguardar o resultado. É um assunto de interesse de todos os brasileiros e não apenas de professores e alunos.

Saibam mais através de: http://conae2014.mec.gov.br/a-conferencia

MORRE SEU LUNGA


Fonte da foto: www.google.com.br/search?q=Foto+de+Seu+Lunga


Fonte da  foto:
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/11/seu-lunga-morre-aos-87-anos-em-barbalha-no-ceara.html


Morreu na manhã de ontem, dia 22 de novembro de 2014, em torno das 9h30min, Joaquim Santos Rodrigues (mais conhecido como Seu Lunga), aos 87 anos, na cidade de Barbalha-CE. Ele vinha se tratando de câncer.

Poeta cearense, repentista, comerciante. Figura folclórica que chamava a atenção de quem dele se aproximava pelo jeito grosseiro de tratar as pessoas. 

Contam que era um homem sério, verdadeiro, autêntico, que acabava transparecendo ser mau humorado, zangado; com uma resposta sempre pronta na ponta da língua. 

Tornou-se personagem da cultura popular brasileira, porque passou a ser conhecido pelo país. 

Eu não cheguei a conhecê-lo pessoalmente, mas trabalhei em sala de aula material como livrinho de cordel e piadas, os chamados causos que faziam a partir de situações vivenciadas por ele, e que meus alunos coletaram na internet. Portanto, pensar em folclore é lembrar Seu Lunga.

O velório e o sepultamento foram previstos para ser em Juazeiro do Norte-CE, onde residia.


















Fonte da foto:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2014/11/22/interna_brasil,458787/



















Fonte da foto: http://www.portaldejuazeiro.com/

























Fonte da foto: http://www.portaldejuazeiro.com/

sábado, 22 de novembro de 2014

HOJE É DIA DE VACINAÇÃO

Fonte da foto: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/11/criancas-alergicas-leite-nao-devem-tomar-triplice-viral-alerta-ministerio.html


Pais, mães ou outros responsáveis por crianças que estão na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos, fiquem atentos! Hoje é dia de vacinação em combate à Poliomielite e a outras doenças: sarampo, caxumba e rubéola (a chamada Tríplice Viral).

 As Unidades Básicas de Saúde-UBS ficarão abertas das 8 às 17 horas.

Não esqueçam de levar a carteirinha de Vacinação.

REFLEXÃO

Uma pessoa vai passando na rua, vê um doido em cima de um poste, aí pergunta: 
_ Tá fazendo o que aí em cima desse poste? 
O maluco responde:
_Subi pra comer goiaba.
_Mas isso é um poste e não um pé de goiaba.
_As goiabas estão no meu bolso e eu como onde quiser.

(Anônimo)

Usei esta piada como reflexão, para mostrar que assim como uma pessoa com problema mental tem seus momentos de lucidez, a pessoa lúcida tem seus momentos de desequilíbrio. A mente é delicada. Não nos conhecemos totalmente, precisamos manter a calma nos momentos de desaforo. Portanto, vamos rir mais. A vida é linda, "apesar dos pesares". Fuja de discussão, espalhe alegria. Deus abençoa o perdão e a união. Faça o dia ser diferente, com muita paz.

Feliz sábado!

Samara

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


A história do negro no Brasil é uma história de luta. Povo resistente que hoje tem o que comemorar; pois, após ter passado um século de sua libertação, em 1988, com a Constituição Brasileira, os caminhos começaram a se abrir.

O tempo passou, continuava uma dívida social com os negros, que aos poucos está sendo reparada. Conquistaram as cotas nas Universidades e a Disciplina História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, dentro da temática Diversidade Cultural. Temática esta obrigatória das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluída na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 pelas alterações estabelecidas através das Leis nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e nº 11.645, de 10 de março de 2008.

Não devemos esquecer Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares. Professores, vamos recontar essa história! Foi aqui que a luta começou.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ALUNOS DO PROGRAMA DESPERTAR DO MUNICÍPIO DE GUAMARÉ ESTIVERAM VISITANDO A FEIRA DO EMPREENDEDOR, REALIZADA PELO SEBRAE-RN

Ontem, dia 13 de novembro de 2014, foi o segundo dia da Feira do Empreendedor em Natal-RN, e os alunos guamareenses da Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório aprenderam com o que viram: evento bem organizado e cheio de novidades para quem já está na área de empreendedorismo ou para quem deseja entrar no ramo dos negócios.

Na chegada a Natal, fizeram uma rápida visita à escritora Maria Jandir Candéas, que tão bem define em seus livros a história de Guamaré.

Eu estou aqui entre eles, como instrutora do curso e como professora regular da Escola, orientando-os e aproveitando a energia boa desses adolescentes, principalmente, do humorista Kaio Freitas, aluno do 1º ano do ensino médio.

Foto do Estádio Arena das Dunas, Natal-RN.



 


































































































MORRE AOS 97 ANOS O ESCRITOR MANOEL DE BARROS

Este blog divulgou um livro deste escritor na semana passada, reconhecendo a importância dele, não só pela quantidade de livros escritos, no caso, 18, mas pela riqueza de sentimentos externados. 

Mato-grossense, absorveu muito bem a beleza do pantanal e repassou-nos com muito amor. 

Membro da Academia Brasileira de Letras, Manoel de Barros fazia malabarismos com as palavras dando mais encanto a vida.

Faleceu ontem, quinta-feira, dia 13 de novembro de 2014, entrando para o registro dos Anais da Literatura.

Como disse uma neta dele, vou repetir: "Foi-se o homem, ficou o escritor... como um passarinho."







domingo, 9 de novembro de 2014

BURACOS À VISTA: PERIGO NA ESTRADA!

Concordo com a cobrança de multa quando há infrações, mas há uma necessidade urgente de consertarem a BR 406 no trecho próximo a João Câmara e Taipu, pois há bastante cratera, colocando em risco a vida dos motoristas e passageiros. O carro sai de um buraco para cair em outro. 

É uma área onde transitam carretas com combustível, indo e vindo de Guamaré. E também com peças que se destinam aos parques eólicos de Guamaré, Jandaíra, Caiçara do Norte e São Bento do Norte. 

Também se faz necessário mais atenção e fiscalização com carros velhos ou motos que circulam com faróis queimados. Já presenciei motociclista levando uma lanterna e clareando a pista, e um capacete cair do braço de um motociclista que levava um na cabeça e outro pendurado no braço, bem na nossa frente. Ele ainda retornou para apanhar. Outro dia esta cena se repetiu com outra pessoa; foi um boné que voou.

Na verdade, tais áreas ficam distantes da polícia rodoviária federal; então, fica difícil de flagrarem. Só sei que o perigo mora ao nosso lado e algo deve ser feito. 

Por isso, é importante que os recursos arrecadados com as multas sejam bem empregados, e haja uma diminuição de vítimas sequeladas com acidentes e até mesmo o número de óbitos seja reduzido e evitado.

Existem ainda os casos de carros superlotados com feirantes, e assim vai.

Aqui fica o meu apelo. Por favor, divulguem. É o mínimo que podemos fazer para alterar a chocante realidade dos acidentes. 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SUGESTÃO DE LEITURA

BARROS, Manoel de. Menino do mato. São Paulo: Leya, 2010.

Gosto muito de trabalhar textos do escritor Manoel de Barros nas turmas do Ensino Fundamental/Anos Finais (6º ao 9º ano). Eu me identifico muito com os textos desse autor. 

Ele transmite muitas emoções vividas na infância em cidade do interior. O gostoso é que em suas mãos a natureza se personifica, e eu conheço bem essa realidade.

Ele usa uma linguagem encantadora que nos convida a conhecer o cenário de rios, pássaros, plantas e mar. Viajamos através da leitura para tal ambiente que já nos é familiar, mas ele faz um jogo de palavras bem interessante onde tudo parece ser desconhecido, misterioso e inatingível. Por exemplo:
Hoje eu vi uma formiga ajoelhada na pedra! (p. 9)
Sou beato de ouvir a prosa dos rios. (p. 37)
Eu vi a manhã pousada em cima de uma pedra! (p. 45)
Eu vi um lírio vegetado em caracol! (p. 47)
A concha trazia clamores do rio. (p. 89)

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SURPRESA!!!!!!!!!!

Tácio, meu filho lindo, há uma década Deus nos presenteou com a sua vinda, e parece um século! 

Em tão pouco tempo já lhe vemos nos ensinando tantas coisas, desafiando a tecnologia, sempre se testando. Você é inquieto, mexe com um objeto e outro, e mexe também conosco.

Um ser humano simples, preocupado com o semelhante e sabe perdoar; isso tudo é maravilhoso! É um curioso; tudo quer saber, conhecer, aprender e ensinar. Mesmo que seja normal para a idade, vá com calma! Tudo tem seu ritmo para crescer e desenvolver. 

Está sempre nos surpreendendo: lendo, desenhando, pintando, escrevendo, imitando palhaço, tocando violão, fazendo malabarismo, pulando... 

A vida com você é só alegria. Deus lhe abençoe e lhe proteja do mal. 

Oramos diariamente, mas antes de você dormir ansioso para acordar e dizer que nasceu às 8h20h, sabe que foi mais um agradecimento especial a Deus pela proteção de todos esses anos, dos muitos livramentos! 

Escolhi a foto abaixo, para mostrar que você é impulsivo mesmo, gosta de altura. Portanto, desejamos que você suba bem cada degrau de sua vida contando com o apoio da família e de verdadeiros amigos. Segure na mão de Deus e vá! 

Nós lhe amamos muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito! 

Eu e seu pai estamos de parabéns por você existir. Agora, parabéns a você!



terça-feira, 4 de novembro de 2014

SOBRENOMES TERMINADOS EM BERT, BERTO

Sobrenomes terminados em bert vêm do alemão, significando nobre, brilhante, ilustre. E foram ganhando variantes por onde passaram... Inglaterra, França... Na Itália ganharam a terminação berto... Portugal herdou devido o latim.

Eis alguns exemplos:

Schubert
Albert 
Gilbert
Herbert 
Robert 
Lambert


Alberto
Gilberto
Roberto
Humberto
Eriberto
Felisberto
Dagoberto
Adalberto
Norberto

domingo, 2 de novembro de 2014

DIA DE FINADOS

Todos os dias lembramos dos nossos queridos parentes e amigos que nos deixaram por um tempo, pois as recordações aumentam a cada dia quando vemos seus objetos, quando chega a hora da refeição, de sair para o trabalho, enfim, a hora da rotina.

Somos alimentados pela saudade. Graças a Deus, ganhamos força na fé, na oração, na esperança de vida eterna.

Acredito na ressurreição, outros em reencarnação; o importante é acreditar que Jesus Cristo veio em carne e osso, sofreu como qualquer pessoa, conheceu humilhação, para nos garantir que a vida não se resume a ficar embaixo da areia, e que os humilhados serão exaltados, porque ai de nós se Ele tivesse desistido de morrer por nós. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. E a vida eterna é esta "que creiam em Ti o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste". João 17:3

Esse mundo é lindo, apesar de maltratado pelas consequências do pecado; imagine o que Deus nos reserva em suas moradas! Porém, insisto em dizer que acredito na ressurreição por Ele ter dado o exemplo. O mistério que existe no intervalo até esse dia pertence a Ele, não desanimemos! "Há tempo de chorar, mas há tempo de saltar de alegria." Eclesiastes 3:4 

Vivamos o amor que nossos entes nos legaram, e saibamos perdoar!

Fica para consolo de vocês o trecho de um hino que diz:
"Quando Deus fizer chamada para os santos seus reunir
estaremos lá perante o lindo mar
Quando o hino da vitória nós cantarmos em festim
que feliz reunião será no eterno lar!
Que prazer, que glória!
Quando Cristo, enfim, os salvos seus buscar
Que louvor, vitória!
Que feliz reunião será no eterno lar!"




ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO



Aniversário: momento de festa, de apagar velinha, de homenagear, de abraçar, de chorar de alegria, de reunir família e amigos, de receber presente, comer bolo, vestir roupa nova, fazer uma viagem...

O mais importante é ter tudo isso, estando na presença de Deus, em família. Como é bom estar vivo e poder comemorar! 

Tantos partiram antes de fechar o ciclo de mais 1 ano, então, é motivo de agradecer a Deus porque ainda deu tempo de estarmos juntos em (dias) de outubro; de telefonarmos, de orarmos juntos, em especial: minha mãe Francina Gadelha da Costa(4); amiga Iolanda Gonçalves(4); primas Mylene Guimarães Miranda(6) e Maria Goretti de Miranda(12); tia Jandir Candeas(17); primo Gessem Albuquerque Neto(21); e minha sogra Elione da Silva Antonio(27).

 Amo vocês. Desejo muita paz e saúde!

Ao meu tio José Lucas de Miranda(21) - infinitas lembranças e saudades!