quinta-feira, 5 de abril de 2018

CAIU, CAIU, CAIU...

Não sei se comece esse texto dizendo que "a estrela caiu", "a casa caiu" ou "a máscara caiu". 

Só acho que era de se esperar a notícia da prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Foram dadas oportunidades para defesa, para explicação de tanto desvio de dinheiro público envolvido no maior escândalo de corrupção da história brasileira.

Eu e tantos brasileiros acompanhamos toda a trajetória desse político e do Partido dos Trabalhadores. Greves, lutas sindicais, jovens e bandeiras nas ruas, crescendo a cada dia em número e logística; tantas realizações, mas outras milhares poderiam ainda ser feitas se a roubalheira não tivesse vindo à tona. 

É isso aí; infelizmente a história do PT não teve um final feliz.

A estrela perdeu o seu brilho. Ele e sua equipe hoje passam vergonha, mas nós brasileiros também estamos passando, sendo ridicularizados por causa dos bilhões desviados em troca de propina. Os corredores dos hospitais do SUS estão sentindo muita falta desses recursos. Os pacientes sabem disso.

O meu filho e meus alunos me pedem para explicar sobre a operação "lava-jato". Eu só posso dizer que nunca estivemos na condição de país emergente, porque já estávamos falidos. Era tudo uma farsa. Divulgavam indicadores que mascaravam a nossa realidade, enquanto as negociações aconteciam nos bastidores "dessa peça", "desse jogo", que finalmente se aproxima do fim.

E o país caiu junto. Quem dá credibilidade à economia brasileira? Quem quer investir? É tudo instável.

Como professora de história e cidadã brasileira não tenho como esconder essa triste realidade. O PT teve chance de deixar um grande legado, porém, aquele grupo que falava em moralizar o Brasil, deixou sequelas bem visíveis na parte externa e interna do nosso corpo. Aqui entram mente, caráter e personalidade.


Temos recursos naturais que geram lucro para o desenvolvimento do país, no entanto, o dinheiro segue a rota dos favores, dos apadrinhamentos, e não é aplicado na íntegra, porque é distribuído no bolso de alguns governantes maquiavélicos.


Esse não é o país que queremos. Viver de assistencialismo, da "política do pão-e-circo" já basta!


Dão com uma mão e retiram com outra. Queremos empregos, dignidade, educação, segurança e saúde sem escândalos. Queremos que os turistas sintam-se bem em nosso país, e ainda, que resgatemos o orgulho de ser brasileiros.


Nós e os estrangeiros dizemos: que país é esse!? 


Não vale a pena ser conhecido somente por futebol, samba, carnaval e mulheres bonitas. O Brasil tem cientistas, entretanto, saem para fazer nome em outros lugares, porque lhes falta apoio para desenvolver projetos. Até oferecem, mas optam pelas nações de primeiro mundo.


Há brasileiros com nível superior que não querem ser entregadores de pizza, empacotadores, aparadores de grama, babás, em seu país, para ganhar em real, e se submetem a subempregos e a ficar de forma ilegal, para receber em dólar e euro. Isso é uma vergonha! 

O judiciário agiu corretamente, tem que ser "espelho" para que a justiça prevaleça, a fim de que se possa cobrar dos que ainda faltam ser presos, e juntamente com os que já estão pagando na justiça, "grandes e pequenos" vejam que nem os políticos escapam da mira da justiça.

Assaltar não é apenas abordar com uma arma, é também ser cúmplice, conhecer o erro e abafar para tirar vantagem da situação, de forma individual ou coletiva. É mais profundo: é roubar os nossos sonhos. 

Ei, não foi uma quedinha, um tombo, foram bilhões jogados fora, porque jamais voltarão aos cofres públicos. Consequências drásticas; o Brasil levará muito tempo para se erguer. 

Vamos aguardar cenas do próximo capítulo. Só sei que Deus não abençoa o que não está correto. Que a verdade prevaleça! É o SEU mandamento. Justiça seja feita!

Nenhum comentário: