quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A SAÚDE DO PROFESSOR E A APOSENTADORIA


Sou professora. Convivo com profissionais da área há décadas. O que colhemos ao longo de nossa trajetória? Rouquidão; varizes (muito tempo em pé); insônia e estresse (não relaxamos, pois trazemos problemas para casa); infecção urinária (prendemos a urina); tendinite, bursite, infarto, AVC, e calor ou frio na sala de aula causam alergia, entre outros sintomas.

O que poderemos fazer em sala de aula se for prolongado o tempo de nossa aposentadoria? O salário será para pagar o plano de saúde e remédio, ou optar se for o caso, porque temos outros compromissos.

Professor age como psicólogo: aconselha e acalma os alunos, mas o barulho da sala de aula mexe com a nossa paciência, o sistema nervoso vai ficando abalado. Dá para ter qualidade de vida desse jeito?

Queremos apoio da sociedade para enxergar a saúde do professor. Que os pais dos alunos reajam e reconheçam nosso trabalho, disciplinando os filhos. Que estes respeitem mais o professor por amor e não por medo de apanhar quando voltar da escola, após as famosas e rotineiras reclamações da coordenação pedagógica. 

O salário de uma aposentadoria não faz voltar o nosso vigor, mas pode nos dar um momento de lazer se sobrar dinheiro para tal. 

Não venham me dizer que é o salário dos docentes que onera os cofres públicos ou privados, pois qual é o salário de um juiz, de um senador e de um deputado? Quem paga essa conta?

Há gastos maiores com coisas que o vento leva e não deixa frutos, enquanto o saber se eterniza.

Eu amo ser professora, porém, nem só de amor vive a humanidade, porque o maior mestre, Jesus Cristo, não foi compreendido por todos os discípulos, pelo contrário, foi odiado por alguns. O que me conforta é saber que quem foi fiel a Ele multiplicou seus ensinamentos, e por isso estamos insistindo para salvar vidas, pois a educação liberta da ignorância, "que é a mãe de todos os vícios". 

Quem trabalha merece salário digno, pago em dia, e não migalhas. 

O governo do Estado do RN está pagando com atraso; isso mexe até com a saúde de quem é hipertenso. Imagine quem é aposentado, que já pesa ser visto como inútil pelos governantes, por ser inativo. Esquecem que essas pessoas já deram a sua contribuição ao governo. 

Professor é gente; educação deve ser prioridade de qualquer governo.

Essa realidade tem que mudar para melhor!

Desculpe o desabafo!







terça-feira, 30 de agosto de 2016

VOCÊ É O CENTRO DAS ATENÇÕES?

O ser humano sente uma certa necessidade de ser o centro das atenções, de ser notado.

Eu demorei a ver que não devemos ter ansiedade de ser uma estrela, basta vivermos a essência e não a transparência. Vamos nos espelhar no sol, o astro-rei! Nasce todos os dias timidamente, tem o seu apogeu, dá seu show de forma espetacular e depois declina para repetir seu ciclo. Então este sobe, desce, sobe, desce significa os altos e baixos da vida. 

Mas, bastou uma palavra para eu refletir sobre isso. Foi quando alguém me disse assim: _ A pessoa só é o centro das atenções quando morre, pois quando passa o cortejo, alguém pergunta quem é que vai passando. Aí, mesmo não conhecendo anteriormente, agora fica sabendo quem é.

Acredito que buscar ser o centro caracteriza carência afetiva. É o fato de ser observado que satisfaz o ego, pois tem gente que demonstra através do temperamento e do comportamento. É a alma gritando por ajuda, por atenção.

Prefiro ser a lua que pede "seu brilho de aluguel". Precisamos uns dos outros. Se eu receber o brilho de Jesus Cristo, poderei irradiar outras vidas.

Existe um hino na Igreja Adventista do 7º Dia que gosto muito, vejamos a letra:

Brilha em mim (Compositor: Amastor Cidreira)

Pai, o Teu grande amor me inspira
Pai, o Teu resplendor me anima
Tua luz ilumina os caminhos meus
Como um sol, o amor desse olhos Teus
Brilha em mim, brilha em mim
Brilha Jesus, vem trazer a luz que vem da glória
O Teu calor traz a paz e amor
Vem como o sol às nações trazer misericórdia
Brilha Jesus, vem trazer Tua luz
Pai, a Tua real grandeza traz à vida real beleza
Teu amor transformou nossa história
Hoje a luz que nos vem lá da glória
Brilha em mim, brilha em mim

A BÍBLIA ABERTA NAS PARÁBOLAS DE JESUS

Eu não me canso de ler as parábolas ou ouvir alguém contando no sermão e em outro momento.

Como Jesus encantava, tocava o coração das pessoas com seus textos!  Ao contá-las o objetivo era despertar e atender a cada um de acordo com a necessidade da alma.

Eu imagino a emoção de estar com Ele ali. Maria Madalena soube aproveitar cada instante de visita de Jesus Cristo em sua casa. Quedava-se aos pés ao ponto da irmã, Marta, ficar incomodada por estar precisando dela na cozinha, enquanto preparava a refeição para todos.

Jesus Cristo era o alimento. Ela soube priorizar e preencher, ou melhor, coroar o tempo.

Alguém lhe decepcionou? Você está precisando de uma palavra doce, que fale de fé, esperança, confiança e amor? Ele faz o convite a ler, absorver a mensagem e colocar em prática. É um chamado a se preparar para a vida eterna. 

Eu já fiz uma jornada espiritual de 40 dias. Que tal reservar um momento de oração e meditar sobre as parábolas! São 40 ao todo. Passará por uma despertamento espiritual. É um desafio; vamos tentar! 

O ENGENHEIRO (POEMA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO)

A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número;
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre.
(Em certas tardes nós subíamos
ao edifício. A cidade diária,
como um jornal que todos liam,
ganhava um pulmão de cimento e vidro.)

A água, o vento, a claridade
de um lado o rio, no alto as nuvens,
situavam na natureza o edifício
crescendo de suas forças simples.


MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994, p. 69-70. In: FARACO, Carlos Emílio. Língua portuguesa: linguagem e interação. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.  p.271.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

EXPRESSÕES POPULARES

Foi à festa de mãos abanando (sem presente);
Mão-de-ferro (governante determinado);
Mão-de-fada (quem cozinha bem);
Mão-branca (era um grupo de execução; matadores de bandido que usavam luvas brancas);
Mão-de-seda (macia);
Mão na massa (quem está trabalhando);
Mão na roda (quem ajuda; é um quebra-galho);
Colocar a mão no fogo (defender alguém; arriscar-se por alguém);
Dar a mão à palmatória (admitir que errou);
Uma mão lava a outra (ajuda);
Dá-se o pé e ele quer a mão (oportunismo);
Mão-de-vaca (miserável, velhaca);
Mão-aberta (gosta de ajudar);
Mão-de-obra (trabalheira);
Maria da mão mole (facilidade de deixar cair um objeto)

JOGOS PARALÍMPICOS


Faltam apenas 9 dias para assistirmos à festa dos paralímpicos. O evento será de 7 a 18 de setembro. Já posso vê-los alegrando a vida dos brasileiros.

Brasil, "verás que um filho teu não foge à luta!"

Quando vejo o esforço dos competidores, pergunto: reclamar de quê? Esse povo é tão feliz com suas limitações, e nós reclamamos tanto da vida! 

Somos gerados da mesma maneira, o que difere é que algumas pessoas se veem limitadas em consequência de alguma doença congênita ou de acidente. Então, um reage ao obstáculo, enfrenta, enquanto o outro se entrega ao desânimo.

Precisamos ser motivados em qualquer fase da vida, para cumprirmos nossa missão no mundo.Tiramos lição disso tudo, que a vida continua, que podemos colaborar com o esporte e ganhar saúde. 

O esporte é importante na ressocialização e no processo de vencer os desafios.






FENÔMENO MARAVILHOSO ACONTECEU NO CÉU, SÁBADO, DIA 26/08/2016

No sábado 26 de agosto, presenciei o cenário belíssimo do encontro dos planetas "Vênus e Júpiter". 

Eu não estava acompanhando as notícias que se referiam ao fenômeno, mas tive o prazer de olhar para o alto na direção do sol poente, foi aí que me deparei com o espetáculo. E me emocionei, porque acho o pôr do sol fantástico, e mais ainda quando é a passagem da sexta para o sábado e do sábado para o domingo. Dá aquela sensação gostosa de que encerramos mais uma semana, aí vemos aquele gigantesca beleza.  

Notei algo especial; em seguida, recebi pelo whatsapp uma postagem explicando o fenômeno que levará 4 décadas para se repetir.

Trata-se de um momento histórico para Júpiter, pois a sonda Juno que se encontra há dois meses na área de Júpiter, tornou-se mais próxima e poderá dar informações precisas sobre aquele planeta, enviando para NASA imagens de alta resolução. Dessa maneira, o universo vai revelando segredos sobre a possibilidade de existência de vida em outros planetas.

domingo, 28 de agosto de 2016

BEBÊ A BORDO: QUER UM NOME PARA O SEU FILHO?

Abílio. Abimael, Adalberto, Adelaide, Adélia, Adelmo, Adelson, Ádila, Adjnam, Adriana, Adriano, Ailton, Airton, Ayrton, Alba, Alda, Aldo, Alaíde, Alana, Alberi, Alberto, Albieri, Albimar, Alcides, Alcimar, Alcione, Aldeci, Aldêmio, Aldemir, Alderi, Alef, Alexandre, Alexandro, Aléxia, Alexsandro, Alessandra, Alessandro, Alfredo, Alice, Alícia, Aline, Álison, Almira, Almir, Altair, Alzeneide, Alzira, Amarildo, Amarília, Amarízia, Amauri, Amaury, Amália, Amélia, Ana, Anaíde, Anderson, André, Andreária, Andreia, Andrey, Anita, Antônia, Antônio, Antony, Apolônio, Arcésio, Ariane, Artur, Arthur, Assis, Átila, Augusta, Augusto, Áurea, Aurenice, Auricélio, Ausistela, Avanira, Bárbara, Beatriz, Benedita, Benedito, Benevides, Benito, Berenice, Berna, Bernadete, Bernardo, Betânia, Bráulio, Brena, Brenda, Bruna, Bruno, Caline, Camila, Canindé, Carina, Carinina, Carla, Carlos, Carlota, Carmem, Cássia, Catarina, Cauã, Cecília, Célia, Célio, Celina, Celso, Celeste, Cerly, César, Cesarina, Chaianny, Charles, Chianca, Cícero, Cíntia, Cirana, Cirano, Cirino, Ciro, Clara, Clarice, Cláudia, Cláudio, Claudina, Claudino, Claudineide, Claudioberg, Cleanto, Cleonice, Cleone, Cleto, Clodoaldo, Clotilde, Clóvis, Conceição, Cora, Corina, Cosme, Cristiana, Cristiano, Cristóvão, Daiana, Dália, Daliana, Dalva, Dalvanete, Dalvaci, Dalvirene, Daniele, Daniel, Danilo, Dante, Darci, Darcy, Dário, Dario, Davi, David, Débora, Décio, Deise, Dayse, Dênia, Dênis, Denise, Diana, Diandra, Diego, Dilma, Diná, Dinorá, Dinorah, Diógenes, Diolinda, Diogo, Dione, Dionísio, Dirce, Dirceu, Diva, Djailson, Djalma, Djanira, Dóris, Doroteia, Dorothy, Douglas, Edclésia, Edésio, Edmilson, Edilza, Edjane, Edna, Ednaldo, Ednalva, Ednilson, Eduardo, Elaine, Elenilde, Elenildo, Elenilson, Elenize, Eliabe, Eliana, Eliane, Elias, Eliel, Elielton, Elionaire, Elione, Elisabete, Elizabeth, Elisama, Elisângela, Eliseu, Elisonaldo, Elizete, Emídio, Emília, Emiliano, Emílio, Emily, Eneida, Enói, Enzo, Epaminondas, Érica, Erinaldo, Erineide, Erivan, Erivanaldo, Ernesto, Estefânia, Estela, Estelita, Ester, Esther, Eudélia, Eudes, Eulália, Eusébio, Euzébio, Euzélia, Eunice, Eurico, Eurípedes, Eva, Evânio, Evanúcia, Eveline, Everaldo, Éverton, Eweck, Fabiana, Fabiano Fábio, Fabrício, Fátima, Felipe, Fernanda, Fernando, Flávia, Flávio, Flaviana, Flaviano, Franciele, Francielma, Franciélio, Francymeire, Francina, Francineide, Francinete, Francisca, Francisco, Frankson, Gabriela, Gabriel, Genário, Geni, Genilda, Genésio, Genival, Geone, George, Gilda, Giórgio, Geovani, Geovânia, Geraldo, Gerlânia, Gerlândia, Gerôncio, Geroncílio, Gérson, Gertrudes, Gessem, Géssica, Gilberto, Gilcema, Gilda, Gildênio, Giliard, Gilmar, Gilmário, Gilson, Glória, Gorete, Goretti, Goreth, Graça, Graciene, Graciete, Gracileide, Guaraci, Guilherme, Guilhermina, Guilhermino, Gustavo, Heliana, Hélio, Henrique, Higino, Hilda, Hosana, Hudson, Hugo, Iaçonara, Iago, Iaponi, Iaponira, Iara, Iasmim, Ígor, Ilana, Ilma, Inês, Iolanda, Ion, Ione, Iracema, Iraci, Iracilda, Iraide, Iran, Iraneide, Iranildo, Irene, Iriane, Irineu, Íris, Isabel, Islane, Isolda, Ítalo, Ivan, Ivanaldo, Ivaneide, Jaci, Jacy, Jaciara, Jacinta, Jacinto, Jacira, Jael, Jaiane, Jailma, Jaime, Jairly, Jamile, Janaína, Janairly, Janderson, Jandir, Jandira, Jane, Janecleide, Janeide, Janelene, Janiara, Jânio, Januário, Jarbas, Jardel, Jardelina, Jarda, Jardelino, Jennifer, Jepheth, Jerônimo, Jessé, Jéssica, Joana, Joaneide, João, Joaquim, Jocelim, Jocélio, Jocilda, Joctã, Joel, Joelma, Joilma, Jomar, Jonas, Jônatas, Jonathan, Jordana, Jorge, Jória, Josafá, Josana, Jose, José, Joseane, Josefa, Joseildo, Joseilson, Josélia, Joselma, Joselito, Josias, Juciano, Jucier, Juciene, Jucicleide, Jucileide, Judite Judivana Júlia, Júlio, Juliana, Juliano, Julião, Julineuda, Juraci, Jurandir, Jurema, Juscelino, Juvenal, Kaline, Karenina, Kátia, Katiana, Katienne, Kauê, Keila, Keline, Kely, Kércio, Kefferson, Kélvin, Kennedy, Késia, Klaylson, Kledna, Kleiton, Kívia, Laiana, Laís, Lara, Larissa, Laura, Laurindo, Lauro, Leandra, Leandro, Leonardo, Leôncio, Leônidas, Leonor, Letícia, Levi, Liana, Lidiane, Liege, Liegy, Lígia, Liliane, Lindoia, Linete, Lisete, Lorena, Luan, Luana, Lucas, Lucrécia, Lucélia, Lúcia, Lúcio, Luciana, Luciano, Lucineide, Luiz, Luís, Luiza, Luísa, Luzia, Luzineide, Luzinete, Maciel, Magali, Magda, Magna, Magnus, Maiara, Maíra, Maísa, Manoel, Manuel, Manuela, Mara, Márcia, Márcio, Marciano, Marcílio, Marcone, Marcondes, Marcos, Marcus, Margarete, Margareth, Margarida, Maria, Mariah, Mariana, Maricélia, Marilda, Marília, Mário, Marione, Maristela, Marileide, Marilílian, Marinês, Marinete, Marizete, Marleide, Marlene, Marlete, Marlice, Marluce, Marta, Martiniano, Mateus, Matias, Matilde, Marcelo, Marlon, Maura, Mauro, Mauriceia, Maurício, Maurino, Maxsuel, Meire, Meyre, Melânia, Mércia, Miguel, Milânia, Milca, Milena, Minerva, Minervino, Miraci, Mirela, Mirna, Mônica, Múcio, Murilo, Milene, Mylene, Mirylândia, Morgana, Nádia, Nadine, Nadja, Natália, Nataliana, Nelson, Nélter, Nicete, Niedja, Nildo, Nilton, Ninodja, Nize, Núncia, Ofélia, Olavo, Olga, Oneide, Onádia, Onilda, Orione, Onofre, Oseias, Oseildo, Oseneide, Osmar, Osmundo, Osmarildo, Osório, Otaviano, Otávio, Ovídio, Pablison, Pablo, Paloma, Pâmela, Paola, Patrícia, Patrício, Patrick, Paula, Paulo, Pedro, Perla, Petronila, Petrônio, Plínio, Poliana, Priscila, Procópio, Quésia. Quevedo, Rafael, Raiane, Railda, Railene, Raimunda, Raimundo, Raíssa, Raniele, Raul, Reginaldo, Régia, Regiane, Regivânia, Régis, Reinaldo, Rejane, Rejaneide, Renata, Renato, Renilda, Rênis, Ricardo, Richardson, Ribamar, Rildo, Rita, Rivana, Rivaildo, Rivaldo, Rivanaldo, Robério, Roberta, Roberto, Rocilda, Rodrigo, Roldão, Rubemar, Rômulo, Ronaldo, Rosa, Rosana, Rosângela, Rosário, Rose, Roseane, Rosenilda, Rosilda, Rosilene, Rossana, Roxana, Ruam, Rubemar, Rudá, Rui, Rute, Ruth, Rutiele, Rutiene, Sabrina, Sales, Salete, Samanta, Samantha, Samara, Samira, Samuel, Sanali, Sanderson, Sandra, Sânia, Santiana, Santina, Santino, Sarah, Sara, Saulo, Sávio, Sayonara, Sebastião, Selma, Sérgio, Senúsia, Severina, Severino, Serafim, Shirley, Sielen, Silas, Silvana, Sílvia, Sílvio, Silvone, Simone, Sirlei, Socorro, Sofia, Solange, Sonali, Sonja, Sônia, Soraia, Soraya, Stéfani, Stéfano, Stela, Stuart, Sueldo, Suelen, Suerbênia, Suerda, Suênia, Sulamita, Surama, Suzana, Suzí, Tábata, Taciana, Tácio, Tadeu, Taiene, Tainá, Tainara, Tales, Talia, Talita, Tâmara, Tamara, Tamires, Tânia, Tanavides, Tanúsia, Tárcio, Tarcísio, Tarsila, Tasso, Tatiana, Tauan, Taurus, Tayonara, Teotônio, Tércia, Tércio, Tereza, Tiago, Tuane, Tuany, Túlio, Tyrone, Valdelúcia, Valdemar, Valdeme, Valdenice, Valdênio, Valdir, Valéria, Valério, Valesca, Valeska, Valmir, Valmísia, Valter, Walter, Valquíria, Vanda, Vanécia, Vânia, Vanícia, Vanusa, Vanúzia, Veneide, Vênus, Veridiana, Verônica, Veronilson, Verusca, Veruska, Vicente, Vicentino, Vidal, Vilma, Vinícius, Violeta, Virgínia, Virna, Vítor, Vítória, Wagner, Wallace, Warley, Warthon, Washington, Weber, Wellington, Wendel, Wesley, Weverton, Wilde, Wilma, Willamy, William, Williane, Wilson, Wilton, Wilza, Zaíra, Zélia, Zenaide, Zeneide, Zênia, Zenilda, Zanone, Zenóbia, Zenóbio, Zilá, Zilca, Zilda, Zilma, Zirlane, Ziuran, Zoraide, Zuíla

MULHER PROLETÁRIA

Mulher proletária - única fábrica
que o operário tem, (fabrica filhos)
tu
na tua superprodução de máquina humana
forneces anjos para o Senhor Jesus,
forneces braços para o senhor burguês.

Mulher proletária,
o operário, teu proprietário
há de ver, há de ver:
a tua produção,
a tua superprodução,
ao contrário das máquinas burguesas
salvar o teu proprietário.

LIMA, Jorge de. Poesia completa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. v. 1.



PROVÉRBIOS POPULARES

Em 22 de agosto se comemora o dia do folclore brasileiro. Os provérbios populares são exemplos dessa riqueza que é a sabedoria popular, onde temos:
.
1) Prego batido, ponta virada.
2) Não há casamento sem choro nem morte sem riso.

Os dois citados acima, ouvi de uma pessoa conhecida, mas os que estão abaixo, retirei de um livro didático. Vejamos:

3) Pelo andar dos bois se conhece o peso da carroça.
4) Aonde vai a corda vai a caçamba.
5) Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.
6) Tanto vai o cão ao moinho que um dia lá deixa o focinho.
7) Não há domingo sem missa nem segunda sem preguiça.
8) Não há rosa sem espinho.
9) Antes perder a lã que a ovelha.

Fonte: Ser protagonista, 2º ano: ensino médio. 2ª ed. São Paulo, Edições SM, 2013. p. 308. (Coleção ser protagonista; 2)

sábado, 27 de agosto de 2016

FAMÍLIAS BLINDADAS

Começo o texto citando uma frase de outra pessoa: "Um casamento forte raramente tem duas pessoas fortes ao mesmo tempo. É o marido e a esposa que revezam sendo fortes um para o outro nos momentos em que o outro se sente fraco." (Ashley Willis)

É raro, mas se ambos forem fortes, que maravilha! Se forem fracos, misericórdia! É bom que se encontre o equilíbrio.

Como é difícil a convivência entre dois seres que deixam pai e mãe e vão juntos começar uma família! 

O casal deve ter Deus no centro do seu lar, pois a união tradicional para produzir filhos foi direcionada por Ele. E assim, cada um traz uma carga genética que aliada ao temperamento necessita ser alicerçada para ter continuidade, resistência aos abalos.

E o inimigo do casamento inventa que existe a crise dos 7 anos e dos 14. Não tenha medo, ore por sua família, e esteja tranquilo(a). 

Seu casamento está em crise? Está sendo bombardeado por um lado e por outro pelo desânimo? Faça um seguro à prova de fogo! Ore bastante, lute por quem você ama, reconquiste seu par. Faça terapia de casal, participe de encontro de casais, peça conselho a pessoas com casamento estável, tenha paciência, aprenda a ouvir e respeite o outro para também ser respeitado(a).

Eu torço por vocês. Acreditem no amor e fiquem com Deus!



sexta-feira, 26 de agosto de 2016

OS BENEFÍCIOS DA BANANA


Boa para as articulações e os ossos. 

É usada na forma cozida, frita, batida com farinha láctea, como recheio de barrinha de cereal, em forma de doce, torta, farinha, purê, mousse, sorvete, vitamina, cartola( banana, queijo, canela, açúcar), balinha(confeito) ou decorando bolo.

Rica em vitamina "A","E" e em cálcio, ferro, potássio, carboidrato e proteína.

A vitamina "E" também está presente na castanha e no amendoim. Por isso é considerada afrodisíaca.

É também indicada em caso de diarreia, uma vez que a disenteria contribui para haver desidratação, e o potássio trata bem. É usado ainda para combater cãibra. 

Há vários tipos: maçã, leite, anã, nanica, pacovã, ouro, prata...

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL





Preservar ou não preservar? Esta é uma questão que dispensa dúvida, pois se trata de uma condição urgente, primordial, para que se obtenha vida. Não há tempo a perder.

É necessário pensar no futuro. A tecnologia é o futuro, o futuro já começou, está em nossas mãos, apenas estará cada vez mais evoluindo. Então, para haver progresso sólido é preciso haver desenvolvimento sustentável. Ou seja, que a natureza seja transformada com responsabilidade.

Há décadas, Roberto Carlos, renomado cantor e compositor brasileiro, lançou uma música que dizia: "não sou contra o progresso, mas apelo para o bom senso; um erro não conserta o outro, isto é o que eu penso". Faço minhas as suas palavras.

Não adianta destruir árvores, explorar a madeira, usufruir dessa matéria-prima a favor da industrialização em nome do progresso, de qualquer jeito, quando problemas surgirão em consequência desse ato. Pensando assim, sou a favor que o homem use alternativas, encontre uma ou várias formas de fazer uso do solo, garantindo vida saudável.

Já temos exemplos a nível de energia, no caso a solar e a eólica. Estamos tendo uma consciência ecológica correta, no entanto, o Brasil despertou para essa realidade muito tempo depois de outros países. Mas tudo bem; como diz o velho provérbio: "antes tarde do que nunca".

Portanto, vamos aperfeiçoar nossas ideias, sabendo que o progresso ocorrerá naturalmente, trazendo qualidade de vida se cada um fizer a sua parte, ainda que se sinta pequeno "como um beija-flor ao apagar o fogo na floresta", tendo apenas o bico como ferramenta.

Seja você, seja eu, sejamos nós! Juntos salvaremos o planeta para as gerações que virão, e ainda que não alcancemos o paraíso em vida, mas deixamos um legado: nossa consciência cidadã.

A fauna e a flora agradecem.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

SOU EU TUTOR DO MEU IRMÃO?

Esta pergunta Caim fez a Deus como resposta, quando questionado após ter dado fim à vida de Abel, quando se escondeu percebendo que havia feito algo errado. Estamos nos referindo ao primeiro homicídio que se tem notícia.

Deus nos faz a mesma pergunta: _ Onde está teu irmão? E você diz: _ Sou filho único, ou meus irmãos já estão criados. Eu digo que Deus vai nos pedir conta desse cuidado.

Está escrito: ama a teu próximo como a ti mesmo; peça perdão; console-o; visite-o em cada aflição; chore se alguém estiver triste; cante se alguém estiver alegre; empreste sua voz ao necessitado. E por aí vai.

Eu não devo dizer que está tudo bem se meu irmão sofre ao meu lado.

Disse Jesus Cristo: _ A minha alma está inquieta, angustiada, porque esse povo não entende por que eu vim ao mundo.

Eu quero encontrar a minha razão de estar no mundo, e acredito que já entendi, desde que aprendi a seguinte frase: "quem não vive para servir não serve para viver." Quem nos deu exemplo foi o próprio Jesus quando humildemente nos convidou a entender a nossa condição de servos.

Faça alguma coisa por alguém hoje, amanhã e sempre, pois é salvando vidas que nos salvaremos. É preenchendo a vida do outro que a nossa é também preenchida.  Vamos dar o primeiro passo! Virão outros, e alguma coisa mudará no mundo se eu começar a mudar a mim mesma; uma vez que depois minhas boas atitudes serão imitadas.

Seja tutor(a). Escolha alguém para você amar, servir, cuidar, proteger, defender. Entregue sua vida e a dele(a) a Deus, e o mundo estará mais leve e melhor.

Algumas pessoas adotam a ideia de que se não presta só vai matando. Não pense assim. Se você der flores, colherá flores. Se der pão, amor, ódio, perdão, respeito... Nós colhemos o que plantamos. Portanto, levemos a carga uns dos outros e dessa forma cumpriremos a lei de Deus. 

Como é ser tutor? Quem ama cuida, zela, elogia, vigia, adverta, ora, evita dores e males. Um gesto atrai o outro. Quer um exemplo? Doe sangue, doe órgãos, doe vida! 

Se seu irmão cresce, você cresce junto; se cai, você cai junto. Portanto, não atire pedras. Retire pedras para o irmão passar. Se não é um irmão de sangue pode ser um irmão de fé.

Texto baseado nos versículos de Gênesis 4:9, Êxodo 20: 12 a 17 e Mateus 19:19.



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PROJETO DESPERTAR

Hoje foi a aula inaugural do Projeto Despertar na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório-Guamaré/RN.

É o 3º ano que preparamos jovens para terem um alvo na vida. O curso segue uma metodologia única para os todos os lugares onde é implementado. Desperta os alunos para o Empreendedorismo, afinal, temos sonhos; precisamos apenas focar, investir, agir e avaliar. Depois, repetir o que deu certo e descartar os erros, amadurecendo cada vez mais, e tendo uma consciência cidadã.

O curso é distribuído em Oficinas, com carga horária de 84 horas, sendo 01 aula semanal de 4h. É uma parceria do Governo do Estado com o SEBRAE. Os alunos participantes são do ensino médio, conforme as diretrizes curriculares da educação voltada ao trabalho.














EFEITOS DA MÚSICA NO CÉREBRO

Os efeitos da música no cérebro são incontáveis, inumeráveis, infinitos: acalma; estimula o apetite e o raciocínio; trata depressão e doenças degenerativas(Parkinson, Alzheimer, Esclerose múltipla...) Por isso, existe a musicoterapia. Você pergunta: é qualquer música? Não, mas a música clássica tem um sentido todo especial. 

Há comprovação científica de que a cura para as doenças pode ser alcançada por música, complementando os medicamentos.

Existe um documentário feito nos Estados Unidos, relatando experiências sobre a "conexão que há entre a música e alma". O filme foi dirigido por Michael Rossato-Bennett, com seguinte título: Alive Inside (tradução: Vivo Dentro ou Vivendo por dentro).

Na indústria pecuária japonesa é utilizada a música clássica nos currais, a fim de evitar estresse na vaca, e dessa forma, produzir o leite de melhor qualidade e a carne ficar macia.

Então, experimente ver como fica sua cabeça ao ouvir o violino, a harpa, o violoncelo, o teclado, a bateria... o ritmo vai trazer efeito positivo ou negativo, depende de quem está absorvendo a música.

Vejamos o que diz a letra da música de Arnaldo Antunes:

MÚSICA PARA OUVIR(ARNALDO ANTUNES)

Música para ouvir no trabalho
Música para jogar baralho
Música para arrastar corrente
Música para subir serpente
Música para girar bambolê
Música para querer morrer
Música para escutar no campo
Música para baixar o santo
Música para ouvir 
Música para ouvir
Música para ouvir

Música para compor o ambiente
Música para escovar o dente
Música para fazer chover
Música para ninar nenê
Música para tocar novela
Música de passarela
Música para vestir veludo
Música pra surdo-mudo

Música para estar distante
Música para estourar falante
Música para tocar no estádio
Música para escutar rádio
Música para ouvir no dentista
Música para dançar na pista
Música para cantar no chuveiro
Música para ganhar dinheiro

Música para ouvir 
Música para ouvir
Música para ouvir

Música pra fazer sexo
Música para fazer sucesso
Música pra funeral
Música para pular carnaval
Música para esquecer de si
Música pra boi dormir
Música para tocar na parada
Música pra dar risada

Música para ouvir 
Música para ouvir
Música para ouvir

(Fonte da música: www.letras.com.br/arnaldo-antunes)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O DIRETOR DA ESCOLA MUNICIPAL BENVINDA NUNES TEIXEIRA-GUAMARÉ/RN TEVE FESTA SURPRESA EM TODOS OS TURNOS

Que safra de aniversários na escola! É sempre bom estar ao lado de pessoas amigas. 

A família Benvinda está cada dia mais unida e reunida; desta vez para comemorar o aniversário do diretor da escola.

Parabéns, Sr. Miraci!






SOBRENOME CARSON - BEN CARSON: MÃOS TALENTOSAS, MÃOS ABENÇOADAS, MÃOS AJUDADORAS

                                    (Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ben_Carson)

Uma mãe pode dizer a um filho: _Você não é nada, não vai ser nada, atrapalha a minha vida. Se disser, não espere muito dessa criança ou adolescente. A pessoa se sente fracassada e não consegue enxergar um futuro brilhante, ou melhor, nem futuro. 

Minha avó-mãe fez diferente com os filhos dela e comigo. Orou por nós e nos encaminhou na vida. O tempo passa, ela não está mais entre nós, fisicamente, porém, seus conselhos nos acompanham. 

Também tenho outra história para contar: a de Ben Carson, aquele neurocirurgião que separou os gêmeos siameses, em 1987. Lembro bem quando o caso se tornou público, acompanhei pela televisão. 

É uma história linda, e me emociono em ver o exemplo de superação. Você pode adquirir o livro e o filme que contam a história dele.

Norte-americano, nascido em 1951. Se hoje, conviver com o preconceito não é fácil para afrodescendentes, imagine naquela época, nos Estados Unidos! Ele serviu de chacota para os colegas de sala de aula por ser de pele escura e não ter um bom desempenho nas notas. Mas foi cheio de fé, que foi o sustentáculo em saber ouvir os conselhos da mãe. Esta era babá, faxineira, separada, trabalhando exaustivamente para criar os filhos, e ele com humildade, coragem, fé, persistência chegou ao topo. Tornou-se renomado neurocirurgião que surpreendeu a medicina. Acredita em milagres e sempre pediu orientação a Deus antes de realizar os procedimentos cirúrgicos. Entendeu que não somos semideuses ou deuses.

Temos algo em comum. Somos adventistas do 7º Dia, gostamos muito de orar e tivemos quem orasse por nós e nos apoiasse com sacrifício. Vale a pena obedecer a Deus e aos pais. E o bom da vida é devolvermos as bênçãos, colaborando com a felicidade do outro. Ele tem uma instituição através da qual possibilita bolsa de estudo a alunos-destaque, com conceito excelente. 

Excelente contribuição com o mundo, formando mãos e mentes talentosas. Enfrentou situações delicadas na profissão, como a separação das crianças unidas pela cabeça, cuja cirurgia durou 22 horas e necessitou contar com uma equipe de 70 pessoas, e com êxito, graças a Deus, que envia esses anjos, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do pessoal de apoio, porque a limpeza é essencial para que não haja infecção hospitalar. 

Ele é autor de outros livros: Sonhe Alto e Risco Calculado, também editados pela Casa Publicadora Adventista.

Nunca duvide de si mesmo, melhore a autoestima, e receba ajuda do Alto, de Deus, o médico dos médicos.

Mãe, diga a seu filho: _ Você pode, você consegue! E você, peça a Deus para dar boa memória e lembrar do que estuda, pois na hora das atividades escolares e da vida, quando você for provado, poderá ser aprovado. Estou na torcida.

Você me pergunta: _ E quem não ora, não pede sabedoria a Deus, chega lá? Sim, mas será que tem o mesmo equilíbrio emocional de uma pessoa que tem fé? Muitos se desesperam por fracassarem, por se considerarem heróis, aí quando a vida lhes surpreende, sofrem. 

É isso mesmo. Médico adoece, fica depressivo, porque às vezes se sente impotente diante de circunstâncias da vida exigindo muito dele; sentindo-se incapaz.

E parabéns, Dr. Carson! Ser neurocirurgião, lidar com o cérebro, é sensacional! Os homens mexem com tecnologia e vão ficando insensíveis, mas quem trabalha com o cérebro tem que ser sensível. 

Se eu não o conhecer aqui, que seja na eternidade! 

Meu pai é Dr. Luiz Miranda, brasileiro, há 43 anos prestando serviço a algumas cidades do interior do Rio Grande do Norte. Sei o que é conviver com um anjo da medicina. Um tem a realidade do interior; o outro, a dos Estados Unidos. Doença não escolhe lugar ou hora para aparecer. Deus continue abençoando a todos nós que trabalhamos mais por amor do que por salário, pois o dinheiro que paga saúde e educação não recompensa o esforço como deveria, mas a eternidade nos aguarda com um galardão melhor que as medalhas que o mundo oferece.

O meu pai é médico e o meu pai-avô foi um autodidata´que dedicou-se à causa como missão dada por Deus, pois não cursou universidade. Teve mãos também abençoadas. O hospital municipal em (Guamaré-RN) tem o nome do meu avô, e o Posto de Saúde-PSF em (João Câmara-RN) tem o nome do meu pai. 




segunda-feira, 22 de agosto de 2016

CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO COM INSCRIÇÕES ABERTAS NA UFRN

Para maiores informações, consulte o site https://sigaa.ufrn.br, leia o edital, mantenha-se informado do calendário, estude e vá em frente!

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO RN RECEBEM MENÇÃO HONROSA PELA PARTICIPAÇÃO NA 11ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA-OBMEP, REALIZADA EM 2015

Dos 201 alunos homenageados, um foi WEVERTON LUÍS MARTINS DE ARAÚJO, que na ocasião era aluno da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira-Guamaré/RN.

Os que aparecem nas fotos, compartilhando da alegria do aluno, são: a mãe, a Secretária Municipal de Educação de Guamaré, o Diretor da Escola Benvinda e o Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental anos Finais.

A solenidade de entrega da menção honrosa foi em Natal, no dia 19 de agosto de 2016.
Parabéns! Que isto sirva de estímulo para continuar competindo e incentivando outros alunos.

 

domingo, 21 de agosto de 2016

BANHO DE LUA

(Foto de Elisabete Queiroz e Cilene Miranda)

A lua cheia
O mar prateia
O rosto clareia
Há beleza nas ondas e na areia
Adrenalina na minha veia
E na alheia, alegra; não chateia
São obras de Deus, creia!

Histórias de pescador da baleia
Lendas do lobisomem e sereia
Contadas pela “pareia”
Que por lá passeia 
Inspiram rimas inteira e meia
Que animam a pessoa bonita e feia
Há emoção nos meus olhos, leia!

Samara Gadelha de Miranda, 21 de agosto de 2016.





O SHOW JÁ TERMINOU

Caros internautas, as Olímpíadas chegaram ao fim. Foi tudo lindo! Muitas histórias encerraram ou iniciaram na Vila Olímpica, e agora a vida volta ao normal.

Como diz a letra de uma música antiga de Roberto Carlos "o show já terminou, vamos voltar à realidade" do país.

Estamos às vésperas do julgamento da presidenta Dilma Rousseff, de sabermos o resultado dessa novela que se arrasta há meses.

Qual o legado para um país que se encontra em crise financeira? Pois enquanto está havendo a Política do Pão e Circo não existe ideologia, todos buscam o mesmo bloco, falar a mesma língua. Na hora da empolgação todos querem "botar o bloco na rua". (Lembrando aqui de uma antiga marchinha de carnaval).

E agora, quem vai pagar a conta das despesas que foram feitas para que o Brasil fosse o anfitrião da festa?

O encerramento está parecendo com o final da fábula da Cigarra e a Formiga, quando diz: Você cantava? Então dance agora. Não reclame depois da falta de solução para os problemas do país, porque foi feito um investimento altíssimo no intuito de competir com outros que investem o ano inteiro no esporte.  

Parabéns aos nossos atletas, corajosos em competir com quem vive praticamente do esporte e para o esporte, unicamente à disposição de treinos e com participação ativa de patrocinadores, diferente dos nossos que têm que se dividir entre outras atividades, senão passarão fome.

Ressaltando que o Brasil não se limita ao Rio de Janeiro. Há muito o que fazer daqui para a frente em cada pedaço desse chão "abençoado por Deus, bonito por natureza", mas massacrado por alguns gestores.