segunda-feira, 30 de março de 2015

SOBRENOME LUCAS

Em latim significa "luminoso".

Variantes: Luca, Lucca, Lucci, Luciani...

Daí se derivam os nomes Luci, Lucila, Lúcio(a) Luciano(a), Luzia... Lúcifer = anjo de luz.

Lucas, personagem bíblico - Colossenses 4:14

SOBRENOME ZACARIAS

O termo Zacarias em hebraico significa "Deus lembrou". O personagem mais antigo que encontrei com esse nome foi o do texto bíblico relacionado à história do nascimento de João Batista, primo de Jesus. (Lucas 1:13-25) Zacarias era um sacerdote; o pai de João Batista. 

Variantes: Zaccarias, Zacharias, Zachary, Zakaria.



domingo, 29 de março de 2015

QUERO VOLTAR A CONFIAR! (TEXTO DE ARNALDO JABOR)

Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror…
Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores…
O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? 
Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã! 
E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!


sexta-feira, 27 de março de 2015

HOJE TEM ESPETÁCULO? TEM SIM, SENHOR!

Eu prometi a meu filho que postaria uma mensagem parabenizando os artistas circenses. Estou cumprindo o que prometi, postando uma imagem.

Aproveito a ocasião para dizer que produzam textos divertidos sem precisar ser apelativos, pois o mais importante é ser um humor inteligente e saudável o qual a família possa se reunir e assistir, produzindo mais sorrisos.

Parabéns!

quinta-feira, 26 de março de 2015

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUAMARÉ-RN ABRE INSCRIÇÃO PARA PROFESSORES

O início do letivo de 2015, no município de Guamaré-RN, está previsto para o dia 13 de abril.    
                              
Houve o atraso, porque a Secretaria Municipal de Educação estava providenciando a licitação para escolha da empresa que selecionará os contratados para preencher o quadro de professores.

O edital já foi publicado. Os interessados deverão procurar o Pólo Universidade Aberta-UAB, amanhã, dia 27 de março, para realizar a inscrição, pois reservaram apenas dois dias (hoje e amanhã) para a entrega da documentação exigida.

Vale salientar que o processo seletivo é por tempo determinado, uma vez que se aguarda a  realização do concurso público.

terça-feira, 24 de março de 2015

EPÍGRAFES

"A vida não é sobre quão duro é capaz de bater, mas sobre quão duro você é capaz de apanhar e continuar indo em frente."
                                    Rocky Balboa


"A grande coisa neste mundo não é saber onde estamos, mas para que direção estamos indo."
                                   Oliver Wendell Holmes



"E não há melhor resposta
Que o espetáculo da vida:
Vê-la desfiar seu fio,
Que também se chama vida,
Ver a fábrica que ela mesma,
Teimosamente, se fabrica,
Vê-la brotar como há pouco
Em nova vida explodida."
  
João Cabral de Melo Neto

domingo, 22 de março de 2015

ATENDENDO AO "IDE E PREGAI O EVANGELHO" - POR QUE USAR SÓ SERMÃO ENLATADO? ESTÁ NA HORA DE FAZER O SEU.












MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO


Eu sei que nem tudo é um mar de rosas, mas eu procuro ver muitas flores no meu caminho mesmo sabendo que, agora ou lá na frente, poderei encontrar alguns espinhos. 

Temos que adoçar a vida; esta tem sido amarga para muita gente, por isso, tento fazer minha parte de contribuir com alegria na minha caminhada e na de outras pessoas. Se eu puder melhorar não quero estragar. E assim vou encontrando significado para a minha existência.

Agradeço a Deus todos os dias pelo privilégio de ter vindo ao mundo e de estar cercada de pessoas maravilhosas. 

Parabéns para você que fechou hoje o ciclo de mais um ano de novas descobertas, novas amizades, novas experiências e novos planos! 



Lembre-se: da mesma forma que o girassol, você pode até se sentir perdido(a) na multidão, se machucar, dobrar, secar, murchar, morrer, mas a sua essência, que é o caráter, Deus conhece muito bem. Você pode estar se sentindo pequeno(a) e andando na contramão. Quem sabe, alguém lhe deu as costas. Ele lhe ama e quer o melhor para a sua vida.

(Fonte das fotos: https://www.google.com.br/girassóis)

SOBRENOMES ANTA, ANTAS, DANTA, DANTAS, DANTE, DANTÈS, ANTÃO, ANTÕES, D'ANTAS, D'ANTINO, ANTUNES

Continuo na minha incansável busca da origem dos sobrenomes e me encanto cada dia mais com as variantes deles, à medida que viajo no tempo e no espaço tentando compreendê-los.

A Anta é um tipo de mamífero. Temos muitos sobrenomes ligados ao reino animal.

Antas eram os túmulos antigos feitos de pedra tosca (sem ser trabalhada, do jeito que é encontrada na natureza).

Anta, Antas, D'Antas, D'Antino, Antão, Antões e Antunes encontrei em famílias portuguesas.

Há uma localidade em Portugal chamada Antões, onde acontece um tradicional festival de folclore. 

Em Guamaré temos a família Antão.

Em Pernambuco existe a cidade Vitória de Santo Antão.

Na França encontramos Dante, Dantès, Danton.


SOBRENOME GUIMARÃES

GUIMARÃES - Cidade portuguesa antiga, que se tornou patrimônio histórico devido a sua origem estar ligada à fundação de Portugal, quando em 1128 houve a Batalha de São Mamede, próximo de Guimarães, e Guimarães era considerada a capital do Condado Portucalense. 

Em 1127, Guimarães já havia sofrido um cerco, e era governado por D. Afonso VII (filho de D. Urraca).

A Batalha de São Mamede foi o momento em que o infante D. Afonso Henriques (filho de D. Henrique de Borgonha com D. Teresa)  assumiu o condado, tomando o lugar de sua mãe D. Teresa. A partir daí, D. Afonso Henriques ficou sendo considerado o fundador de Portugal. No caso, D. Urraca e D. Teresa sendo irmãs, D. Afonso VII e D. Afonso Henriques eram netos de D. Afonso VI e tinham interesse em aumentar seus domínios.

(Fonte: BARROS, Tomás de. Sumário de História de Portugal. 24ª ed. Porto: Editora Educação Nacional, 1948. 206p. p.10 a 17)

O comentário que faço em relação ao sobrenome Guimarães, é que Gui e Marães são termos franceses, e que os nobres que casaram com D. Urraca e D. Teresa descendiam da França, então pode ser esta a explicação para o nome Guimarães ter sido o nome de uma cidade portuguesa.

sexta-feira, 20 de março de 2015

A IMPORTÂNCIA DO CUPOM FISCAL


É bom colaborar com instituições filantrópicas, depositando o cupom fiscal em urna, mas vejo que muitas demoram a recolher e acredito que alguns perdem a validade, deixando de cumprir seu papel, onde, primeiramente, deveriam servir para "evitar" a sonegação de imposto por parte de alguns comerciantes e, em seguida, ser doados, dando lição de cidadania.

Ou seja, através dos cupons podemos contribuir para a construção, reforma e ampliação de ambientes que se destinam a fazer caridade, no entanto, percebo que há desperdício em várias urnas, pois já me certifiquei que nunca mais se apanhou esse material nas caixas que ficam à disposição do público em determinados locais de Natal, que é onde mais deposito. É para ajudar, vamos ajudar, porém, cada um deve fazer a sua parte. População/Empresário/Instituição/Receita Federal.

Vejo que alguns trazem a impressão tão clara que mal dá para perceber o que está registrado. Vamos trocar bobina da máquina, o toner da impressora, seja lá o que for, para deixar a informação legível, e desse modo, melhor servir a quem é de direito o lucro com esse comprovante de pagamento.

É evidente a grande quantidade de cupons fiscais; as caixas ficam abarrotadas, as pessoas têm demonstrado interesse em colaborar, mas será que estão sendo úteis? 

Na doação, espero como retorno colher sorriso, alegria, felicidade; então, se é fiscal, vamos fiscalizar!


quinta-feira, 19 de março de 2015

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO (POEMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços
não cantaremos o ódio, porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo dos grandes sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

ANDRADE, Carlos Drummond de Andrade. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002. p. 73

AMIGOS INVISÍVEIS (TEXTO DE FABRÍCIO CARPINEJAR)

Assim como há os amigos imaginários da infância, há os amigos invisíveis. Aqueles que não estão perto, mas sempre estão atentos.
Tenho amigos que nunca mais vi, que nunca mais recebi novidades, mas continuam meus amigos.
Eles me ajudaram no momento em que eu precisava e não necessitam atualizar o cadastro para que sejam lembrados.
São para toda a vida, ainda que não estejam comigo a vida inteira.
Quando me encontro com eles, a intimidade é refeita já no abraço.
É possível ficar semanas, meses, anos longe desse amigo, mas nunca perderemos a cumplicidade.
Não vou mentir "vamos combinar algo?" num esbarrão de rua. Muito menos dar desculpas esfarrapadas ao distanciamento.
Confundimos amizade com onipresença.
Amigo não é bater o cartão, mas o que resume nossa trajetória em poucas palavras.
Amigo não é o que liga diariamente, mas aquele que você pode telefonar de repente, de madrugada, sem explicar nada.
A proximidade afetiva é mais importante do que a proximidade física.
Amigo mesmo demora a ser descoberto. Sua permanência depende de seus conselhos.
Amigo mesmo é um irmão que também foi nosso pai e nossa mãe.
Amigo mesmo é tão raro quanto o amor.
Teremos um ou dois ou três em nossa longa estrada.
Amigo mesmo não é o que bebe junto, é o que permanece ao nosso lado depois da ressaca.

(Postado no Facebook em 05/04/2013)

19 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DO ARTESÃO




















É comemorado no dia de São José por ele ter sido carpinteiro; profissional também conhecido como marceneiro.

Parabenizo a todas as pessoas que têm habilidade de fazer trabalho manual, seja com argila, papel, madeira, pedra, concha, couro, vidro, plástico, palha... Remontando, decorando... é arte!

Valorizo muito o trabalho do artesão. Ele é feito com carinho, dedicação, zelo, amor, e possui um valor afetivo que não se compara ao produto industrializado, principalmente, se for presenteado pelo próprio artista. 

Eu já recebi muitos presentes, diretamente de pessoas caprichosas; também já comprei labirinto, crochê e talha. 

Vocês são demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!









REFLEXÃO compartilhada do Facebook - Revista Viva!Mais


quarta-feira, 18 de março de 2015

PROGRAMA DESPERTAR



Os alunos do ensino médio que fizeram parte do Despertar, Programa realizado em parceria com o Governo do Estado, na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório-Guamaré/RN, receberão na tarde de hoje, 18/03/2015, o certificado das oficinas realizadas na referida escola. O evento será na Câmara de Vereadores, às 15 horas, e contará com a presença de um palestrante do SEBRAE de Açu-RN.

COMEMORAÇÃO DA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA FRANCISCA FREIRE DE MIRANDA - GUAMARÉ/RN

Ontem, dia 17 de março de 2015, houve a solenidade de entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Francisca Freire, na sede do município de Guamaré-RN, onde estiveram presentes: o Prefeito Hélio Wilamy da Fonseca, a Secretária Municipal de Educação, Iracema Morais da Silveira; os Secretários municipais de cada pasta; um representante da PETROBRAS; o Presidente da Câmara, Eudes Miranda; vereadores; engenheiros; advogados; assessores da Secretaria Municipal de Educação; professores; diretores; coordenadores; alunos; guardas municipais; pastores; representantes da Defesa Civil; a banda de música de Baixa do Meio (distrito); funcionários da escola; blogueiros e membros da comunidade.

A escola foi adequada aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Educação-MEC, cumprindo metas do Plano de Ações Articuladas-PAR, a fim de oferecer um ensino de qualidade através de um ambiente em que o aluno possa se sentir mais estimulado.

Na mistura de fogos, discursos e aplausos, podíamos ver a satisfação de todos. Após o cerimonial,  deu-se a visita às instalações da escola e foi servido um lanche. 

Vejamos algumas fotos que compartilhei do blog http://guamareemdestaque.com/.



A banda de música de Baixa do Meio (distrito) tocou a melodia do hino nacional.

Geovânia Marinho (responsável pelo cerimonial)

Hélio Wilamy Miranda da Fonseca (Prefeito)



Marileide Rosendo (Diretora)

Iracema Morais da Silveira (Secretária Municipal de Educação)


Eudes Miranda (Presidente da Câmara)


Francisco de Betânia (Cordelista)






O Presidente da Câmara, Eudes Miranda, comentou que a vereadora Lisete Negreiros  estava aniversariando. A mesma faz parte do quadro de professores da referida escola; então, solicitou que a banda de música tocasse Parabéns e todos acompanharam.

                             (Vereadores: Edinor Albuquerque e Lisete Negreiros)

A senhora Iruvane Galvão Miranda, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, representou a Senhora Francisca Freire de Miranda (mais conhecida como Dona Quiqui).




Já fui professora nesta escola, nos anos letivos de 2006 a 2008, e tenho boas recordações. É maravilhoso ver que cuidam do patrimônio escolar, que é a maior herança que as famílias podem deixar para os filhos, pois nesse ambiente cuidamos dos alunos, fazemos escolarização, mas a educação deve começar em casa.








Outras fotos:
Fonte: http://guamareemdia.com/




 
(Equipe da Escola Francisca Freire)



Mais fotos: http://www.guamarenews.blogspot.com.br/












terça-feira, 17 de março de 2015

Blog Guamaré News por Alfredo Sergio: Comunicado da Escola Estadual Mons. Joaquim Honori...

Blog Guamaré News por Alfredo Sergio: Comunicado da Escola Estadual Mons. Joaquim Honori...: C o m u n i c a d o A Escola Estadual Monsenhor Jaoquim Honório, convida todos os alunos do 9° ano a participarem de uma reunião nes...

CULINÁRIA

"Cozinhar é um modo de amar os outros."
                      Mia Couto

Quero homenagear todas as pessoas que preparam delícias para saborearmos, tanto da nossa família como das lanchonetes e dos restaurantes. Que mãos abençoadas! Há variedade de cor, sabor e decoração. Que criatividade, que paciência, que arte! 

Fonte da foto: http://como-decorar.blogspot.com.br/2013/04/decoracao-de-frutas-dicas-fotos-e-ideias.html


Fonte da foto: http://como-decorar.blogspot.com.br/2013/04/decoracao-de-frutas-dicas-fotos-e-ideias.html


Fonte da foto: http://www.marisolcollazos.es/tocacomer/2012/03/27/tres-frutas-presentadas-muy-decorativas/


Já vi pratos deliciosos como estes, representando animais. Além de estimular o apetite, a técnica acaba sendo uma terapia ocupacional. E é uma maneira de comunicar carinho e amor pelos outros.


Fonte da foto: http://www.shigemicarvingeventos.com/cursos.html

segunda-feira, 16 de março de 2015

QUE PAÍS É ESSE?


Esta pergunta atravessou gerações de brasileiros e está cada dia mais atualizada, porque voltou a ser mencionada nesse período de protestos espalhados pelo país. Ela representa a voz de milhões de pessoas que foram às ruas demonstrar sua insatisfação com o governo da presidente Dilma Rousseff, pois é vergonhoso ver tanto escândalo na política.

Não quero que daqui a alguns anos outras gerações venham repetir a indagação: que país é esse? Por isso, precisa ser passado a limpo, fazer correções. 

