quarta-feira, 24 de abril de 2013

SOBRENOME SENA


              Há quem diga que o sobrenome Sena veio da França por causa do Rio Sena. Outros dizem que veio da Itália, da região Siena. Eu vejo que a versão mais correta é a de que o sobrenome SENA, SENNA tenha se originado da planta conhecida pelo chá que é feito de suas folhas, e indicado para constipação, flatulência e cólica. Os judeus que residiam em Portugal e na Espanha, no século XV, foram forçados pelos reis católicos a se converterem ao catolicismo, a se tornarem cristãos-novos, então, começaram a adotar os sobrenomes de plantas para se identificarem ao se espalharem pelo mundo, e assim, chegaram ao Brasil. É a mesma história para outros sobrenomes, como por exemplo: Palmeira, Parreira, Carvalho, Trigueiro, Nogueira, Macaíba, Oliveira, Pitanga, Cajueiro, Cereja, Amora, Laranja, Laranjeira, Pinheiro, Pereira, Arruda, Açucena, Mangabeira, Coentro, entre outros. Vejam no meu livro “Índice Onomástico – O que há por trás dos Sobrenomes?”, p. 174. O mais certo é dizer que pessoas com esse sobrenome no Brasil descendem de Portugal, devido à colonização. Também adotaram nomes de animais. É interessante estudarmos esse período da história.

20 comentários:

Beatriz Romano disse...

Concordo, pra mim foi a resposta mais correta que eu achei ate agora, se as pessoas forem pesquizar mais afundo elas acham o sobrenome Sena tendo origem na Bilbia. O sobrenome Sena pra quem nao sabe e um sobrenome judeu, ele apareçe entre os sobrenomes dos judeus cativos que sairam da Babilonia como os Senaa que eu acredito que dai que veio o sobrenome Sena. Sena pra mim sem sombra de duvida e de origem judaica.

Toinho Senna disse...

para mim, isso é novidade.

Unknown disse...

Interessante

Unknown disse...

Interessante

Margareth Senna disse...

Amei...

Margareth Senna disse...

Amei...

GLORIA RUAS disse...

já tinha ouvido isso que Sena e todo sobrenome com nome de arvore ou folha é de judeu que foi forçada a se converter ao cotolicismo

Diego Sena disse...

Interessante! !

sidneia kennedy disse...

Minha vo era Joselice Senna Ferraz,ela morreu quando minha mae tinha 7 anos de idade e nunca soubemos nada da historia dela, e não conhecemos ninguem de sua família para perguntar.

rodrigues disse...

Lamento,mas há um equívoco.tenho até a oitava geração da família Sena e a origem do sobrenome é grega.depois levada para a italia e portugal o primeiro sena a pisar no.

brasil já tinha o sobrenome e assim ficou Catherine de sena conta nos registros históricos das vindas de portugueses ao brasil....

claudionor sena disse...

Concordo. Penso ser a mais adequada.
A minha familia é do Nordeste.

claudionor sena disse...

Concordo. Penso ser a mais adequada.
A minha familia é do Nordeste.

claudionor sena disse...

Concordo. Penso ser a mais adequada.
A minha familia é do Nordeste.

Vanessa Correia disse...

Me deixou com mais duvidas os comentários abaixo.
😱

Anônimo disse...

Interessante, meu sobrenome também é Sena mas ninguém sabe a origem.

Unknown disse...

Muito informativo é bom saber da onde veio seu sobrenome.

Gabriel Guidolin disse...

Só agora estou buscando a origem do Sobrenome Sena. Até então não tinha curiosidade, nem sabia da origem. Muito interessante os comentários.

Katylen Sena disse...

Interessante!

Isaque Sena disse...

Muito bom, com fundo de verdade. Existem muitos mistérios na história pra ser revelado

Anônimo disse...

A minha também. Mais precisamente de Catú, Bahia. Qual será a origem do sobrenome dos Sena nordestinos?