quarta-feira, 24 de abril de 2013

SOBRENOME SENA


              Há quem diga que o sobrenome Sena veio da França por causa do Rio Sena. Outros dizem que veio da Itália, da região Siena. Eu vejo que a versão mais correta é a de que o sobrenome SENA, SENNA tenha se originado da planta conhecida pelo chá que é feito de suas folhas, e indicado para constipação, flatulência e cólica. Os judeus que residiam em Portugal e na Espanha, no século XV, foram forçados pelos reis católicos a se converterem ao catolicismo, a se tornarem cristãos-novos, então, começaram a adotar os sobrenomes de plantas para se identificarem ao se espalharem pelo mundo, e assim, chegaram ao Brasil. É a mesma história para outros sobrenomes, como por exemplo: Palmeira, Parreira, Carvalho, Trigueiro, Nogueira, Macaíba, Oliveira, Pitanga, Cajueiro, Cereja, Amora, Laranja, Laranjeira, Pinheiro, Pereira, Arruda, Açucena, Mangabeira, Coentro, entre outros. Vejam no meu livro “Índice Onomástico – O que há por trás dos Sobrenomes?”, p. 174. O mais certo é dizer que pessoas com esse sobrenome no Brasil descendem de Portugal, devido à colonização. Também adotaram nomes de animais. É interessante estudarmos esse período da história.

101 comentários:

Beatriz Romano disse...

Concordo, pra mim foi a resposta mais correta que eu achei ate agora, se as pessoas forem pesquizar mais afundo elas acham o sobrenome Sena tendo origem na Bilbia. O sobrenome Sena pra quem nao sabe e um sobrenome judeu, ele apareçe entre os sobrenomes dos judeus cativos que sairam da Babilonia como os Senaa que eu acredito que dai que veio o sobrenome Sena. Sena pra mim sem sombra de duvida e de origem judaica.

Toinho Senna disse...

para mim, isso é novidade.

pas_pri disse...

Interessante

pas_pri disse...

Interessante

Unknown disse...

Amei...

Unknown disse...

Amei...

Unknown disse...

já tinha ouvido isso que Sena e todo sobrenome com nome de arvore ou folha é de judeu que foi forçada a se converter ao cotolicismo

Unknown disse...

Interessante! !

Unknown disse...

Minha vo era Joselice Senna Ferraz,ela morreu quando minha mae tinha 7 anos de idade e nunca soubemos nada da historia dela, e não conhecemos ninguem de sua família para perguntar.

rodrigues disse...

Lamento,mas há um equívoco.tenho até a oitava geração da família Sena e a origem do sobrenome é grega.depois levada para a italia e portugal o primeiro sena a pisar no.

brasil já tinha o sobrenome e assim ficou Catherine de sena conta nos registros históricos das vindas de portugueses ao brasil....

CLAUDIONOR SENA-PSICOTERAPEUTA disse...

Concordo. Penso ser a mais adequada.
A minha familia é do Nordeste.

CLAUDIONOR SENA-PSICOTERAPEUTA disse...

Concordo. Penso ser a mais adequada.
A minha familia é do Nordeste.

CLAUDIONOR SENA-PSICOTERAPEUTA disse...

Concordo. Penso ser a mais adequada.
A minha familia é do Nordeste.

Unknown disse...

Me deixou com mais duvidas os comentários abaixo.
😱

Anônimo disse...

Interessante, meu sobrenome também é Sena mas ninguém sabe a origem.

Unknown disse...

Muito informativo é bom saber da onde veio seu sobrenome.

Unknown disse...

Só agora estou buscando a origem do Sobrenome Sena. Até então não tinha curiosidade, nem sabia da origem. Muito interessante os comentários.

Katylen Sena disse...

Interessante!

Unknown disse...

Muito bom, com fundo de verdade. Existem muitos mistérios na história pra ser revelado

Anônimo disse...

A minha também. Mais precisamente de Catú, Bahia. Qual será a origem do sobrenome dos Sena nordestinos?

Servo Felipe Sena disse...

Minha família é do Sul da Bahia, canavieiras. Parece que a família Sena se estabeleceu no nordeste.

Anônimo disse...

Conheço minha linhagem até meu bisavô que é da Bahia José Maurício Sena ?? Alguém é parente ??

Unknown disse...

Sou Do interior do Ceará. Gostaria de descobrir de onde veio a minha família que por sinal é enormee

Anonimo disse...

Grande parte da minha família com sobrenome Sena mora em Sergipe

CLAUDETE SENA DA SILVA disse...

Eu, Claudete Sena, sou natural da Ilha de Marajó-Pa, lá a família Sena grande.

Anônimo disse...

Minha família é de Redenção no Ceará, não tenho nem idéia da origem!

Unknown disse...

Meu nome Tatiana Sena Guarujá S.P.mas minha família veio de Aracati.Ceará..

Unknown disse...

Meu bisavô veio da Arábia fugindo da guerra se estalou na paraiba e outros se espalharam Brasília sul só sei que minha familia é sena .::::
da família Sena uns dos irmãos com sobre nome Sena outros lucena

Anônimo disse...

De acordo com a informacao que tenho o sobrenome Sena vem da Sardenha. Claro que tanto cristaos como judeus podem ter o mesmo sobrenome e o mesmo sobrenome ocorre em varias parte do mundo, de modo que para tercerteza, a documentacao seria indispensavel.

Marcos Sena disse...

Minha família tbm é Sena e moramos na Bahia perto de Salvador (70 km), como minha família é Negra e aqui perto sempre teve um canavial, eu acredito que somos descendentes de escravos e ganhamos esse sobrenome pro parte dos colonizadores, que na época rebatizavam os escravos colocando os sobrenomes deles, é o tipo da coisa né, eu gostaria de saber minha origem real, mas agora já era kk , então, AMO VCS <3

R C de Sena disse...

Meu avô Paulo Amador de Sena Filho, veio de Cachoeira do Arari na Ilha do Marajó-PA, aqui no Pará a família Sena é enorme, os que conheço são ligados ao comércio e navegação, E possuem dependência portuguesa.

Unknown disse...

de onde na bahia?

pois na região de Itiúba,sertão proximo a bofim e Juazeiro,minha familia materna é Sena.e tds são parentes.

Elaine Sena disse...

A alguns anos atrás descobri que a minha bisavó ao casar recebeu o sobrenome Sena, no entanto, o meu bisavô era Senna. Então, eu gostaria de saber a origem dos Senna ou Sena daqui de Belém do Pará.

Unknown disse...

Gostaria de saber também a origem do meu sobrenome. Meu avô era Manoel de paula serra sena.meu pai joaqui de paula serra sena.meu pai nasceu em São Domingos goias.grato quem puder me ajudar.

Anônimo disse...

Minha família é do Paraná com o sobrenome Sena não da Bahia

Anônimo disse...

Pra mim também

Unknown disse...

Eu sou sena origem BA

Unknown disse...

Fábio Sena natural BA

Unknown disse...

Fábio Sena natural BA - PG SP

Unknown disse...

Natural oeste BA sena tbm, moro litoral SP

amarilson sena disse...

Os nossos antepassados da família Senna, eram escrita com dois NN, mas um rei português decretou que apenas a família real poderia usar o sobrenome com duas consoantes, assim os sennas passaram a usar apenas um N,mas somos a mesma família Senna, Sena, Sene, Senaa (Bíblia), etc.

Anônimo disse...

Amei saber sobre a história do meu sobrenome ,muito interessante ,adorei ver os cometários tbm todos noix somos Sena mesmos não sendo da mesma família ,mesmo não conhecendo um ao outro ,temos as mesma curiosidade de Saber a respeito sobre nossos ancestrais ,isso nus faz ser um família mesmo sem ninguém conhece um aos outras ,

amarilson sena disse...

A família Sena/Senna/Sene, todos são são uma família de origem judaica, e como os Holandeses dominaram muito tempo o nordeste, e os holandeses por serem protestantes eram amigos dos Judeus, por isso existem muitos Senas no nordeste.

Unknown disse...

O meu genro é SENa
do RN de carnaúba

Unknown disse...

Sou sena também,de Minas

Unknown disse...

Sou afonso jose de sena pai afonso de sena avo joao antonio de sena.todos de aracati.meu tio e reg.sena com 2 s

Edna Ruth P. Sena Lopes disse...

O meu sobrenome Sena vem do meu Pai José cosme de Sena, ele tem uma irmã desaparecida chamada Maria Damiana Sena! Do Sul da Bahia! Obrigado!

Unknown disse...

meu avô tbm veio da paraiba

Unknown disse...

Sou Candido Sena cunha, da região de Jacobinia-Ba

torcher disse...

Valdir sena Ibotirama Bahia

torcher disse...

Natural do oeste da Bahia add
Meu WhatsApp vc pode ser parente meu 11951408322

Unknown disse...

Meu nome nos documentos e sena com um N,minha dúvida era se tem diferença entre um N e dois Ns

Unknown disse...

Joana sena,o sena veio do meu avô materno um capixaba de sao joao do sobrado

Vivian de Sena disse...

Olá, gostaria de sabwr mais, pois procuro a orugem, ja que sou de Sena também e nao chego a conclusao nenhuma.

Unknown disse...

Meus parentes também Sena também vivem na Paraíba

Unknown disse...

Tenho duas origens na família, italianos e indígenas,tem quem diga que o Sena veio dos italianos, mas minha avó, na qual porta o mesmo, tem descendência indígena, o que me leva a pensar que realmente é indígena. E por coincidência mora na Paraíba também :)

Unknown disse...

Acredite família sena tem história , so existe uma geração com o tipo sena

Fauna Exótica disse...

A minha avó tbm é do Sul da Bahia da família Sena. Por sinal uma família muito rica.

Anônimo disse...

Engraçado, eu tenho um avô com esse sobrenome e ele mora na Paraíba. Qual a relação desse nome com o local?

adrianosena disse...

Me chamo Adriano Sena e buscando as origens de nossas raizes cheguei até os SENA Europeu. Quem quiser se conectar comigo para saber se temos algum parentesco...

www.adrianosena.com.br

William disse...

Adriano, bom dia.
Onde os imigranres de sua familia se instalaram?

Unknown disse...

Oi Sou Maria Sena de Marechal Deodoro - Al. Cidade do proclamador da Republica, aqui a família sena é enorme , grande maioria são brancos , loiros de olhos azuis, verdes e castanhos claros. Como a cidade foi ocupada por franceses e holandeses , segundo consta meu tataravô era holandês.

Unknown disse...

Ola também sou de sena ( família de coronel fabriciano) e também estou na descoberta de onde vem o De sena 🥰

Unknown disse...

Ola Sou maria izabel de porto alegre rs estou a busca dos antepassados da minha avo.que se chamava Maria das dores Sena nome de solteira e de casada maria das dores Sena da silva natural de rincao da porta RS era casada com vivaldino da silva de Santana do livramento. Moravam em Restinga Seca RS depois de casados.se alguém tiver alguma informação favor contatar

Eduardo disse...

Olá, Rodrigues, você poderia entrar em contanto comigo?

Unknown disse...

Sena vem de uma palavra indígena Aki do Brasil, sei porque meus bisa avos eram indígenas e meus avós eram primos então o sobrenome sena pode ter vindo .

Unknown disse...

Sou Anderson Santos Sena. Meu pai assinava de Sena. Era de Pernambuco.. meu finado avó era Manoel Vicente de Sena

Cícero sena disse...

A minha também, de Escada-PE

Alisson sena disse...

Como assim? Minha família por parte de pai toda é sena,mas não sei da onde se originou isso

Unknown disse...

Meus primos distantes eu avó era da paraiba e foi para o Pará

Unknown disse...

Gente sena é de sena e o mesmo sobrenome acontece que sena vem quando é herdado da mãe e de sena quando é herdado do pai ....

William Sena disse...

Boa tarde a todos, estou realizando a pesquisa pela origem do sobrenome Sena. Cheguei a cidade de Cruz das Almas na Bahia, alguém que tenha parentes nessa região?

Meu E-mail é will.south.am@hotmail.com

Grato.

Unknown disse...

Meu bisavo chamava edson farias senna nasceu em belem do para e minha bisavo alzira, meu avô chamava candido senna farias, será que são parentes? Depois meu avô foi para Manaus...

Unknown disse...

Família do meu pai é toda Sena..

Flavianne sena disse...

Tbm sou uma sena... Sou de Fortaleza!

amarilson sena disse...

Leia na Bíblia Sagrada ESDRA CAP.2 Ver. 35.

Anônimo disse...

Minha família é do Piauí.

Julio Cesar de Sena disse...

Eu sou Julio Cesar de Sena Neto, família bem grande. Todos aqui do Ceará. (88)997013056

Julio Cesar de Sena disse...

Sou Sena do Ceará. Whatsapp 88-997013056

Vem curtir a vida com a carol🌻 disse...

Meu nome e sena e n de sena e veio do meu pai entao vc esta bem errado

Sou Sena disse...

Lendo todos os comentários,vi que muitos já sabem que a origem do sobrenome Sena é de origem judaica, que vem sim do nordeste,por conta da colonização com os cristãos novos e tbm pela invasão holandesa,na qual vieram bastantes senas, que ficaram no Brasil , não indo embora para a América do norte

Sou Sena disse...

Isso depois da insurreicao pernanbucana

Sou Sena disse...

E que parte da Bahia, Sergipe, Alagoas, paraíba,era o Estado de Pernambuco, hoje um pequeno estadd.

Anônimo disse...

A família do meu pai toda também é Sena eu sei q ele nasceu na Bahia

Jorge Sena disse...

Isso é fato. Já li muito sobre o assunto. Também sou SENA por parte de pai. Meu pai era de Pernambuco e meus avós do Rio Grande do Norte. Há muitos anos conheci alguns parentes de Pernambuco, mas perdi o contato.

Beth Sena disse...

Que interessante !

Beth Sena disse...

Meu sobrenome Sena vem do meu pai, que veio do Rio Grande do Norte para o Rio de Janeiro trabalhar na navegação . Ele e os irmãos eram marítimos da Petrobrás . Quatro irmãos homens do mar ... Olha como se identificam né... Curioso e muito interessante!

Anônimo disse...

Minha família por parte de mãe tem Sena e são de Canavieiras BA.

Anônimo disse...

Tenho Sena herdei do meu avô João Sena de Canavieiras BA.

Anônimo disse...

Meu avô João Sena era de canavieiras e era negro.

Anônimo disse...

OLá estou à procura dos anrepassados do meu avô: José da conceição Sena, sua mãe Bernarda Maria da Conceição Sena e o avô dele foi Bernardino Sena e a avò dele Candida Maria da Conceição, ele é natural de Caxias Maranhão, se alguém identificar algum desses nomes e tiver maiores informações entrecem contato pelo le_slf@hotmail.com

Unknown disse...

Olá,eu também estou pesquisando a origem do sobrenome de Sena. Meu bisavô materno era Joaquim Gregório de Sena. Morava em Capivari de Minas-MG. Não estou conseguindo maiores informações.

Maria de Fátima dos Santos disse...

Olá , eu sou Maria de Fátima dos Santos, busco a origem do sobrenome de Sena, meu avô materno era Joaquim Gregório de Sena, ele morava em Capivari de Minas-MG. Não estou conseguindo maiores informações, minha mãe dizia ser descendente de italiano.

Maria de Fátima dos Santos disse...

Pessoal, deem uma olhada na bibliografia, genealogia de Airton Senna da Silva, o nosso grande piloto.
A família é de origem italiana e se estabeleceram, inicialmente no Espírito Santo.

Marinheiro disse...

verdade.
SENA é um sobrenome (em Portugal chamado de apelido). Eu mesmo tenho antepassados com esse sobrenome, datado de 1712, casadas com homens da família SLAGUEIRO, na Freguesia de Cernache-Coimbra.Pt

VERDADE.
Os sobrenomes (apelidos) que tem os portugueses, são para encobrir os Judeus, alguns convertidos a força, e outros por enganação e são chamados de cristãos-novos, ou aqueles que eram perseguidos pela Inquisição Católica na Europa.

A teoria predominante é que esses nomes teriam sido adotados pelos judeus obrigados a converter-se ao catolicismo na época da Inquisição. Ao mudarem de religião (ou ao fingir que mudavam, como era a maioria dos casos) os judeus mudavam o seu sobrenome para um nome português e tinham o hábito de escolher nomes de árvores.

Salgueiro, Pinheiro, Laranjeira, Oliveira, Pereira, Figueira, Carvalho, Sena, Rosa, ... são alguns exemplos.

Outro pormenor curioso é a origem dos apelidos terminados em “es”, como Nunes, Fernandes, Gonçalves. Estes apelidos são de origem patronímico. Antigamente, sempre que um casal tinha um filho, o apelido desse filho era a adaptação do nome do pai. Por exemplo, se um homem chamado Nuno tivesse um filho chamado João, esse filho seria João Nunes, que significa “João, filho de Nuno”.

Espero ter ajudado.
Ass: EMILIO SALGUEIRO

Anônimo disse...

Sou da família Senna, meu pai nasceu em Santo Amaro, Bahia. Meu avô Paulo Gos de Senna

Anônimo disse...

Meu nome istephanio Sena Araújo herdei o Sobre nome da família da minha mãe que são oriundos de Caicó e Currais novos rio grande do Norte

Anônimo disse...

Meu nome é sena por parte do meu pai ,ele era ,Serra de Sena

Anônimo disse...

Olá, me chamo Maria Goreti Feijó de Senna, estava pesquisando sobre o sobrenome senna e achei os comentários de vocês. Meu pai era Antônio Oliveira de Senna, filho de Joaquim Antonio de Senna e bisneto de Julia Amelia de Senna, ele nasceu em Cachoeira do Sul,RS. Sempre me falou das várias grafias do nome Senna, também falava um pouco de alemão. Pesquisando descobri que meus tataravós vieram da Alemanha.

Anônimo disse...

Meu avô por parte de mãe é Sena e morava no interior do Pará. Só não sei de onde ele veio, pois ele casou com minha avó ele já era bem velho e ela era nova.

Anônimo disse...

Ele já morreu tem muitos anos e minha avó morreu tem 15 anos e já era bem idosa