Nosso país é lindo em riquezas naturais. Nosso povo quer viver com dignidade. Quer emprego, educação, saúde, segurança e lazer, de modo que lhe assegure qualidade de vida. Falo como professora, mãe e cidadã. A nação verde-amarela merece ser cada vez melhor! 


domingo, 15 de março de 2015

EPÍGRAFES

"A arte existe porque a vida não basta."
                     Ferreira Gullar


"Ser cidadão não é viver em sociedade, é transformá-la."
                    Augusto Boal


"Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la. 
[...] 
Guardar uma coisa é olhá-la, mirá-la  por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser iluminado.
[...]"
                   Antonio Cícero
               

É RIMANDO QUE SE VIVE

Eu rimo
Tu rimas
Outro rima
outra rima
Nós rimamos 
Vós rimais
Eles rimam

Nessa chuva de rima
o mundo se enche 
de melodia 
de magia
de energia
falando de vento
ou de maresia
de tristeza ou
de alegria
da vida real ou
de fantasia

E assim, na correria 
ou na calmaria
o dia se reveste
de poesia
Se não fosse verdade,
por que meu coração
mentiria?´

É assim que reflito
na madrugada fria
enquanto a inspiração 
me contagia
e desfila na passarela
da imaginação

Se não existisse poesia
um mundo de tiranos
contra nós conspiraria
...gente de mente vazia
mas ainda bem que o 
cérebro nos desafia 
e a rima se cria




quarta-feira, 11 de março de 2015

PROJOVEM URBANO EM GUAMARÉ

Estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Jovens (Projovem Urbano), que contempla jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, que não concluíram o Ensino fundamental. 

É um Programa do Governo federal, com duração de 18 meses. Oferece um incentivo de R$ 100,00 (Cem reais), merenda e uma sala de aula para acolher os filhos até a idade de 8 anos se a mãe não tiver com quem deixar.

Em Guamaré, os interessados deverão dirigir-se à Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório.

segunda-feira, 9 de março de 2015

SOBRENOME DIONÍSIO, DIONIZIO

A palavra Dionísio significava na mitologia grega o deus do vinho. Correspondia ao deus Baco na mitologia romana.

Em sua homenagem eram realizados festivais com muita orgia.

O sobrenome é de origem italiana.

O brasão traz uma espigas, porque também era considerado o deus da colheita.

A partir dessas festas surgiu o termo bacana e bacanal. O termo é associado ao lazer e ao prazer.

Certamente o sobrenome foi derivado do nome próprio, pois também se usa até hoje o nome do pai para identificar os sobrenomes de algumas famílias, por exemplo: Felipe, Rafael, Gabriel, Pedro, Antônio, Dionísio, Dionizio...

SANGUE É VIDA; SEJA UM DOADOR!


Doar Sangue é, antes de tudo, um gesto de amor a si e ao próximo.

Av. Nilo Peçanha, 199 - Petrópolis - Natal/RN
Próximo ao Hospital Universitário Onofre Lopes.
INFORMAÇÕES: (84) 3202-4289

domingo, 8 de março de 2015

CATACRESE

Inutilidades

Ninguém coça as costas da cadeira.
Ninguém chupa a manga da camisa.
O piano jamais abana a cauda.
Tem asa, porém não voa, a xícara.

De que serve o pé da mesa se não anda?
E a boca da calça se não fala nunca?
Nem sempre o botão está em sua casa.
O dente de alho não morde coisa alguma.

Ah! se trotassem os cavalos do motor...
Ah! se fosse de circo o macaco do carro...
Então a menina dos olhos comeria
até bolo esportivo e bala de revólver.

(José Paulo Paes. É isso ali. Rio de Janeiro, Salamandra, 1984.)

sábado, 7 de março de 2015

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Mulher de todas as raças
De todos os credos
De todas as profissões
De casa ou do palácio

Brasileira ou estrangeira
Jovem ou centenária
Livre ou escrava
Famosa ou anônima

Há quem nos chame de
Complicada e perfeitinha
Amália, Amélia, Emília
Maria, Francisca, Ritinha...

Mulher de fases, sexo frágil?
Não. Sonhadora, intuitiva
Somos de tudo um pouco

Multifuncional, ágil?
Sim. Batalhadora, criativa
Nesse mundo louco

Dominada ou dominadora
Ela tem personalidade 
E procura ser vencedora
Em qualquer idade

Samara Gadelha de Miranda
Natal, 07/03/2015.