segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CONTAGEM REGRESSIVA PARA DIZERMOS "ADEUS, 2015!"

Quero desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo aos leitores deste blog de maneira diferente, pois não temos rena nem trenó em nosso país, então, vou saudar a todos de uma forma bem nordestina, através da letra da música “A natureza das coisas”, de Flávio José, que diz:

Ô! Chá lá lá lá lá lá
Ô! Chá lá lá lá lá lá
Coisa boa é namorar.

Se avexe não 
Amanhã pode acontecer tudo
Inclusive nada.

Se avexe não
A lagarta rasteja 
Até o dia em que cria asa.

Se avexe não
Que a burrinha da felicidade 
Nunca se atrasa

Se avexe não
Amanhã ela para
Na porta da tua casa.

Se avexe não
Toda caminhada começa 
No primeiro passo
A natureza não tem pressa
Segue seu compasso.
Inexoravelmente chega lá.

Se avexe não
Observe quem vai 
Subindo a ladeira
Seja princesa, seja lavadeira
Pra ir mais alto
Vai ter que suar

Ô! Chá lá lá lá lá lá
Ô! Chá lá lá lá lá lá
Coisa boa é namorar.
(...)

Jesus Cristo não andou em cavalo branco como os grandes conquistadores faziam; preferiu pedir emprestado o jumentinho para a entrada triunfal em Jerusalém, e quando criança para fugir para o Egito (quando Herodes mandou fazer o recenseamento no intuito de matar as crianças) foi também esse animal que Deus providenciou. Dessa forma, aprendi que a felicidade está nas pequenas coisas.

E que árvore de Natal seria? O Juazeiro, o mandacaru ou o Xique-xique. Considero mais chique valorizar o que temos em vez de importarmos uma cultura que não tem nada a ver conosco.

Que Deus lhe abençoe, assim como o nordeste brasileiro é abençoado em riquezas naturais; pena que seja mal administrado. Depois que entendi o que é gestão, percebi que o problema do nordeste não é “seca” é “cerca”, porque chuva é bênção, no entanto, não sabem cuidar da chuva e do chão que Deus dá.

Chamo “cerca” devido o nordeste ter sido tão esquecido pelos políticos, os demagogos, que usavam as promessas de campanha como plataforma de governo e só trouxeram atraso para nós.

A verdade é que Deus manda a neve e o sol. Torço para que, com ou sem Papai Noel, você termine o ano de 2015 em paz e com saúde, pois, faça chuva ou faça sol, Papai do Céu nos ama.



O MELHOR CONSELHO É O BOM EXEMPLO

Eu estava executando algumas tarefas de rotina de casa, quando me peguei filosofando (perdida em meus pensamentos), aí veio à mente a seguinte frase: o melhor conselho é o bom exemplo. Foi o que pensei ainda há pouco me lembrando de quando minha avó-mãe tomava conta de tudo em casa, pois agora se encontra dependente dos filhos, limitada pela idade: 101 anos. 

Ela cuidava da casa com gosto, e eu à medida que fui lembrando de tudo que me ensinou, fui ficando motivada e vi que não tem coisa melhor do que ser exemplo. Sou grata a Deus pelo privilégio de tê-la me ensinando a viver, a abrir os olhos, a me prevenir dos ataques do inimigo de Deus e nosso. 

É emocionante seguir as pegadas que alguém já seguiu e se deu bem na caminhada! Vamos dar bom exemplo, pois em vez de insistirmos para alguém mudar, basta deixar brilhar a luz que Jesus Cristo disse que somos. 

Já ouvi outras pessoas dizerem: "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Aí é ser incoerente. Sejamos aquilo que dizemos ser. 

Não deixe sua luz se apagar.

Boa madrugada!

domingo, 29 de novembro de 2015

ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR JOAQUIM HONÓRIO-GUAMARÉ/RN REALIZARAM ECOGINCANA

A Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, localizada em Guamaré-RN, realizou uma Ecogincana. Foi uma experiência maravilhosa e gratificante para todos os envolvidos. Ontem foi o encerramento, ocasião em que foi anunciada a equipe vencedora de cada turno.

Parabéns à direção, aos professores, aos educadores físicos, aos coordenadores pedagógicos, aos alunos, ao pessoal de apoio, e em especial, ao Professor Amaury, que lançou a brilhante ideia dentro do Projeto Pedagógico do bimestre. Sei que vocês não mediram esforços para a concretização desse ato de cidadania.

As equipes foram: fauna, flora, solo, atmosfera e água.

Marta Campelo, a diretora, agradece a Graças a Deus por tudo ter terminado em paz, e acrescentou: Deus é fiel!

Eu, responsável por este blog e professora da referida escola, acompanhei o empenho de todos e também sou grata a Deus por tudo isso, porque sabemos que estamos preparando cidadãos para o mundo, comprometidos em dar o melhor de si pelo meio ambiente.

Apesar de existir uma equipe vencedora, ninguém saiu perdendo, pois aprenderam muito em cada ação desenvolvida, colaboraram com a sociedade, portanto, o mérito é de todos.

Fotos compartilhadas do Facebook.



 






sexta-feira, 27 de novembro de 2015

MATURIDADE

Quando chega a maturidade? A idade é relativa, pois há quem amadureça cedo, enquanto alguns idosos se comportam como adolescentes.

Aprendi com a maturidade que: cada um tem sua história; não cabe julgar a vida do outro; algumas vezes o amigo deve chegar perto antes da lágrima cair do que depois para enxugar; o amor cresce com o tempo e a distância; ficamos mais pacientes e compreensivos; aprendemos a valorizar o próximo e procuramos nos valorizar mais; passamos a ser mais sensíveis, humildes; tranquilos, pensativos. Este conceito serve para todas as esferas da vida.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SOBRENOME PILATES

Pilates= palavra de origem grega; variante de Pilatu.

Tenho lido artigos publicados sobre o método que leva este sobrenome.

Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) era alemão, descendente de mãe alemã e pai grego. Foi o idealizador desse método que vem sendo indicado em tratamento muscular. A iniciativa dele criar tal técnica foi no intuito de melhorar o condicionamento físico do próprio corpo. 

O método usa movimentos de maneira suave e relaxante. Consiste em alongamento o qual trabalha equilibrando corpo e mente. Deu certo, passou a ser adotado por bailarinas e ginastas, e hoje é bastante recomendado por fisioterapeutas.

Conheço pessoas que usam. Só em ver, que postura! Que sensação de bem-estar!

Devemos praticar não por modismo, mas para nos sentirmos revigorados, com bastante saúde.

Frase atribuída a ele: "Um velho sem flexibilidade é um velho. Um velho com flexibilidade é um jovem."

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PROGRAMA DE CRIANÇA PETROBRAS FEZ APRESENTAÇÃO EM NATAL

Na sexta-feira, dia 20 de novembro, jovens talentosos do Programa de Criança PETROBRAS-Guamaré/RN estiveram se apresentando no Encontro de Corais em Natal (no Shopping Midway Mall) e depois no Parque das Dunas. 

Este grupo também recebe apoio da Prefeitura Municipal de Guamaré. É uma parceria que resulta em um belo trabalho.














ESTÁ TUDO AZUL?


sábado, 21 de novembro de 2015

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Todo dia é o momento ideal de pararmos para refletir em tudo que já conquistamos e o que ainda falta. Podemos fazer uma lista enorme de pessoas que entraram para a História porque queriam melhorar a vida de um povo que sofreu muito ao longo dos séculos para ser reconhecido e valorizado, porém, não quero me deter a números; quero dizer que amo cada povo com seu estilo, seu jeito peculiar de ser. 

Gosto da naturalidade de cada raça, de cada um se assumindo, mostrando seu potencial como pessoa e profissional, pois isto é que faz a diferença. Para que esquecermos nossas raízes e assumirmos outra identidade? 

O dia 20/11, dia de Zumbi. Que esta data venha aguçar em cada cidadão, não apenas brasileiro, mas do mundo, a vontade de lutar cada vez mais por melhores dias. Que venham mais conquistas. Que o "grito" de Zumbi, Castro Alves, Mandela e tantos outros não seja esquecido, e que possamos corrigir os erros do passado e do presente a fim de termos um futuro glorioso em meio às disparidades que estão aí em consequência dos vacilos ocorridos em nome da "força" e do "poder". 

O que nos eleva não é a cor ou a condição sócio-econômica, e sim, o caráter. Que seja eliminado qualquer tipo de discriminação, e que possamos descobrir a riqueza que é o ser humano que ama e contribui com a sociedade. Não adianta ser um pessoa que se diz limpa com a alma suja; vale mais ser transparente e deixar um aroma por onde passa e não a podridão em alguns atos. 

É na diversidade cultural que nos completamos, portanto, vamos ter mais consciência! Devemos acabar com essa história de rotular; a alma não tem cor. Sendo branco, pardo, negro, índio... seja você!




sexta-feira, 20 de novembro de 2015

PROFESSORES DE GUAMARÉ PARTICIPARAM DE UMA GINCANA DO PROGRAMA CLICK IDEIA

A Prefeitura Municipal de Guamaré tem investido na educação. Eis uma gincana do Programa Click Ideia. Oficina entre professores.










terça-feira, 17 de novembro de 2015

A LITERATURA DE CORDEL DIZ O QUE VOCÊ QUER DIZER E SABER

Conheci a Casa do Cordel, localizada na Rua Vigário Bartolomeu-Cidade Alta, em Natal-RN, quando fui comprar livrinhos para fazer um trabalho em sala de aula. Ouvi repente ao vivo, bem como embolada gravada, enquanto escolhia esse tipo de literatura na estante. Sou uma mistura de interior e capital. Identifico-me com essa riqueza literária, pois é abrangente; numa linguagem simples transmite conhecimento de qualquer parte do mundo. Os temas mais comuns são ligados à política.

Para quem não sabe, existem as Associações de cordelistas e as Academias de Literatura de Cordel espalhada pelo país. 



O poeta Abaeté é o autor da maioria desses versos expostos. 
Parabéns por seu trabalho!

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre a Casa do Cordel, é só pesquisar:
http://papjerimum.blogspot.com.br/2012/06/casa-do-cordel-em-natalrn-onde-arte-e.html

LIÇÃO DE HUMILDADE

3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
5 De sorte que haja entre vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu  um nome que é sobre todo o nome;
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra,
11 E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

(Felipenses 2: 3-11)

_____________
Bom dia!
Sigamos o exemplo de Jesus Cristo! 

sábado, 14 de novembro de 2015

VAMOS ESPALHAR ALEGRIA!


Joelma, hoje é dia de alegria para você em dose dupla. Ontem foi o aniversário de seu filho lindo, e agora é o seu. Teremos mais um dia gostosíssimo em família e entre amigos. Até mais tarde, com a graça de Deus!


"AMAR SE APRENDE AMANDO"; É O QUE TEMOS COLHIDO DE NOSSA UNIÃO.

Hoje é o aniversário do meu amado Tanavides. No próximo mês comemoraremos 13 anos de convivência. Aprendemos muito nesses anos, principalmente, a saber conviver com o temperamento tão diferente que temos. O seu lado brincalhão compensa os momentos de raiva, que são comuns a qualquer relacionamento. 

Temos um filho que nos dá muita alegria, e logo cedo ouvi quando ele disse a Tácio que ele era o maior presente. Acredito, pois nenhum bem material se compara ao ser humano. O mundo está cheio de seres, mas "humanos" está difícil. Meu filho é sensível e humilde, e os princípios são ensinados em casa; sinal de que estamos cumprindo bem nosso papel como pai e mãe, porque lhe ensinamos a ser assim.


Vocês são presentes para mim. Dois escorpianos... gênio forte; estou ferrada! Os dois combinam de me tirar a paciência. O antídoto, só Deus tem a fórmula. Oro pedindo sabedoria para sabermos enfrentar as surpresas de cada dia, pois família é plano de Deus, e se depender de mim, ficaremos juntos para sempre. Parabéns! Beijos!


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

RETRATO DO MUNDO

Olho os jornais e vejo homicídio, suicídio, desgraça, corrupção, juventude irreverente, adolescentes com a vida ceifada por acidentes ou drogas, inimizades, destruição da natureza, avalanches, a natureza sem vida, a corrida por "dinheiro e fama"... Fico triste, pois tudo poderia ser maravilhoso; no entanto, o ser humano não colabora com Deus, vive a euforia, a adrenalina, alimentando mais o lado carnal que o espiritual. 

Eu sinto falta de paz, de humildade, de sinceridade em muita gente. Pessoas frequentam igrejas, mas não vivem a religião. Vivem o legalismo, porém, esquecem a essência do evangelho, que é "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmas."

Pensando assim, eu gostaria de fazer alguma coisa para melhorar a imagem do mundo, e acredito que já estou fazendo, porque se eu reconheço que algo está errado, já evito fazer, logo, com meu exemplo dou minha contribuição.  

SOBRENOME DUDA

Pelas pesquisas feitas, encontrei este sobrenome com frequência entre famílias polonesas; inclusive, no Brasil, temos pessoas com este sobrenome. Os lugares onde encontramos mais poloneses fora da Polônia são em primeiro lugar nos Estados Unidos, e em segundo, no Brasil. No sul, mais precisamente no Paraná, foi onde se instalaram.

O atual presidente da Polônia é Andrzej Duda.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

CANCELADA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE VEREADORES DE GUAMARÉ

Aproveitei a oportunidade em que foi facultada a palavra aos presentes na sessão da Câmara de Vereadores de Guamaré, no dia 10 de novembro de 2015, e fiz o papel que todo cidadão deveria fazer ao se dirigir àquele recinto conhecido como a Casa do Povo. Esta existe para que expressemos os anseios por dias melhores para a comunidade. 

A pauta seria o Plano de Cargos, Carreira e Salários e o Concurso Público. Os vereadores decidiram remarcar para a próxima semana, uma vez que não compareceu um representante do Executivo para esclarecer alguns pontos a serem votados. 

Você pode ouvir o vídeo no blog http://www.guamareemdia.com/
.


terça-feira, 10 de novembro de 2015

INFORME-SE E PARTICIPE!

CASO PLUVIOSO (CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)

                  
                 A chuva me irritava. Até que um dia
descobri que maria é que chovia.

A chuva era maria. E cada pingo
de maria ensopava o meu domingo.


E meus ossos molhando, me deixava
como terra que a chuva lavra e lava.


Eu era todo barro, sem verdura...
maria, chuvosíssima criatura!


Ela chovia em mim, em cada gesto,
pensamento, desejo, sono, e o resto.


Era chuva fininha e chuva grossa,
matinal e noturna, ativa...Nossa!


Não me chovas, maria, mais que o justo
chuvisco de um momento, apenas susto.


Não me inundes de teu líquido plasma,
não sejas tão aquático fantasma!


Eu lhe dizia em vão – pois que maria
quanto mais eu rogava, mais chovia.


E chuveirando atroz em meu caminho,
o deixava banhado em triste vinho,


que não aquece, pois água de chuva
mosto é de cinza, não de boa uva.


Chuvadeira maria, chuvadonha,
chuvinhenta, chuvil, pluvimedonha!


Eu lhe gritava: Pára! e ela chovendo,
poças dágua gelada ia tecendo


Choveu tanto maria em minha casa
que a correnteza forte criou asa


e um rio se formou, ou mar, não sei,
sei apenas que nele me afundei.


E quanto mais as ondas me levavam,
as fontes de maria mais chuvavam,


de sorte que com pouco, e sem recurso,
as coisas se lançaram no seu curso,


e eis o mundo molhado e sovertido
sob aquele sinistro e atro chuvido.


Os seres mais estranhos se juntando
na mesma aquosa pasta iam clamando


contra essa chuva estúpida e mortal
catarata (jamais houve outra igual).


Anti-petendam cânticos se ouviram.
Que nada! As cordas d’água mais deliram,


e maria, torneira desatada,
mais se dilata em sua chuvarada.


Os navios soçobram. Continentes
já submergem com todos os viventes,


e maria chovendo. Eis que a essa altura,
delida e fluida a humana enfibratura,


e a terra não sofrendo tal chuvência,
comoveu-se a Divina Providência,


e Deus, piedoso e enérgico, bradou:
Não chove mais, maria! – e ela parou.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Viola de bolso, 1955.

VERSOS DE NATAL (MANUEL BANDEIRA)

Espelho, amigo verdadeiro,
Tu refletes as minhas rugas,
Os meus cabelos brancos,
Os meus olhos míopes e cansados.
Espelho, amigo  verdadeiro,
Mestre do realismo exato e minucioso,
Obrigado, obrigado.

Mas se fosse mágico,
Penetrarias até o fundo desse homem triste,
Descobririas o menino que sustenta o homem,
O menino que não quer morrer,
Que não morrerá senão comigo,
O menino que todos os anos na véspera do Natal
Pensa ainda em pôr os seus chinelinhos atrás da porta.

BANDEIRA, Manuel. Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970 p. 160.

O MUNDO ESTÁ GORDO

O mundo está gordo de falsidade
O mundo está gordo de ódio
O mundo está gordo de vaidade
O mundo está gordo de inveja
O mundo está gordo de escândalo
O mundo está magro de amor
Fala-se tanto em dieta 
É a febre do momento
Mas continua engordando 
É a causa de todo tormento

Samara Gadelha de Miranda, 10/11/15.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO


                                 Desejo que Deus adoce sua vida com boas surpresas!



quarta-feira, 4 de novembro de 2015

FESTIVAL LITERÁRIO DE NATAL-FLIN

Foto tirada no(a) Praça Augusto Severo / Largo da Ribeira por Thiago M. em 2/7/2013
(Praça Augusto Severo-Largo da Ribeira)

O Festival Literário de Natal-FLIN acontecerá de 05 a 07 de novembro de 2015, na Praça Augusto Severo, na Ribeira, onde haverá debates, lançamento de livros, encontros de autores, além da participação especial de imortais das Academias Norte-riograndense e Brasileira de Letras.

Confira a programação no link abaixo:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/prefeitura-divulga-programaa-a-o-do-festival-litera-rio-de-natal-flin/327110

O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, que segundo o Prefeito Carlos Eduardo Alves, mesmo havendo crise financeira, cumprirá a agenda cultural elaborada para o ano de 2015.



















11ª FEIRA DO LIVRO DE MOSSORÓ 2015


EPÍGRAFES

"Enquanto sussurrarmos palavras de amor, fofocarmos, rezarmos ou conversarmos em português, a língua não estará ameaçada."

                    José Luiz Fiorin



"Todas as coisas do mundo não cabem numa ideia. Mas tudo cabe numa palavra, nesta palavra tudo."

                     Arnaldo Antunes




RAZÃO DE SER (TEXTO DE PAULO LEMINSKI)

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
Preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?

Paulo Leminsk. Distraídos venceremos. In: Fred Goes e Álvaro Martins (orgs.). Melhores poemas de Paulo Leminsk. São Paulo: Global, 1996.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Composição: O Salário mínimo(TEXTO DE JÔ SOARES)


Fonte: Veja, 15 de maio de 1996. In: Livro didático  INFANTE, Ulisses. Textos: leituras e escritas. 1ed. Ed. Scipione: São Paulo,  2006. p. 537.

domingo, 1 de novembro de 2015

DIA DE FINADOS


Cartão compartilhado do Facebook

SOBRENOME COOPER

A atividade física "Cooper" consiste em caminhada em ritmo acelerado ao ar livre. Recebeu tal denominação devido ao sobrenome do criador dessa modalidade aeróbica, Dr. Kenneth H. Cooper, médico norte-americano que se tornou mundialmente conhecido desde a década de 60. 

É reconhecida por seus benefícios para a saúde, pois colabora para oxigenar bem o cérebro, previne algumas doenças e dá uma sensação de bem-estar.

Seu livro fez surgir a ginástica aeróbica tão vivenciada nas academias.

Ele esteve no Brasil, no dia 27 de outubro de 2015, aos 84 anos, participando do Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, e participou de uma caminhada de 3Km na Cidade Universitária de São Paulo-USP. 

Corrida e caminhada: ele tem a teoria e a prática. Quem busca uma vida saudável deve pensar nisso e seguir seu conselho.