quinta-feira, 30 de julho de 2015

RIR É O MELHOR REMÉDIO; VOCÊ DUVIDA?

Assisti ao documentário sobre a história do riso, produzido em 2011 pelo francês Jacques Mitsch. Gostei de ouvir depoimentos de cientistas que têm se dedicado a pesquisar como se processa o riso no cérebro humano e no dos animais, demonstrando que eles se emocionam, se angustiam e também ficam estressados.

Aprendi sobre o neurônio espelho, que é a explicação dada para a situação em que a pessoa ri quando o outro ri sem saber o motivo da risada. E acontece também com o bocejo, pois uma pessoa boceja ao mesmo tempo que a outra. É a tal da imitação.

Existe comprovação nos provérbios bíblicos e na medicina de que rir melhora a defesa do organismo. Não é à-toa que se diz: "quem canta seus males espanta." Então, vamos rir e cantar! Que combinação perfeita!

QUE LUA!

A lua cheia em Guamaré-RN.



As fotos foram feitas por Elisabete Queiroz e Cilene Miranda e enviadas por Joelma Miranda.




sexta-feira, 24 de julho de 2015

PROGRAMA DESPERTAR

O município de Guamaré-RN realizou quarta-feira, dia 22 de julho de 2015, a aula inaugural da 2ª edição do Programa Despertar. O curso é uma parceria do Governo do Estado do RN com o Sebrae, o qual está voltado para uma educação empreendedora, contemplando alunos do Ensino Médio das duas escolas estaduais; uma localizada na sede do município e  outra no distrito Baixa do Meio.

A história do Despertar registra seu início como sendo um Projeto que deu certo, e hoje é considerado Programa ou mesmo Curso, pois teve sua aplicação no Ceará, depois em Natal, e está se expandindo a nível nacional, oportunizando jovens a terem estímulo e um direcionamento de seus objetivos, levando-os a vencer o maior jogo: "o da vida".

Os instrutores de vários municípios do RN foram treinados para desenvolver oficinas com material específico a ser trabalhado em 4 horas semanais,.totalizando 11 encontros.

Estiveram presentes: a Coordenadora do curso, Silvinha (representando a VI DIRED); a diretora da Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, Marta Campelo; a instrutora, Samara Gadelha; alunos novatos; Edgleberson, aluno da edição 2014, que falou de sua experiência no ramo do empreendedorismo, enfatizando a importância de ter participado do Programa, comparando o antes e o depois. Também prestigiou o evento, a senhora Liliana, da TRANSPETRO, que nesta mesma tarde esteve realizando uma palestra na turma do 9º ano da escola Monsenhor Honório.

















sexta-feira, 17 de julho de 2015

OLHO GRANDE OU GORDO?

Alguma vez você já deve ter se deparado com esta pergunta: tem medo de olho grande? Eu procuro me prevenir, pois da mesma forma que existem as pessoas que torcem por nossa felicidade, existem as que querem ver a nossa destruição, queda... e isso não vem de Deus.

Sabe, é bom não revelarmos todas as nossas intenções, nossos desejos, planos e sonhos. Falo por experiência própria. Já na Bíblia,  em Neemias 2:12 diz: "...não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém".

Ali Neemias executou seu plano de edificar os muros de Jerusalém, após o Cativeiro Babilônico,  firmando-se na fé em Deus. Disse ele: "o Deus dos céus é quem nos fará prosperar..." Neemias 2:20

Sendo assim, é bom esperarmos e deixarmos para contar as bênçãos depois de alcançadas. Ou melhor, não devemos revelar nosso propósito, uma vez que podemos encontrar desanimadores e zombadores.

Também, outro ponto importante é orarmos antes de nossas ações, pedindo orientação a Deus.

Lembre-se, a oração é a chave que abre a porta dos céus. Portanto, venha o que vier, entregue sua vontade a Deus, e vamos em frente!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

A FAXINA DA NATUREZA (SYLVIO LUIZ PANZA)

A natureza é perfeita.
Pra tudo tem solução.
O que morre não se perde,
passa por transformação.

A natureza é perfeita.
Isso a vida nos ensina.
Ela bem sabe como é
que se faz uma faxina.

Animais se decompondo,
plantas secas pelo chão,
tudo é aproveitado
no solo, na plantação.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

EPÍGRAFES

"Mesmo sem esperança, a luta é ainda uma esperança."
                 Romain Rolland


"A riqueza pode vir até nós, mas nós é que temos de ir até a sabedoria."
                 Edward Young


"Uma luz aqui requer uma sombra lá embaixo."
               Virgínia Woolf


"Nós não encontramos a solidão,  nós a fazemos."
              Marguerite Duras


"Homem absurdo é aquele que não muda nunca."
               Georges Clemenceau

quinta-feira, 9 de julho de 2015

PARABÉNS!


Aos aniversariantes julinos, desejo que o mês seja doce e bem colorido de boas notícias, e que Deus, em sua infinita bondade, proteja a todos!

terça-feira, 7 de julho de 2015

SOBRENOME LORETO/LORETTO

Em latim significa bosquezinho de loureiros.

Loureiro (árvore cuja folha chamada louro é usada como condimento).

Outros sobrenomes que estão ligados a Loreto são: Louro, Loura, Lourega, Loureiro, Lourinho, Lourival, Lorenceti, Lourenço, Lourenção, Lorenzi, Lorenzini, Lorenzo, Lorenzon, Lorenzoni, Lorençato, Lorencini...

Imagens da folha de louro:
Da folha de louro se fazia a coroa para os vencedores dos jogos realizados na Grécia antiga, daí se usar o nome "laureado" para se referir a alguém que é "homenageado".


Fonte das imagens: Google.

domingo, 5 de julho de 2015

PROCURE CATIVAR E MANTER


Hoje, ouvi um terapeuta de animais falar na televisão sobre a importância do carinho que se passa para o animal quando se dá atenção na hora da refeição, pois muita gente ocupada deixa o depósito da ração ali parado até que o animal perceba e venha comer. O animal se estressa como se fosse uma pessoa. Ele necessita de atenção; o mesmo acontece com as plantas e as pessoas.

No livro, O Pequeno Príncipe, Saint Exupèry mencionou: "foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a fez tão importante". Também citou: "tu te tornas responsável por aquilo que cativas", e mais: "cativar é criar laços".

É uma grande verdade: o tempo que dedicamos aos filhos, à família, aos amigos, aos colegas de trabalho, aos animais, ao estudo, ao emprego, enfim, a tudo que cativamos, determina o grau de beleza desses relacionamentos, uma vez que é importante o contato físico, a atenção, a presença na vida do outro, pois o que vai, volta. Se dermos amor, isto colheremos.

sábado, 4 de julho de 2015

quinta-feira, 2 de julho de 2015

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS-PROFLETRAS

Foi publicado ontem, dia 30 de junho de 2015, o Edital do Mestrado Profissional em Letras-Profletras, que tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental. 

Os interessados deverão procurar o site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), a fim de obter informações.