terça-feira, 16 de abril de 2019

LANÇAMENTO DO LIVRO "HYBRIS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A REVANCHE DO INCONSCIENTE", DO EMBAIXADOR ALESSANDRO CANDÉAS

Ontem, dia 15 de abril, às 10h, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, do Instituto Federal Científico e Tecnológico do Rio Grande do Norte - IFRN, Natal/Campus Central, ocorreu o lançamento do livro do Embaixador Alessandro Candéas.

Ele nasceu em Recife, mas possui raízes potiguares, e por isso, fala orgulhosamente e com carinho sobre esses lugares que de certa forma alicerçaram sua carreira estudantil e profissional. No Itamaraty, Alessandro Candéas atuou nas áreas de organizações internacionais, planejamento diplomático, meio ambiente, cooperação técnica, tratados internacionais, defesa, segurança e pesquisa em relações internacionais. Ele é professor do Instituto Rio Branco e Chefe do Departamento de Defesa de Relações Exteriores.

Estiveram presentes professores e alunos do IFRN do Centro de Tecnologia e Informática; professores do Colégio Nossa Senhora das Neves e alunos representantes do Centro Cívico o qual foi fundador na década de 80, quando cursava o científico; alunos de escolas públicas de Guamaré, bem como alunos de outros cursos do IFRN, todos interessados em saber mais sobre a inteligência artificial com a qual já convivemos e em conhecer os passos da carreira diplomática. Foi a ocasião de reencontrar familiares, ex-professores e ex-colegas de sala de aula da adolescência.

Em sua fala, o Embaixador enfatizou que as pessoas se comportam como máquina e a máquina faz o papel das pessoas. Deu exemplo de como tudo se processa ao nosso redor de forma mais inconsciente do que consciente. Acrescentou ainda que devemos tomar cuidado para não perdermos o sentimento, pois máquina não possui sentimento. E que de tanto nos envolvermos com a tecnologia, acabamos esquecendo de viver os relacionamentos entre família e amigos.

Foi uma palestra bem pertinente para a geração que está se familiarizando cada vez mais com o tema inteligência artificial e sobre relações exteriores, para quem quer saber como chegar ao Itamaraty.

Parabéns a todos que estiveram empenhados nessa programação, em especial, aos professores Iaçonara Miranda de Albuquerque, Luzimar Barbalho e Amadeu Albino Júnior, que organizaram as visitas à estrutura interna do IFRN, a fim de dar oportunidade aos alunos de Guamaré a conhecerem o Museu do Minério, o Núcleo de Incubação Tecnológica, a Central de Línguas e O Clube de Física. E parabéns também aos alunos do IFRN pela bela exposição de experiências apresentadas durante as visitas.

Agradeço imensamente à Cinthia Katheriny Miranda (Secretária Municipal de Educação de Guamaré), à Joelma Guimarães Miranda Silva (Secretária Municipal de Transportes), à Cleangela Maria Lima de Melo (Diretora da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira) e à Marta Campelo Cruz (Diretora da Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório), pela logística ao transportar nossos alunos à palestra e visita ao IFRN.























 

 



















































VISITAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DE GUAMARÉ À ESTRUTURA DO IFRN.














Nenhum comentário: