terça-feira, 30 de abril de 2013

1º DE MAIO, DIA DO TRABALHADOR


Dia de se comemorar muitas conquistas. É um dia de luta, de reflexão para todos que desempenham uma função nessa vida, seja remunerada ou não. E eu estive meditando no versículo bíblico que diz: “doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer coma muito, mas a fartura do rico não o deixa dormir”. (Eclesiastes 5: 12) Eu acredito nas palavras do sábio Salomão, pois um salário que é conquistado com suor, com sacrifício é mais valorizado. Que maravilha poder trabalhar, ser útil à sociedade, e não ser um parasita. Poder ver um serviço realizado, fruto de nossa criatividade, nossa força, nosso empenho. Mais maravilhoso é poder contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade em prol da felicidade de outros. É bom saber que mesmo sendo um feriado, muitos estarão trabalhando nos hospitais, nos transportes coletivos, nos aviões, nos trens, nas plataformas terrestres ou marítimas etc.
            Dia de lembrarmos que as conquistas foram direitos salariais, como por exemplo: folga, hora extra, férias, feriado, estabilidade, aposentadoria, entre outros.
            Parabéns a quem já passou parte da sua vida trabalhando. Eu me incluo. Que bom é ter a consciência do dever cumprido! Parabéns a quem está começando a carreira. E quem estiver desempregado, procure estudar, ocupar o tempo, pois mente vazia é oficina para o inimigo trabalhar. Tente ser autônomo, buscando matéria-prima na natureza, pescando, fazendo uma horta, reciclando. Se você sonha com um emprego fixo, faça sua parte. Estude, atualize-se, participe de concurso, aproveite as oportunidades.
            Parabéns a quem faz parte de um estágio remunerado ou não. Meu primeiro vínculo empregatício foi quando eu tinha 18 anos, através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte numa parceria com o Instituto Euvaldo Lodi-IEL, na época correspondia a 10% do salário-mínimo, que só dava para pagar os tickets (passagens de ônibus), mas eu valorizei, achava o máximo porque estava trabalhando. Vejo muitas pessoas escolhendo emprego.
            Sonhe alto, não cruze os braços. Dê o primeiro passo. Quer uma dica? Inspire-se em alguém, espelhe-se, melhor dizendo, e trabalhe muuuuuuuuuuuuuito, porque um dia você terá histórias a contar, e poderá desfrutar de dias melhores, afinal, nós colhemos o que plantamos.
           


Nenhum comentário: