quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SUGESTÃO DE LEITURA

BARROS, Manoel de. Menino do mato. São Paulo: Leya, 2010.

Gosto muito de trabalhar textos do escritor Manoel de Barros nas turmas do Ensino Fundamental/Anos Finais (6º ao 9º ano). Eu me identifico muito com os textos desse autor. 

Ele transmite muitas emoções vividas na infância em cidade do interior. O gostoso é que em suas mãos a natureza se personifica, e eu conheço bem essa realidade.

Ele usa uma linguagem encantadora que nos convida a conhecer o cenário de rios, pássaros, plantas e mar. Viajamos através da leitura para tal ambiente que já nos é familiar, mas ele faz um jogo de palavras bem interessante onde tudo parece ser desconhecido, misterioso e inatingível. Por exemplo:
Hoje eu vi uma formiga ajoelhada na pedra! (p. 9)
Sou beato de ouvir a prosa dos rios. (p. 37)
Eu vi a manhã pousada em cima de uma pedra! (p. 45)
Eu vi um lírio vegetado em caracol! (p. 47)
A concha trazia clamores do rio. (p. 89)

Nenhum comentário: