quarta-feira, 24 de abril de 2013

SOBRENOME SENA


              Há quem diga que o sobrenome Sena veio da França por causa do Rio Sena. Outros dizem que veio da Itália, da região Siena. Eu vejo que a versão mais correta é a de que o sobrenome SENA, SENNA tenha se originado da planta conhecida pelo chá que é feito de suas folhas, e indicado para constipação, flatulência e cólica. Os judeus que residiam em Portugal e na Espanha, no século XV, foram forçados pelos reis católicos a se converterem ao catolicismo, a se tornarem cristãos-novos, então, começaram a adotar os sobrenomes de plantas para se identificarem ao se espalharem pelo mundo, e assim, chegaram ao Brasil. É a mesma história para outros sobrenomes, como por exemplo: Palmeira, Parreira, Carvalho, Trigueiro, Nogueira, Macaíba, Oliveira, Pitanga, Cajueiro, Cereja, Amora, Laranja, Laranjeira, Pinheiro, Pereira, Arruda, Açucena, Mangabeira, Coentro, entre outros. Vejam no meu livro “Índice Onomástico – O que há por trás dos Sobrenomes?”, p. 174. O mais certo é dizer que pessoas com esse sobrenome no Brasil descendem de Portugal, devido à colonização. Também adotaram nomes de animais. É interessante estudarmos esse período da história.

16 comentários:

Beatriz Romano disse...

Concordo, pra mim foi a resposta mais correta que eu achei ate agora, se as pessoas forem pesquizar mais afundo elas acham o sobrenome Sena tendo origem na Bilbia. O sobrenome Sena pra quem nao sabe e um sobrenome judeu, ele apareçe entre os sobrenomes dos judeus cativos que sairam da Babilonia como os Senaa que eu acredito que dai que veio o sobrenome Sena. Sena pra mim sem sombra de duvida e de origem judaica.

Toinho Senna disse...

para mim, isso é novidade.

Unknown disse...

Interessante

Unknown disse...

Interessante

Margareth Senna disse...

Amei...

Margareth Senna disse...

Amei...

GLORIA RUAS disse...

já tinha ouvido isso que Sena e todo sobrenome com nome de arvore ou folha é de judeu que foi forçada a se converter ao cotolicismo

Diego Sena disse...

Interessante! !

sidneia kennedy disse...

Minha vo era Joselice Senna Ferraz,ela morreu quando minha mae tinha 7 anos de idade e nunca soubemos nada da historia dela, e não conhecemos ninguem de sua família para perguntar.

rodrigues disse...

Lamento,mas há um equívoco.tenho até a oitava geração da família Sena e a origem do sobrenome é grega.depois levada para a italia e portugal o primeiro sena a pisar no.

brasil já tinha o sobrenome e assim ficou Catherine de sena conta nos registros históricos das vindas de portugueses ao brasil....

claudionor sena disse...

Concordo. Penso ser a mais adequada.
A minha familia é do Nordeste.

claudionor sena disse...

Concordo. Penso ser a mais adequada.
A minha familia é do Nordeste.

claudionor sena disse...

Concordo. Penso ser a mais adequada.
A minha familia é do Nordeste.

Vanessa Correia disse...

Me deixou com mais duvidas os comentários abaixo.
😱

Anônimo disse...

Interessante, meu sobrenome também é Sena mas ninguém sabe a origem.

Unknown disse...

Muito informativo é bom saber da onde veio seu sobrenome.