Estamos no período em que estão sendo realizados alguns concursos a nível nacional. Aí você pergunta: Faço a inscrição? Devo estudar o quê? Como estudar? Quando estudar? Como dividir meu horário de estudo? Estudo sozinho(a) ou formo um grupo?
Eu respondo o seguinte: veja os editais dos concursos anteriores para saber a frequência das questões; há quanto tempo não cai tal questão na prova. Reserve um tempo específico para estudar. Procure o horário em que você esteja mais relaxado. Estude com bastante antecedência, dedique-se, renuncie um pouco o lazer e se envolva no conteúdo programático. Se puder, prepare-se um ano antes. Observe a concorrência, mas não se apavore. Pense positivo em dar o seu melhor. Evite chutar as respostas. Procure o máximo usar a lógica. Compre material didático auxiliar; invista em você. Não tenha medo de concorrência.
É melhor tentar com o repertório de conhecimento que você tem em vez de se lamentar por não ter feito. Existe um provérbio popular que diz: "Quem não arrisca não petisca."