terça-feira, 31 de maio de 2016

ANÍMICO (ADÉLIA PRADO)

Nasceu no meu jardim um pé de mato
que dá flor amarela.
Toda manhã vou lá pra escutar a zoeira
da insetaria na festa.
Tem zoado de todo jeito:
tem do grosso, do fino, de aprendiz e de mestre.
É pata, é asa, é boca, é bico,
é grão de poeira e pólen da fogueira do sol.
Parece que a arvorinha conversa.

PRADO, Adélia. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1999. p. 69. In: 

O GALO E A PÉROLA (ESOPO)

Um certo dia, um nobre perdeu uma pedra preciosa: uma pérola! Ordenou aos seus criados que procurassem por toda a propriedade, mas a busca foi infrutífera. Mandou então alargar as buscas a toda a aldeia, mas nada... nem sinal da pérola! Assim, com o passar do tempo, o nobre, desolado, foi-se habituando à ideia de ter perdido aquela pedra preciosa que tanto dinheiro valia e que mais valor sentimental tinha ainda!

Uns tempos depois, um galo, que andava a procurar comida pelo chão das zonas mais remotas do lugar, vislumbrou algo que brilhava ao sol. Atraído pela luminosidade, correu a ver de que se tratava. Mas ficou desiludido ao ver que era uma pérola...

Oh! Uma pedra... É dura demais para comer e de nada me serve! De bom grado trocaria por um pedaço de cereais! - e, desolado, afastou-se procurando afincadamente um pedaço de alimento no chão que ia percorrendo.

Moral da história: As coisas têm o valor que atribuímos.

Fonte: FEITOSA, Ana Thais... [et. al.] Livro Diário. Fortaleza: Editora IMEPH, 2014. p. 26


segunda-feira, 30 de maio de 2016

E POR FALAR EM SAUDADE...

Parece um tufão
Mas é saudade
Revira o cérebro e coração
Em qualquer idade

Seja no homem ou na mulher
Joga o que está lá dentro
E divide com quem quiser
No silêncio ou no lamento

Porque o coração não aguenta
Deixa um vazio que só Deus 
Tira o frio e a alma esquenta
Dá vontade de buscar os meus

Mãe, tios, amigos, avós, pai
E trazê-los de longe
Mas agora ninguém vai
Como diz o monge

Resta esperar e acreditar
No que diz minha religião
Ao me alimentar
Em crer na eterna paz e união

Esse dia será incrível 
E assim me equilibro na fé
Esse sentimento infalível
Como dizia Maria e José

Samara Gadelha de Miranda, 30/05/16.







ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MAIO

A você que já aniversariou em maio e aos que ainda vão aniversariar, desejo que Deus lhes dê amadurecimento. Não adianta apenas completar anos, é necessário refletir e ver os erros e os acertos, comparando com situações já vividas, a fim de observar o crescimento físico e espiritual, bem como agradecer a Deus pela colheita dos frutos esperados e inesperados.
Parabéns!

sexta-feira, 27 de maio de 2016

O MÉDICO JONATHAN MIRANDA RECEBE A TOCHA OLÍMPICA OFICIAL DA MÃO DA MÉDICA SELECIONADA PARA CONDUZI-LA EM SALVADOR-BA


Chorei de emoção ao ver meu tio Jonathan Miranda segurar a tocha Olímpica Oficial. Uma homenagem bem merecida dos colegas do Hospital Santo Amaro, em Salvador, ao pedirem que ele segurasse a Tocha cedida pela médica atleta selecionada para carregá-la .

Orgulho e felicidade para nossa família e para Salvador lhe ter como médico e cidadão competente, simples e amigo de todos. Parabéns também ao companheirismo dos profissionais do Hospital Santo Amaro.

O objetivo do esporte é manter a harmonia em equipe, porque assim o fruto dos trabalhos é mais abençoado por Deus, seja em qualquer área: ciência, saúde, economia e política.

Sempre foi muito estudioso, dedicado, formou-se com dificuldade na década de 70, saindo do município de Guamaré, que era uma colônia de pescadores. Estudou em Macau no Colégio do Padre Penha, depois no Colégio Atheneu, em Natal, e cursou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Sua carreira estudantil foi em terras potiguares, indo para longe com muita dedicação e amor à medicina, mas sempre que possível, visita suas raízes.

É muito paciente, prega a paz em suas poesias e em sua vivência diária.


quinta-feira, 26 de maio de 2016

AS PALAVRAS: POEMA DE EUGÉNIO DE ANDRADE (1923-2005)

São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos, as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

domingo, 22 de maio de 2016

REFLEXÃO

Sem querer ser pessimista nem negativa, mas que a coisa está feia no mundo está. E você me pergunta em quê? A Bíblia já previa o retrato de nossa época: corrupção, violência, desamor, traição, juventude irreverente, ganância, corrida por dinheiro, perda de valores sociais, epidemias, tragédias, crise na família...

O mundo parece desgovernado, mas para quem tem fé, há esperança, equilíbrio e sabe que Deus está no comando. Em outras palavras, o mundo vai de mal a pior, mas os justos são "o sal da terra". Isto é o que dá o verdadeiro equilíbrio. 

Façamos a diferença no mundo, distribuindo paz e amor. Apresentemos o sacrifício de Jesus Cristo para que possam encontrar um sentido  na vida.
Boa noite!









quarta-feira, 18 de maio de 2016

18 DE MAIO - CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA, AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Vemos a sociedade brasileira se mobilizando anualmente no dia 18 de maio, pois se faz urgente e necessário encontrar meios de se dar um basta à situação de exploração sexual. 

Não só nessa data, mas sempre ouvimos campanhas de conscientização serem feitas em prol de uma infância e adolescência saudável, uma vez que, caso contrário, a pessoa será marcada por traumas psicológicos as quais serão levados para o resto da vida.

Devemos, portanto, combater e apagar essa mancha de violência praticada em crianças e adolescentes. Você pode estar perguntando: como? Alertando, acompanhando as crianças nas redes sociais, denunciando no Disque 100, fazendo valer as políticas públicas que foram criadas para acompanhar os casos. E se conhecermos vítimas desse assédio, devemos encaminhá-las para os órgãos que estão à frente desse trabalho. 

Dirija-se agora à Secretaria de Ação Social de sua cidade e procure saber como funcionam o CREAS, o CRAS e a Casa de Passagem (um previne e o outro trata). Não deixe para amanhã; pode ser tarde.



terça-feira, 10 de maio de 2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL RETIFICA O EDITAL DO CONCURSO DA SAÚDE

A prefeitura Municipal de Natal retifica hoje, dia 10, o Edital nº 04/2016 do novo concurso para a área de saúde, publicado no dia 03/05/16.

O concurso está voltado para o ensino médio e superior com um preço de inscrição acessível, veja!

As inscrições tiveram início no dia 05/05/16 e irão até o dia 19/05/16. A previsão é que as provas sejam realizadas no mês de junho. 

Nessa onda de desemprego vale a pena tentar; informe-se através do Diário Oficial do Município (http://www.natal.rn.gov.br/) e inscreva-se no site http://www.ckmservicos.com.br/ 

Boa sorte!

sábado, 7 de maio de 2016

TÃO LONGE DA TERRA E TÃO PERTO DO CORAÇÃO!

Primeiro final de semana e primeiro Dia das Mães sem ela, mas o amor é o mesmo. Gosto muito de falar, mas hoje prefiro silenciar e sentir a voz que vem de um coração cheio de saudades. Eu sei que vou lhe amar; por toda minha vida vou lhe amar.

Tanavides, meu esposo, resolveu chamá-la de Flor da Baviera, por ela amar tanto o lugar onde nasceu.



domingo, 1 de maio de 2016

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR

Parabenizo a todos que trabalham de forma digna na área civil ou militar, que esteja empregado, desempregado na fila de espera, aposentado ou que seja autônomo. 

Não importa se você é pescador(a), professor(a), médico(a), técnico de enfermagem, engenheiro(a), técnico de segurança, relojoeiro, nutricionista, farmacêutico, cantor(a), fonoaudiólogo(a), fisioterapeuta, enfermeiro(a), arquiteto(a), agrônomo(a), contador(a), pintor(a), marceneiro, fogueteiro, jornaleiro, repórter, jornalista, escritor(a), comerciante, vendedor(a), dentista, advogado(a), motorista, diplomata, biólogo(a), costureiro(a), lavadeira, gari, cabeleireiro(a), cobrador(a), fotógrafo(a), bibliotecário(a), piloto, chefe de cozinha, veterinário(a), jardineiro, chaveiro, servente de pedreiro, pedreiro, ourives, assistente social, faxineiro(a), ator, atriz, artistas circenses, eletricista, ferreiro, encanador, padeiro, manicure, office-boy, sapateiro, coveiro, radialista, secretário(a) ou cortador de cana. Já inspetor(a), coordenador(a), supervisor(a), diretor(a) e os políticos assumem funções, mesmo que tenham outra profissão. A todos minha admiração!

Se trabalharem honestamente serão sempre reconhecidos como grandes trabalhadores, profissionais do bem, batalhadores, guerreiros.

Agradeçam a Deus pela inteligência e sabedoria, pelos caminhos que trilharam para chegar aonde chegaram. Amem o que fazem; não queiram fazer só o que amam.

Diz a citação bíblica: "Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer coma muito, mas a fartura do rico não o deixa dormir." (Eclesiastes 5:12)

Nem todas as pessoas querem ser ricas, mas com certeza, querem o essencial para viver em boas condições de segurança, lazer e melhor qualidade de vida. 

Valorize seu talento. Cada profissão é importante, porque precisamos de vocês. O corpo humano tem seus membros com função específica. O pé não faz a função da mão, o olho não faz a do ouvido, o coração não faz a dos rins, os pulmões não trabalham no lugar dos dedos etc. Então, nenhum é melhor que o outro, são todos maravilhosos! 

Seremos sempre requisitados, ainda que a tecnologia avance mais e mais. Sem nós não pode haver progresso: máquina é máquina, cérebro é cérebro. Nós fazemos a diferença.

Parabéns pelo dia de hoje! Que não falte fé, paciência e persistência em sua rotina, e que todo trabalhador possa ter a oportunidade de emprego mediante a crise econômica que atravessa o nosso país. 

Fiquem com Deus!