terça-feira, 28 de março de 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN ABRE VAGAS PARA CURSOS A DISTÂNCIA

Na manhã de hoje, 28 de março, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte publicou através da COMPERVE (Comissão Permanente de Vestibular), Edital, para seleção de 1.610 vagas em curso de Bacharelado e Licenciatura na modalidade a distância.

As inscrições ocorrerão entre os dias 10 de abril a 2 de maio. Os polos contemplados com as vagas serão os de: Caicó, Guamaré, Currais Novos, Macau, Lajes, São Gonçalo do Amarante, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins e Nova Cruz.

Fiquem atentos! Não percam esta chance!

domingo, 26 de março de 2017

PRONOMES INDEFINIDOS

Na Língua Portuguesa os pronomes indefinidos podem ser variáveis e invariáveis.

Os variáveis como o próprio nome diz, variam, porque podem ser usados como masculino e feminino e singular ou plural. 
Vejamos os exemplos:
Algum, alguns, alguma, algumas;
Nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas;
Todo, todos, toda, todas;
Outro, outra, outros, outras;
Muito, muitos, muita, muitas;
Pouco, pouca, poucos, poucas;
Certo, certa; certos, certas;
Bastante, bastantes;
Um, uma, uns, umas;
Tanto, tanta, tantos, tantas;
Qualquer, quaisquer;
Vário, vária, vários, várias

Os invariáveis possuem forma fixa, não variam.
Alguém;
Ninguém;
Tudo;
Nada;
Algo;
Cada;
Mais; 
Menos;
Demais

BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA NÃO TEM FUTURO

Quem pensa que a brincadeira de faz-de-conta é coisa apenas de criança, engana-se, pois mediante os escândalos, eu penso que: se em relação à alimentação nós ficamos cabreiros, com um pé atrás, imagine nas amizades! É traição, inveja por todo lado, de onde menos se espera. "O inimigo mora ao lado".

É remédio alterado com farinha; é produto vencido que volta para a fonte e trocam o rótulo para jogar no mercado novamente. E ainda dizem que é mentira, quando sabemos que funcionário insatisfeito é capaz de revelar esses absurdos. E cliente insatisfeito também.

Vê-se fragilidade por toda parte. É aquela história: faz-de-conta que é o verdadeiro, faz-de-conta que é meu, seu, nosso, e vai abrindo portas para mais faz-de-conta. Faz-de-conta que estuda, que ensina, que paga, que compra, que ajuda, que fala, que ouve, que pede, que dá, que escreve, que lê, que é cristão, que ama, que perdoa, que tomou o remédio, e assim se acostuma. Que tristeza!

A Bíblia diz: "quem encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia". Provérbios 28:13

Fazer vista grossa é aumentar os problemas. Não sejamos coniventes! 

O inimigo também faz-de-conta que não existe, e sutilmente trabalha enganando as pessoas, iludindo-as.

Ou é ou não é. O jogo do faz-de-conta é perigoso, principalmente quando se faz-de-conta que ninguém está vendo.

Por outro lado, lembro de alguém que brincou que estava se afogando, e como era uma pessoa brincalhona, ninguém acreditou, e acabou se afogando. Todo cuidado é pouco; senão, seremos tragados pelas ondas do mar da vida.

Agora, não faça de conta que leu; absorva e seja autêntico. O mundo precisa de nós. Façamos a diferença! 

quarta-feira, 22 de março de 2017

1º CIRCUITO CULTURAL 2017 - BAIXA DO MEIO

Evento cultural realizado em Baixa do Meio, distrito de Guamaré-RN, no sábado, dia 18 de março de 2017. 

O evento contou com as seguintes participações: Cia. Máscaras do Sal (os palhaços); Cia. de Dança Movimento (as meninas de laranja); Grupo de Capoeira de Mestre Tucano; Anjos da Arte e Cultura Guamareense, Grupo Kebre Swing; Grupo Vem que Tem.

Parabéns aos organizadores e aos artistas!

terça-feira, 21 de março de 2017

COMENTÁRIO SOBRE O FILME MOANA: UM DOS CONCORRENTES AO OSCAR 2017 NA CATEGORIA ANIMAÇÃO

O filme MOANA - UM MAR DE AVENTURAS - é uma boa indicação para quem gosta de animação, comédia, aventura e musical. Retrata a cultura Polinésia (conjunto de ilhas no sul do Pacífico; região da Oceania), a vida dos moradores de uma dessas ilhas, em um cenário belíssimo, e mostra um cuidado especial com a natureza. Narra sobre Maui, o semideus do fogo e do mar, onde a figura desse herói e da princesa foge aos padrões tradicionais. Apresenta os rituais, a dança, a crença, misturando um pouco de humor com os animais divertidos (porquinho Pua e o galo HeiHei), e  a tradição em divulgar a história contada pelos antigos, no caso, a avó.

Moana Waialiki é filha do chefe da tribo e foi preparada para ser a sucessora do pai. É um filme instigante. Levei para a sala de aula do ensino médio para as aulas de História sobre Mitologia, para a aula de Língua Portuguesa e de Artes. Uma criação da Disney revelando mais um perfil feminino entre tantos outros que já produziu.

Mas, confesso que me preocupei quando uma mãe falou que as crianças dela assistem todos os dias. Percebo bastante mensagem subliminar. É tudo muito sutil à medida que vai passando a mensagem da curiosidade a qual Moana enfrentou para realizar seu sonho de conhecer outra realidade, desobedecendo a ordem do pai e ultrapassando os recifes (ou arrecifes). Ou seja, quis mostrar que devemos correr atrás dos nossos sonhos, mesmo tendo que enfrentar perigos, pois ficam as lições, as experiências de vida. E assim, com coragem, Moana vai quebrando um paradigma, incentivada pela avó, em busca de uma região desconhecida, enfrentando criaturas marinhas.

Maui diz que está preso na ilha há mil anos. Apocalipse 20:2
Lúcifer no brilho das pedras andava. Ezequiel 28:14
Maui foi arremessado do céu. Ezequiel 28:16 e 17
Enquanto Jesus Cristo é o Salvador do mundo, no filme é Maui.
Deus pede o nosso coração; já no enredo de Moana a tentativa é resgatar o coração deTe Fiti, que havia sido roubado por Maui. Tinha que ser o coração?
O paredão de água fazendo a separação de uma parte da terra seca lembra o momento em que Moisés atravessou o Mar Vermelho. Moisés tinha uma vara e um cajado. Maui sem o anzol não tinha poder. Percebam a semelhança do anzol com o cajado (parte superior com formato de gancho).
E quando se refere ao demônio que vive no mar, lembra Apocalipse 12:12, que diz: "Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera."

As tatuagens no corpo de Maui representam as vitórias, e ao mesmo tempo, significam cicatrizes, para mostrar a luta incansável que as pessoas devem ter para alcançar seus objetivos. 

E mais elementos mostram uma intertextualidade com a Bíblia, apesar de ser pura mitologia.

domingo, 19 de março de 2017

ANIME-SE! AINDA TEM JEITO PARA VOCÊ















Se você acha a sua vida sem graça, lembre-se que de um simples cardo brota uma linda flor, e é Deus quem faz esse milagre. O ser humano é a obra-prima da criação Divina.

Deixo aqui a citação de uma escritora norte-americana Ellen Gould White (1827-1915): "Deus olha o interior da pequenina semente que Ele próprio criou, e nela vê encoberta a bela flor, o arbusto ou a grande e frondosa árvore. Assim vê Ele as possibilidades em toda criatura humana. Deus nos deu o plano que tem para nossa vida, e deseja que alcancemos a mais alta norma de desenvolvimento." (A Ciência do Bom Viver, p. 396)


QUAL SERÁ O PRÓXIMO ESCÂNDALO?

Eu me orgulhava do Brasil. Eu me orgulhava da minha brava gente brasileira. Eu me envaidecia por sermos tão ricos em belezas naturais, mas o país foi perdendo aos poucos sua identidade por culpa de alguns gestores que fizeram "lavagem de dinheiro" nos cofres públicos, e cinicamente dizem que não sabem explicar de onde veio o dinheiro ilícito.

Como contarão para nossos netos essa história de hoje que logo mais será passado?

Quando diziam que até o leite vendido de porta em porta não escapou de ser alterado, dá para se duvidar de muita coisa. Também se ouve falar em água mineral, combustível e remédio falsificados. "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come."

“A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que não se compram nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que aconteça tudo errado.” (Ellen Gould White)

Nós somos provados diariamente, seja na hora do troco (quando vem a mais); na sonegação de impostos, no desvio de verba, porém, não deve haver dois pesos e duas medidas. "A balança desonesta é abominação para o Senhor, enquanto o peso justo é o seu prazer." Provérbios 11:1 

Vale a pena ser honesto! "Quem for fiel nas pequenas coisas também será nas grandiosas." (Jesus Cristo) 

É assim que o nosso caráter se revela.

Durmamos em paz com a consciência tranquila! 
Boa madrugada!

quarta-feira, 15 de março de 2017

PARÓDIA

Não deixe o idioma morrer
Não deixe o idioma acabar
O idioma foi feito de palavra
E a palavra pra gente falar
Quando eu não puder pisar mais na escola
Quando eu não puder mais ensinar
Leve o livro de ponto para eu assinar
E o meu diploma deixe na parede para enfeitar
Porque com a Reforma da Previdência
Eu não sei se sairei de casa para trabalhar
Minha mente estará confusa, achando que vou estudar
E o nome de algum aluno será que vou lembrar?
É mais fácil uma piada eu contar
Se eu conseguir chegar até lá
Pois do futuro só Deus para enxergar
Quem estará vivo para registrar
Mas, como tudo no Brasil acaba em samba
E o samba foi feito para aproveitar
Vamos dançando, vendo o tempo passar
E junto com o samba o idioma cantar
Samara Gadelha de Miranda, 15 de março de 2017.

terça-feira, 14 de março de 2017

PLURAL DAS PALAVRAS EM ÃOS, ÕES E ÃES

ÕES
Missão - missões
Canção - canções
Mamão - mamões
Porão - porões
Sermão - sermões
Anão - anões
Sertão - sertões
Salão - salões
Razão - razões
Fogão - fogões
Oração - orações
Trovão - trovões
Botão - botões
Orientação - orientações
Portão - portões
Chorão - chorões
Pirão - pirões
Tradição - tradições
Opinião - opiniões
Folião - foliões
Patrão - patrões
Pelotão - pelotões
Facção - facções
Cirurgião - cirurgiões
Barracão - barracões
Janelão - janelões
Curtição - curtições
Dentão - dentões
Porção - porções
Ação - ações
Quarteirão - quarteirões
Autorização - autorizações
Escoriação - escoriações
Exceção - exceções
João - Joões

ÃOS
Irmão - irmãos
Mão - mãos
Cristão - cristãos
Cidadão - cidadãos
Grão - grãos
Pagão - pagãos
Refrão - refrãos, refrães
Corrimão - corrimãos, corrimões
Cidadão - cidadãos, cidadões, cidadães

ÃES
Pão - pães
Cão - cães
Alemão - alemães
Capitão - capitães
Tabelião - tabeliães

É comum fazer o plural com a terminação "ões". Aconselho muita leitura para memorizar, pois alguns admitem mais de uma forma, e por isso, podem confundir. 

segunda-feira, 13 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO "NOS SUPORTAMOS"

Há 14 anos, na manhã de 13 de março, eu estava me unindo a uma pessoa. Não era uma união de bens, era de sonhos, de projetos de vida. E se chegamos juntos a comemorar essa temporada, só tenho a agradecer a Deus. Este sim, é o Autor das bênçãos no casamento, pois foi plano dEle unir o homem e a mulher.

Meu esposo costuma usar a expressão "nos suportamos", e eu caí no real significado dessa palavra, que ele fala sem entender a profundidade da mesma. Hoje falei para ele, pois Deus me deu esse entendimento na reflexão ao despertar. A palavra SUPORTAMOS é a junção de SUPORTE e AMOS. Somos um SUPORTe para o outro e nos amAMOS,

O que é amar? É enfrentar chateação, alegria e tristeza de forma recíproca, ou seja, partindo de mim ou dele. O inimigo de Deus e dos homens sabe disso e tenta destruir os relacionamentos, pois entende que se um lar for forte a sociedade também será. Então, sejamos vigilantes. Satanás faz as pessoas acreditarem que há crise dos 7 anos e dos 14, e que se repete a cada 7 anos. O 7 é o número da perfeição para Deus, e como o inimigo não se dá por vencido divulga essa mentalidade, diminuindo o ânimo de muita gente. O falso amigo, sim, é o pai da fantasia, da ilusão e da mentira. No casamento não há máscara. É ou não é. É aceitar o outro ficar careca ou ter cabelo platinado, engordar, emagrecer, mudar com a ação do tempo, e por aí vai.

Como é bom ter uma família! Não é ser apenas par. É um entender o outro: a psicologia masculina e feminina. É respeitar vontade e diferença. É desenvolver a paciência e procurar fortalecer cada vez mais os laços de amizade. 

Há sombras, os problemas surgem diariamente, mas o segredo é o diálogo. Pode faltar emprego, mas isso não é motivo para separação; pelo contrário, é hora de colaborar na casa cuidando do que é nosso, do filho e dos objetos. E isso vai aproximando o casal. 

Outros exemplos poderão ser dados. Alguém se separa por motivo de doença, isso não é correto. Onde está o amor?  Não acumulem problemas. Diz a Bíblia: "não se ponha o sol sob a vossa ira." (Salmo 4:4) É hora de se sentar e conversar, de dizer o que está certo ou errado.

No entanto, além do diálogo entre o casal, a comunhão com Deus se reverte em bênçãos para o lar. Devemos lembrar que estamos nos unindo a uma pessoa que vem com carga genética, em parte desconhecida, e se revela a cada dia de acordo com as circunstâncias da vida.

Se estou falando com alguém que está achando difícil a convivência com uma pessoa de costumes diferentes, de difícil temperamento, eu digo que peça orientação a Deus. É assim que estamos nos suportando. E digo que nossa união ganha mais sentido ao percebermos a força de expressão desse vocábulo. Não é pejorativo, é verdade. "O amor tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:7)

Desejo que Deus continue visitando meu lar e o seu. Ele é o centro da família. Que nosso coração seja blindado a ponto de enfrentar qualquer tempestade, pois juntos faremos mais por nossa família e pela sociedade. 

Renove sua fé, sua esperança, seu modo de pensar, e dê uma chance ao amor. Este sentimento sobrevive a tudo. Deus é amor. Ele está pronto a fazer um casamento de verdade. Não aquele de muita festa, muita filmagem e de muitos convidados, e sim, o da simplicidade de objetivos comuns, que resista ao tempo e ao "vento". 

Que os ventos da solidariedade, da compreensão, do respeito e do carinho continuem trazendo adubo fértil e fortaleça a semente do amor nas famílias!

Deem um espaço para Deus entrar em seu lar; isto faz a diferença de estarem não apenas reunidos, mas unidos em um só propósito, ser felizes, faça sol ou chuva, pelo simples fato de estarem juntinhos: pai, mãe e filho. E se não houver filhos, virão parentes e aderentes e farão a festa do mesmo jeito, porque isso é projeto de DEUS. A sabedoria vem dEle. Amém!

JOVENS ADVENTISTAS EM AÇÃO

sábado, 11 de março de 2017

VIDA BOA É A DOS OUTROS?



Muita gente pensa que vida boa é a dos outros. Que mania chata a de acharmos que só acontece o que é bom com os outros. Pessoas que pensam assim têm a autoestima baixa. Alguém admira essas pessoas por outras qualidades que elas possuem, no entanto, se acham os piores seres humanos. 

Essas pessoas não querem se ver no espelho. Não querem sair de casa, ficam apáticas ao mundo, e o tempo vai passando para elas. 

Devemos encorajá-las, inseri-las entre pessoas positivas, dar-lhes ocupação, fazê-las ver a situação de pessoas que souberam superar suas limitações.

Uma dica é convidá-las a enfrentar o medo, senão, o próximo passo será de pânico. Daí, acontecerá algo mais grave, onde depois acabarão indo a psicólogo e a psiquiatra; este por sua vez, enche-as de remédio tarja preta, deixando-as dependentes, sonolentas, cada vez mais isoladas do convívio social. E assim, largam emprego, o lazer, e se privam dos amigos. Fazer o quê?

Convidemos para frequentarem reuniões saudáveis, aniversário, piquenique, visita a  um parque, roda de amigos, ao som de uma boa música, quem sabe, tocada no violão. Ou a lerem um bom livro. E o que é mais importante: devemos dar oportunidade a essas pessoas de mostrarem serviço em vez de ficarem só assistindo ao espetáculo, que é a vida. Devem ser participativas, sentir-se úteis. O resultado será "mente sã, corpo são", livrando-se de uma rotina que estava encaminhando-as para a depressão.

Seja voluntário(a); tente guiar alguém a uma vida saudável. Ofereça-lhes o contato com crianças, animais e natureza; incentive-as a fazer ginástica e dinâmicas. Naturalmente estará ajudando e sendo ajudado(a). Deus está pronto a ajudá-las e conta com nosso apoio. 

Tenhamos interesse pelo outro; tornemos a vida mais leve; valorizemos a vida!

A foto acima foi do aniversário de uma prima. Ela escolheu uma forma simples de comemorar a vida com família, amigos, natureza e relaxamento, porque ninguém é de ferro. 

Parabéns, Alcione!

sexta-feira, 10 de março de 2017

ANIVERSARIANTES DE MARÇO

(Fonte da foto do bolo: guiafeminina.com.br)


Aumenta a idade, aumenta a responsabilidade. 

Deus dê sabedoria a todos os aniversariantes, para que saibam enfrentar os desafios que surgirem, a fim de tomarem decisões certas, conforme a vontade dEle, pois, sem dúvida, serão maravilhosas.

Parabéns!

quarta-feira, 8 de março de 2017

O SENTIDO DO LUTO

"Nenhum homem é uma ILHA isolada;  cada homem é uma partícula do CONTINENTE, uma parte da TERRA. Se um torrão é arrastado para o MAR, a EUROPA fica diminuída, como se fosse um PROMONTÓRIO, como se fosse o SOLAR de teus amigos ou o TEU PRÓPRIO. A morte de qualquer homem ME diminui, porque sou parte do GÊNERO HUMANO. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."

JOHN DONNE

segunda-feira, 6 de março de 2017

COMPARTILHANDO O UNIVERSO DOS SOBRENOMES COM CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

DESBRAVADORES DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA LEVAM MENSAGEM DE ESPERANÇA A FUNCIONÁRIOS E PACIENTES DO HOSPITAL MANOEL LUCAS DE MIRANDA-GUAMARÉ/RN

Visita realizada no sábado, dia 04 de março de 2017.

VIDA MULHER

Tantas vezes diz alguém
Em mulher não se deve bater
Só se for no além
Na terra vejo acontecer

Mulher merece respeito
Amar e ser amada
Que ninguém veja defeito
E que seja encorajada

Passou o tempo do desprezo
E de muita humilhação
Ela necessita de zelo
De carinho e atenção

Ela é forte e gentil
Espalhando o amor
Dentro e fora do Brasil
Afastando logo a dor

Porém, existe homem ingrato
Que não sabe reconhecer
Enche-a de mau trato
Depois vai se arrepender

Chega manso com um flor
Chamando-a de bela
A vida ganha sabor
Com a desculpa amarela

Os dois se reconciliam
Numa conversa legal
Ambos se beneficiam
Esquecendo todo mal

E assim leva a vida
O casal que Deus criou
Mas a mulher até sofrida
Seu brilho não se apagou

Fica aqui o recado
Valorize a mulher que você é
Drible sempre o pecado
Através da oração e da fé

Samara Gadelha de Miranda, 06 de março de 2017.


SOBRENOME BLISS

Significa alegria; bem-estar; bem-aventurança; felicidade.

Philip Paul Bliss (1838-1876), cantor e compositor norte-americano; nasceu na Pensilvânia.

Fez a melodia do Hino "Sou Feliz com Jesus", de autoria de Horatio Gates Spafford (1829-1888).

sexta-feira, 3 de março de 2017

OFICINAS DE ARTE CIRCENSE

A VIDA TEM COR

Alguém quer saber se está tudo bem, aí diz: está tudo AZUL?
Existe a imprensa MARROM para quem gosta de sensacionalismo e fofoca.
E o colarinho BRANCO? Tem mais é que sair para dar vaga a quem trabalha de verdade e sua a camisa.
Entrar no cheque especial é estar no VERMELHO.
Cuidado com a febre AMARELA!
A situação está difícil; a coisa está PRETA.
Amizade COLORIDA é sem compromisso.
Uma pessoa se surpreendendo com alguma coisa diz: estou BEGE!
O mundo é BLACK, não é PINK.
A vida do justo tem que BRILHAR.

quinta-feira, 2 de março de 2017

SOBRENOMES JALES, JALIL, JALOTO

Estou tentando encontrar a explicação mais exata para o sobrenome JALOTO. Percebo que não é um sobrenome comum no Brasil. E ao mesmo tempo, vejo semelhança com Jales e Jalil. Vejamos a raiz: o nome "Jaleel" se encontra citado na Bíblia em Gênesis 46:14 (filho de Zebulom; significa Deus aflige). JALES certamente é uma variante, pois as palavras terminadas em EL estão relacionadas a Deus. Eis alguns exemplos: Emanuel (Deus conosco), Daniel (Deus é meu Juiz), Miguel (Quem é como Deus?), Gabriel (Deus enviou), Joel (O Senhor é Deus).

O nome "Jalom" (1 Crônicas 4:17) é também personagem bíblico (hebraico; significa obstinado)

JALIL é árabe. JALOTO tem tudo para estar inserido no contexto.  


OS GANHADORES DO OSCAR 2017

A grande festa do Oscar foi realizada no dia 26/02/2017 em Los Angeles.

Confira a lista dos vencedores:

Melhor Filme: Moonlight - Sob a Luz do Luar
Melhor Direção: Damien Chazelle, La La Land - Cantando Estações
Melhor Ator: Casey Affleck - Manchester à Beira-Mar
Melhor Atriz: Emma Stone, La La Land - Cantando estações
Melhor Atriz Coadjuvante: Viola Davis, Um Limite entre Nós
Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali, Moonlight - Sob a Luz do Luar
Melhor Roteiro Original: Manchester À Beira-Mar
Melhor Roteiro Adaptado: Moonlight - Sob a Luz do Luar
Melhor Música Original: "City of Stars" - La La Land - Cantando Estações
Melhor Fotografia: La La Land - Cantando Estações
Melhor Documentário de Curta-Metragem: Os Capacetes Brancos
Melhor Documentário de Longa-Metragem: OJ: Made in America
Melhor Figurino: Animais Fantásticos e Onde Habitam
Melhor Edição de Som: A Chegada
Melhor Mixagem: Até o Último Homem
Melhor Maquiagem e Penteado: Esquadrão Suicida
Melhor Curta-Metragem Animado: Piper
Melhor Animação: Zootopia
Melhor Edição: Até o Último Homem
Melhores Efeitos Visuais: Mogli, O Menino Lobo
Melhor Design de Produção: La La Land - Cantando Estações
Melhor Filme Estrangeiro: The Salesman (Irã)
Melhor Trilha Sonora: La La Land - Cantando Estações

Fonte: http://br.ign.com/oscar-2017/45904/news/oscar-2017-veja-a-lista-completa-de-vencedores?p=2  Publicado em 27/02/2017 e Acesso em 02/02/2017 Às 02h42min