segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

NAQUELA CADEIRA ESTÁ FALTANDO ELE

                                             (Fonte da foto: naufrago-da-utopia.blogspot.com)


A Academia Brasileira de Letras(ABL) perde um ilustre membro com o falecimento ocorrido na manhã do dia 4 de dezembro de 2016, no Rio de Janeiro. Estava internado devido à pneumonia. Trata-se de José Ribamar Ferreira, mais conhecido como Ferreira Gullar, poeta maranhense, de 86 anos. Foi também crítico de arte, teatrólogo, biógrafo (escreveu muitas memórias) e colunista da Folha de São Paulo, para a qual escrevia toda semana. 

Por suas fortes convicções políticas, fazia resistência à ditadura militar, por isso, viveu no exílio em Buenos Aires.

Reconhecido a nível nacional e internacional, foi indicado em diversas premiações. Por exemplo, ganhou o Prêmio Camões em 2010. E obtendo mais oportunidades de expandir seu trabalho, tornou-se imortal da Academia(ABL) em 2014. 

Este Blog já divulgou várias vezes poemas desse grande escritor. Confira nos marcadores "Poemas/Poesia, Ferreira Gullar".

Autor do Poema "Traduzir-se", que é conhecida como bela música na voz de Fagner, Gullar é fácil de traduzir-se, pois percebe-se que sua temática está comprometida em questionar o lado político e o social. Dessa forma, contribuiu grandemente para a cultura brasileira e fora do país.

Nenhum comentário: