terça-feira, 29 de novembro de 2016

DESPEDIDA COLETIVA DE BRASILEIROS NO AVIÃO NA COLÔMBIA

Eu acordei. Ao abrir os olhos falei como de costume: _ Bom dia, Deus! Orei, li as passagens da Bíblia, fiz ginástica e vibrei com a água que jorrava nas caixas d'água da minha casa. Até aí tudo bem. Agradeci pelo milagre da água. Quando peguei o celular, deparei-me com a notícia da queda do avião. Foi chocante. Lá estava na televisão, em tudo quanto  é noticiário. Pensei: Meu Deus é verdade? Um time, pessoas felizes; não era ficção.  

Não só brasileiros, mas o mundo todo compartilhando a mesma dor. Buscamos explicações. Procuramos entender. Gostaríamos de poder abraçar cada membro dessas famílias pessoalmente. E assim começa a longa espera do reencontro.

Muitos vídeos foram feitos, e serão vistos por milhares de pessoas. Muitas mensagens, vozes gravadas, que serão sempre lembradas. Mães, pais, padrastos, madrastas, irmãos(ãs), esposos(as), sobrinhos(as), cunhados(as), primos(as), vizinhos(as), amigos(as), tios(as), fãs, patrocinadores unidos(as) pela saudade.

Qual a lição que ficou dessa tragédia? Foram 72 passageiros, 4 não embarcaram, e 9 eram tripulantes. O minuto seguinte da nossa vida a Deus pertence. Planejamos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. 

Não cai um fio de cabelo nem a lágrima sem a permissão dEle. Partimos sem nada levar, e a despedida pode ser solitária ou coletiva. Quantos não têm ninguém por perto, e a família vem encontrar o corpo já sem vida.

Bom, mistério não se explica. Só Deus para nos confortar e nos fazer entender a ligação espiritual que existe em um grupo tão diversificado, a começar pelos lugares de origem de cada um. Que Deus aumente a nossa fé!



segunda-feira, 28 de novembro de 2016

I SARAU POÉTICO DO CENTRO CULTURAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA EM GUAMARÉ-RN

Parabenizo o belo trabalho realizado por artistas locais no dia 25/11/2016, no I Sarau Poético promovido pelo Centro Cultural Francisco José de Santana, em Guamaré-RN. Os presentes puderam prestigiar peça de teatro, música, contação de história e poesia. Na ocasião o microfone ficou à disposição de quem também quisesse usar a voz.

Conheço os participantes, sei o nível cultural deles, por isso obtiveram bons resultados. A equipe já está planejando o próximo para dezembro.

Eu tive uma programação especial na igreja, não pude marcar presença no Sarau, mas meu esposo lá esteve e elogiou o evento. Que venham outros!

Vejam mais fotos através do site: http://atencaoguamare.blogspot.com.br/
Fotos de Alexandre Silva













domingo, 27 de novembro de 2016

É DE CORTAR CORAÇÃO!

Ouvi muitas vezes minha avó-mãe usar a expressão "é de cortar coração!" quando via alguma cena triste, que ia desde o gemido de um gatinho passando fome longe da mãe até um ato de violência com um animal ou uma pessoa.

Hoje, ao ler uma reportagem que mostrava a foto de um jovem de 17 anos que foi linchado em Macau-RN, pensei na revolta que as pessoas estão vivendo pela falta de segurança, e por isso, não esperam mais pela polícia. Fazem justiça com as próprias mãos.

Sou cristã, sei que na Bíblia está escrito no evangelho de Mateus 24:12, que "o amor esfriará de quase todos" nos últimos dias da história desse mundo, que antecederem à volta de Jesus Cristo. Chegou este tempo. As pessoas estão insensíveis, com a mente cauterizada, agindo por impulso, e assim, mais uma vida se perde para o crime, para as drogas. 

Não me iludo esperando tempo bom. Quem quiser pode me chamar de apocalíptica. Existe outro nome para essa realidade?

Enquanto os idosos comemoram qualidade de vida, por outro lado adolescentes vão embora de forma precoce. Que tristeza! Vemos sinais para todos os lados, principalmente na natureza.

Imagino o clamor da mãe que um dia teve em seus braços "uma criaturinha indefesa", e de uma hora para outra é uma ameaça à sociedade. E ela se pergunta como tantas outras: _Onde foi que errei? O que faltou fazer por ele?

Sabemos que a violência não é de hoje, no entanto, a crueldade tornou-se banal. Saímos de casa, porém não sabemos se voltaremos. 

O ser humano merece uma segunda chance. Diz a reportagem que o jovem já teve entrada na polícia, mas como terá sido a primeira chance? Recuperou-o em quê? Sei que qualquer um de nós também poderia ter sido vítima dele, sem dúvida, mas a população se desespera e age dessa forma, quando ele também foi vítima de um sistema falido que o fez ter um fim terrível, doloroso.

Precisamos ocupar os jovens. Será que se ele tivesse recebido estímulos positivos, outras amizades, outra família, não teria vivido um final feliz? Você pode querer explicar com muitas teorias, entretanto, tudo volta para o velho discurso de que o homem é produto do meio. 

Muitos jovens estão desnorteados, buscando abrigo em pessoas e ambientes fúteis, e aí está o resultado: um caminho sem volta. Só tenho a lamentar e pedir que Deus ilumine o caminho de quem está em trevas. Que outros adolescentes vejam os exemplos e busquem entrar 2017 mudando sua vida para melhor. Procurem grupos de jovens em igrejas e juntem-se a eles ou em casas de recuperação de viciados; ainda dá tempo de escrever uma nova história. 

Leitor, você pode ajudar a um desses adolescentes encontrar uma saída; faça a sua parte. Estou fazendo a minha. Resgate uma vida nesse período de fim de ano, e veja a diferença. Ambos têm a ganhar: você e ele.

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA (TEXTO DE PAULO LEMINSKI)

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito
                                                                     [inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar como um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA. 
Não deu.
Acharam um artigo indefinido na sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.

LEMINSKY, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo: Brasiliense, 1983. In: Português especial ENEM. Editora Saraiva. p. 79.

sábado, 26 de novembro de 2016

V CONCERTO OFICIAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRN

MORRE EM HAVANA, AOS 90 ANOS, FIDEL CASTRO RUIZ: UM DOS ÍCONES DO COMUNISMO

                 (Fonte: https://www.google.com.br/search?q=Fidel+Castro+imagens)

Uma nova página é escrita em Cuba, a partir de hoje, com a morte de quem foi ditador, o comandante da revolução cubana, o líder de um regime totalitário o qual esteve à frente por quase meio século. 

Como o mundo recebeu e reagiu a essa notícia divulgada na noite de 25/11/2016, às 22h30min (horário de Cuba) e 01h30min (no Brasil)? A mensagem foi dada pelo irmão dele, Raul Castro, que é quem comanda Cuba desde 2008, quando Fidel foi afastado para tratamento, pois se encontrava debilitado.

E assim tomba o baluarte da era castrista: o homem de roupa verde, botas pretas e charuto. O que isso muda no cenário mundial do ponto de vista histórico? 

Líderes mundiais expressaram condolências através de telegramas, e desse modo se percebe que ele foi amado por uns (tido como guru, mito) e odiado por muitos. Ou seja, sua morte foi reverenciada por uns, enquanto foi comemorada por outros que veem a economia arruinada devido terem passado tanto tempo sob um governo de economia fechada. Também tornou-se figura polêmica, porque não esquecem a tortura e morte de parentes e amigos nessa luta que se deu em nome do poder. 


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

GUAMARÉ GANHA SELO UNICEF


Este blog parabeniza o gestor municipal de Guamaré-RN, o Sr. Hélio Willamy Miranda da Fonseca por ter desenvolvido uma bela gestão de 2013 a 2016, onde se mostrou sempre preocupado com todos os setores da sociedade guamareense; o que mereceu o reconhecimento do SELO UNICEF-MUNICÍPIO APROVADO, por ter alcançado as expectativas de um município em busca do desenvolvimento.

A UNICEF (United Nations Children's Fund) é o Fundo da Organização das Nações Unidas-ONU responsável pelas políticas públicas de assistência à infância e à adolescência.

Para ter a garantia do Selo Unicef o município deve cumprir metas, e foi o que Guamaré realizou para crianças jovens e idosos, baseadas na inclusão.

Guamaré foi bem representado em suas ações, com equipes maravilhosas, porque aqui tem gente que faz. 



SOBRENOME PAROLA

Origem: italiana.

Significa palavra, promessa, fala.

Ex.: Uomo di parola (homem de palavra).
        A buon intenditore mezza parola (para bom entendedor meia palavra basta).

POLITO, André Guilherme. MICHAELIS: dicionário escolar italiano: italiano-português; português-italiano. 2. ed. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2009. p.248.

SOBRENOME JUNQUILHO

É um tipo de planta ornamental e aromática.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Os verbos de 1ª Conjugação são terminados em "ar":
Ex.: Cantar, pular, dançar, amar...

O pretérito perfeito é conjugado da seguinte forma:
Cantamos, pulamos, dançamos, amamos.

O presente do indicativo é: 
Cantemos, pulemos, dancemos, amemos.

Os verbos de 2ª Conjugação são terminados em "er":
Ex.: Perder, comer, fazer, beber...

O pretérito perfeito é conjugado da seguinte forma:
Perdemos, comemos, fizemos, bebemos.

O presente do indicativo é:
Percamos, comamos, façamos, bebamos.

Nós percebemos que algumas pessoas invertem essa conjugação. Por exemplo: Em vez de dizer "pegamos" dizem "peguemos" no pretérito perfeito (passado).

Muito cuidado! Só muita leitura e escrita para evitar deslizes no idioma.

Já os de 3ª Conjugação são terminados em "ir". 
Ex.: Sair, cair, fugir, pedir...

Quanto ao pretérito perfeito é necessário observar que, em se tratando de hiato, o "i" recebe acento.
Saímos, caímos, fugimos, pedimos.

O presente do indicativo é:
Saiamos, caiamos, fujamos, peçamos.


PROJETO CAPODANÇA - PROGRAMAÇÃO CULTURAL

DIA NACIONAL DE LUTA

SOBRENOME CLÁUDIO

Em latim significa "coxo". Daí o verbo claudicar (coxear, cometer falta, errar). E o adjetivo claudicante. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 7 ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2008, p.239)

Sobrenomes variantes: Claude, Claudel, Claudina, Claudino.

E ainda encontramos como primeiro nome: Claudiano, Claudine, Claudineide, Claudionor, Claudete, Claudinete.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UMA QUESTÃO DE ATITUDE

Este blog foi feito para professores, alunos, pesquisadores, poetas e outras pessoas da comunidade que se preocupam em servir à sociedade. As palavras têm poder, e por meio delas, podemos mudar "o mundo" que nos cerca, onde nossos pés alcançam.

Por isso, solicito aos leitores que colaborem com Kg de alimento; roupa, brinquedo e livros (novos ou usados); fraldas; produtos de higiene pessoal, para serem doados.

Vale salientar que faço esse trabalho há anos, e no final do ano, então, é mais fácil de sensibilizá-los, porque é quando se tira para renovar a casa, guarda-roupa, calçados. Não descartem por estar no ponto de ir para o lixo, e sim, por estar em condições de vestir, calçar ou alimentar alguém necessitado, que fará uma festa ao receber. 

O espírito natalino deve ser uma rotina, não apenas em dezembro, mas iluminando a vida do próximo a cada instante de sua vida. 

Preciso organizar os kits com antecedência. Quem trabalha comigo sabe onde me encontrar. 

Entre na corrente do bem! Seu sorriso também é minha alegria. Colabore! No final dessa campanha, postarei o saldo das contribuições. Publicarei o que o blog arrecadou e quantas famílias foram assistidas.                            

Obrigada pela atenção!

VOCÊ É AUTÊNTICO(A)?

Algumas pessoas não gostam das confraternizações de fim de ano no trabalho, porque muitos passam o ano todo sem dar um alô, sem dizer um bom dia para quem convive na cadeira ou sala ao lado, aí no final do ano saem cumprimentando "cachorro, papagaio e periquito".

Como é bom ser autêntico, original! Ser o que é, sem ser "Maria-vai com as outras". Gostar, amar, doar-se, sem interesse.

Vamos ter um caráter exemplar o ano inteiro! 

Desejo, então que: 1) tenhamos um feliz amigo secreto "cheiroso ou doce"; 2) acima de tudo, sejamos verdadeiros amigos; 3) saibamos interagir, fazer novas amizades; 4) troca de presentes e o abraço sejam aconchegantes e fortaleçam os antigos e novos relacionamentos. E ainda, que o Príncipe da Paz, Jesus Cristo, renasça em cada coração!

Feliz Natal! Próspero 2017!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

CARTÃO DE NATAL (JOÃO CABRAL DE MELO NETO)

Pois que reinaugurando essa criança
pensam os homens
reinaugurar a sua vida 
e começar novo caderno,
fresco como o pão do dia;
pois que nestes dias a aventura
parece em ponto de voo, e parece
em vão enfim poder
explodir suas sementes:

que desta vez não perca esse caderno
sua atração núbil para o dente;
que o entusiasmo conserve vivas
suas molas,
e possa enfim o ferro
comer a ferrugem,
o sim comer o não.

MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. In:  Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. - Gestar II, Língua Portuguesa Atividades de Apoio à Aprendizagem-AAA3. MEC. Brasília, 2008. p. 44.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O ESPÍRITO NATALINO É A GOSTOSA UNIÃO NO TRABALHO O ANO INTEIRO - AQUI JESUS CRISTO ENCONTROU HOSPEDAGEM

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

Em virtude da crise econômica do país, o Banco do Brasil fechará 402 (quatrocentos e duas) agências no intuito de reduzir despesas.

No Estado do Rio Grande do Norte serão: 
Natal: na Av. Ayrton Senna, Base Naval, Biomédico, Norte Shopping, Shopping Midway Mall; TRT-Ag. 4716;
Parnamirim - Ag. FAB-BANT;
Afonso Bezerra - Ag. 142
Florânia - Ag. 2066
Governador Dix-Sept Rosado - Ag. 2084
Martins - Ag. 2284
Mossoró - Petrobras Ag. 4711
Pedro Avelino - Ag. 2430

Essa reforma administrativa também inclui aposentadoria e redução de jornada de trabalho para alguns funcionários.

domingo, 20 de novembro de 2016

A CASA PUBLICADORA DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA PROMOVE ANUALMENTE A FEIRA DE LIVROS, CDs, DVDs, HINÁRIO, MEDITAÇÃO, MATERIAL EDUCATIVO INFANTO JUVENIL E PRODUTOS NATURAIS. ONTEM E HOJE ESTÁ ACONTECENDO A DO RIO GRANDE DO NORTE, EM NATAL.

A LÁGRIMA (AUGUSTO DOS ANJOS)

_ Faça-me o obséquio de trazer reunidos
Cloreto de sódio, água e albumina...
Ah! Basta isto, porque isto é o que origina
A lágrima de todos os vencidos!

_ "A  farmacologia e a medicina
Com a relatividade dos sentidos
Desconhecem os mil desconhecidos
Segredos dessa secreção divina. _"

_ O farmacêutico me obtemperou. _ 
Vem-me então à lembrança o pai Ioiô
Na ânsia física da última eficácia...

E logo a lágrima em meus olhos cai.
Ah! Vale mais lembrar-me eu de meu Pai
Do que todas as drogas da farmácia!

ANJOS, Augusto dos. Obra completa, op. cit. p. 490.

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


A Lei Áurea foi em 1888, mas o que mudou daquele tempo até aquiOs negros puderam estudar, trabalhar, porém, suportaram uma carga pesada na memória acerca do seu passado. Foram cenas vividas de forma individual ou em coletividade, onde por vários séculos foram privados de direitos.

Tiveram que reconquistar a dignidade após tanto tempo de desprezo. Foram torturados, entretanto, não perderam sua energia, sua vontade de enfrentar as armadilhas que a vida lhes preparou.

Poucos se destacaram em se tratando de intelectualidade e financeiramente, pois muitos dos afrodescendentes são os que não concluíram as séries colegiais. É só analisarmos os dados estatísticos dos países que viveram a conjuntura da escravidão negra.Também poucos construíram um patrimônio.

É ou não é uma dívida social com essa gente resistente? Povo massacrado, que por isso já dizia Castro Alves: "Ó mar, por que não apagas  
                                           Co'a esponja de tuas vagas
                                           De teu manto este borrão?..." (Poema O navio negreiro)

Bom seria se pudesse ser apagada essa vergonha nacional... Se não tivesse existido!

Foram tratados como animais, considerados sem alma, tiveram nomes e sobrenomes trocados, mantidos em silêncio, no entanto, a mama África legou ao mundo muitas histórias, pois em cada lugar desse planeta tem herança dela. Em cada casa podemos encontrar raízes de uma cultura hoje invejável, moda, culinária e estilo de vida copiados.

Somos todos iguais nas diferenças, porque não é a cor que distingue felicidade, sucesso, honestidade, respeito, e sim, o caráter. Essa é a consciência que todos devem ter.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CONVITE PARA EVENTO DA IGREJA CATÓLICA EM GUAMARÉ


TODO MUNDO É IGUAL


Você já dormiu na melhor hora do filme?

Já foi acordado por alguém ou pelo despertador no melhor do sonho?

O pirulito acabou na parte mais gostosa? 

Teve que voltar da festa na hora que ia ser a melhor parte da brincadeira?

Você teve que se desfazer da roupa que mais gostava devido ter engordado ou emagrecido muito?

O sapato, a bolsa e o cinto perderam a cor?

A fisionomia da infância e da adolescência ficou em qual espelho?

Cadê os dentes da infância e da adolescência?

Na melhor frase do texto a caneta falhou?

Na hora do beijo alguém flagrou e atrapalhou?

No melhor do enredo o livro acabou?

E para onde foram os amigos que mudaram de endereço na melhor fase da vida?

Assim caminha a vida. O presente se faz com a ajuda do passado; não há como fugir! Fica sempre a sensação de que a história não acabou; foi apenas interrompida.

Você agora é espírito, mas um dia me abraçou. Você que um dia viu um filme, dormiu, acordou, festejou, foi amigo, teve amigos, e para outra vida caminhou, pois dessa realidade ninguém foge. É unindo passado e presente que você é "o que é", e eu sou "o que sou". Só a matéria acabou.

O sol se pôs, a noite chegou, e muita coisa não deu tempo concluir. A vontade foi quem restou.


CONVITE


A FORÇA DO OLHAR

À luz do dia
Vi a luz dos olhos teus
Que tanto reluzia
Ao procurar os meus

Ao nos olharmos
Veio a sintonia
Ao nos encontrarmos
Veio a sincronia

Que beleza é o olhar!
É obra de Deus
Como é bom encarar!
O que separa é o adeus

Depois do primeiro
Vieram milhares
Não esqueço, foi ligeiro
E se repetiu nos lugares

Depois que você me olhou
Meu coração estava selado
A emoção então começou
Tornou-se meu namorado

Não há quem resista
Tudo ali começa
Procura um? Não desista
Nem precisa ter pressa

É coisa de adolescente
Para sempre iremos lembrar
Aquele momento na mente
Ficou para se eternizar

Em 13 anos muitos olhares!
É o tempo de casado
O mesmo brilho nos pares
Tem nos animado


Samara Gadelha de Miranda, 18/11/2016.





  

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA REGENTES DE BIBLIOTECA E SALA DE LEITURA

A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte promoveu através da VI DIRED uma formação continuada no dia 17 de novembro de 2016, das 8h às 17h30min, na Escola Estadual Professora Clara Tetéo, em Macau-RN.

O palestrante da oficina foi Rubemar Loureiro, Bibliotecário e Vice-Diretor da Biblioteca Américo de Oliveira Costa (da Zona Norte-Natal-RN).

O objetivo é mostrar a grande importância da Biblioteca e da Sala de Leitura, torná-los ambientes dinâmicos, atuantes, aconchegantes, facilitar a localização dos livros, e consequentemente, formar mais leitores. É portanto, despertar na comunidade escolar o gosto pela leitura, uma vez que ler faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa.