terça-feira, 25 de dezembro de 2018

EU ESTOU DE FÉRIAS, MAS O IDIOMA NÃO ESTÁ

Alguns alunos estranham minha metodologia em sala de aula, porque são acostumados com professor que enche o quadro de conteúdo. Eu costumo trabalhar os erros deles a partir de respostas discursivas ou produção textual. Por não verem o quadro cheio, sentem falta, mas eu exploro a etimologia da palavra, a pronúncia, a variação regional, a acentuação, apresentando e comparando muitos exemplos para identificarem onde erram. Faço o seguinte: muitos confundem as palavras que são escritas juntas e separadas do tipo: "sequer" e "se quer"; "senão" e "se não"; "apesar" e "a pesar"; "agosto"e "a gosto", "agente" e "a gente".

Vejamos a diferença nos exemplos abaixo:

Você nem sequer me viu na festa. (sequer: nem mesmo; ao menos; pelo menos)
Fale se quer passear ou dormir. (se: conjunção integrante)
Chegue cedo, senão perderá o concurso. (senão: caso contrário)
Se não ouvir meu conselho, verá as consequências. (se: conjunção condicional)
O agente de endemias visitou a rua. (agente: função)
A gente nem percebeu o sinal. (a gente: nós)
Em agosto haverá um grande evento. (agosto: mês)
Sirva a sobremesa a gosto. (a gosto: à vontade)
Você é inteligente, apesar de não querer estudar. (apesar: embora; se bem que)
Estou a pesar as frutas. (a pesar: verificar o peso)

Sempre digo que a leitura e a escrita são fundamentais para observarem as diferenças. É na prática que se aperfeiçoa.

Nenhum comentário: