sexta-feira, 5 de julho de 2013

SOBRENOME JACINTO

Sobrenome Jacinto é escrito também na forma Jacintho. Trata-se de uma planta bulbosa que produz flores nas cores azul, rosa, branca e vermelha. Existe como fragrância de perfume.

É também nome de personagem da mitologia grega. Chama-se Flor de Jacinto (Flor de Hyacinthus), porque segundo a mitologia grega, os deuses Apolo (deus da beleza masculina) e Zéfiro (deus do vento) disputavam o amor de Jacinto, apesar deste preferir Apolo. O ciúme de Zéfiro levou a ferir Jacinto no lançamento de dardo, o qual acabou sangrando e o sangue transformou-se em flor.

Existe também uma pedra preciosa chamada Jacinto. Vejamos o texto bíblico Apocalipse 21:19-20.


No Brasil existe no estado de Minas Gerais uma cidade com esse nome. 

Cabe, portanto, a cada família que possui tal sobrenome, saber a qual dessas explicações procedem suas raízes, pois conhecerá melhor fazendo uma associação com os relatos dos membros da família.

4 comentários:

Anônimo disse...

Informação inútil

Samara Gadelha de Miranda disse...

Para você pode ser uma informação inútil, mas pode ter acrescentado dados que alguém desconhecia. Obrigada mesmo assim pelo seu comentário.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samara Gadelha de Miranda disse...

Não é fácil afirmar de onde se formou o tronco da família Jacinto que veio para o Brasil, bem como a de outro sobrenome, porque, quando nos reportamos aos períodos da Colônia e do Império, vamos encontrar portugueses e espanhóis fugindo de perseguição religiosa, miscigenados com indígena, francês, holandês, italiano, africano, e conhecemos a história dos reis católicos dessa época que não aceitavam alguns sobrenomes de judeus. Estes se disfarçavam com nomes de plantas e animais. Pode ser uma das explicações. É nome de erva e pedra preciosa.