quarta-feira, 17 de setembro de 2025

CONVERSAS DE PÁTIO DE ESCOLA

Como é bom sentar no pátio da escola e ouvir os alunos! Surge sempre aquela conversa informal sobre a rotina ou novidades. É interessante! Aí se ouve dizer que fulano é o melhor professor, que sicrano é o pior; e tem o jovem que começa a olhar para a jovem no intuito de se aproximar para conhecê-la melhor. Depois vêm outros olhares, o próximo encontro. Também se ouve falar sobre a merenda, sobre o cardápio que é mais gostoso (salada de frutas, cachorro-quente, vaca atolada, sopa...), sobre os jogos interclasses, comentam ainda sobre a cola que compartilharam na prova, entre outros assuntos. Entre um "sobre" e "outro" constroem seus sonhos.

Assim, em meio a diferentes gostos, mais um dia letivo foi cumprido. Chega a hora de retornar para casa, e vai junto o desejo de voltar no dia seguinte para viver novas emoções na aprendizagem, novas experiências, além de formar novas amizades. 

Muitos relacionamentos amorosos começam na escola. Se o pátio falasse! Já presenciou diversas cenas durante muito tempo; ouviu reclamações, gritos, músicas, choro, confusão, brigas...

Conheço casais que foram meus alunos e estudavam na mesma sala de aula quando começaram o "love". Acompanhei casos de Romeu e Julieta dentro e fora da escola, porque em sua maioria os pais não permitiram por considerarem cedo, uma vez que deveriam se preocupar com o estudo. O amor venceu esses desafios; tornaram-se pais de alunos que frequentam o mesmo ambiente em que viveram esses belos anos, onde tudo girava em torno das batidas fortes do coração, das mãos frias, da voz engasgada e do perfume que exalavam, até se unirem e formarem uma família. 

Será que alguém tem dúvida que a história se repeteNo meu caso, só admirei o príncipe encantado, o romance nunca se concretizou, ficou no modo platônico. Hoje posso rir do passado e ver que foi engraçado, mas é uma situação igual a de tantas pessoas, afinal se repete, e podemos dizer que o amor é um dos adubos da vida. 

Dá para escrever um lindo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com este tema, cujas palavras-chave podem ser: escola, amor, pátio. Termino aqui deixando um gostinho de quero mais para que outros se identifiquem e continuem essa crônica. Acredito que enquanto houver pátio de escola haverá assunto para se registrar, porque é local de gente que se encontra, se olha, se abraça e caminha unida pela mesma voz interior, a do coração, porque amor não morre, floresce e frutifica.


quinta-feira, 26 de junho de 2025

DICAS PARA OS CONCURSEIROS

Estamos no período em que estão sendo realizados alguns concursos a nível nacional. Aí você pergunta: Faço a inscrição? Devo estudar o quê? Como estudar? Quando estudar? Como dividir meu horário de estudo? Estudo sozinho(a) ou formo um grupo?

Eu respondo o seguinte: veja os editais dos concursos anteriores para saber a frequência das questões; há quanto tempo não cai tal questão na prova. Reserve um tempo específico para estudar. Procure o horário em que você esteja mais relaxado. Estude com bastante antecedência, dedique-se, renuncie um pouco o lazer e se envolva no conteúdo programático. Se puder, prepare-se um ano antes. Observe a concorrência, mas não se apavore. Pense positivo em dar o seu melhor. Evite chutar as respostas. Procure o máximo usar a lógica. Compre material didático auxiliar; invista em você. Não tenha medo de concorrência.

É melhor tentar com o repertório de conhecimento que você tem em vez de se lamentar por não ter feito. Existe um provérbio popular que diz: "Quem não arrisca não petisca."

E aí? Vai ficar parado? Corra! Dá tempo de se inscrever, estudar e ser aprovado(a). 
Faça a sua parte; Deus fará a dEle, pois quer o melhor para nós. 

Boa prova!



domingo, 23 de março de 2025

MUNDO DOENTE

Já vivi mais de meio século; tempo suficiente para observar que estamos vivendo numa época de pessoas inseguras, desconfiadas, vazias, ansiosas, depressivas, impacientes, irreverentes, insatisfeitas, infelizes, incrédulas, ricas materialmente, mas pobres espiritualmente. 

Muitas pessoas sofrendo de insônia, dependentes de medicamentos, acesas, agitadas, inquietas, com bastante informação na mente e muita responsabilidade para cumprir. 

A correria da rotina diminui a nossa qualidade de vida. Surgem diariamente casos de estafa, estresse, pensamento acelerado e transtornos mentais. Isso é preocupante. Hoje entendo bem a expressão popular que diz "mente sã, corpo são".

Alguns buscam relaxar através da alimentação, de terapia, de caminhada, indo à academia, praticando esportes, e assim tentam recuperar a saúde.

Precisamos ter controle das emoções, pois somos aquilo que pensamos, fazemos, ingerimos e decidimos.

Sendo assim, é hora de fazer uma higiene mental. Esvazie a lixeira do cérebro para receber novas emoções. Abra portas e janelas da casa, respire ar puro, conte até 10, ore, cante, perdoe, ame, divirta-se, encha a mente de pensamento positivo, organize-se, procure se conectar com os céus, abra-se para o novo de Deus. Alegre-se no SENHOR!








quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

A HORA CHEGOU!

É tempo de: confiar em Deus; recomeçar; fazer novos planos; cuidar da saúde; aproveitar para iniciar um curso; procurar emprego; visitar os amigos de perto e de longe; fazer a viagem dos sonhos; comprar a tão sonhada casa, fazenda, sítio ou carro; fazer novas amizades; dar o primeiro passo; reencontrar pessoas queridas; perdoar; economizar; reinventar; ressignificar; amar...

Não sei se você está na fase de prantear ou saltar de alegria, de plantar ou colher, mas sei que uma nova chance está diante de você, abrace-a. Um leque de oportunidades está indo e vindo, porém, chega uma hora que fecha, e não dá mais tempo para nada.

Você está adiando por quê?

Está esperando por quem?

Faltou o quê?

Estamos no segundo dia do ano. Tenha atitude. Levante-se e faça a sua parte.

Com amor fraterno, desejo-lhe um ano abençoado, junto às pessoas que estão e estarão ao seu redor.

Sorria para 2025!