terça-feira, 16 de maio de 2017

O MUNDO DO PRÉ-ADOLESCENTE

Ser adolescente não é fácil; imagine pré-adolescente! Cabeça confusa, fácil de influenciar e ser influenciada. Grilos e mais grilos...

Chega a hora de abandonar os brinquedos. Vem a transformação do corpo. Espinhas no rosto, mudança na voz em consequência de alteração hormonal. Outros divertimentos, novas amizades; às vezes até chega a mudar de cidade, porque os pais precisam trabalhar fora. É tudo novo.

Quanta indecisão! E o século XXI, então, esse mundo globalizado, tem muito a oferecer, mas exige pouco compromisso desses pequenos seres que estão dando um salto, cheios de incerteza, de medo, de insegurança, específicos da idade.

Nessa hora é muito importante a criação de um grupo de jovens. De preferência, que seja orientado por uma denominação religiosa, a fim de poder ser um suporte o qual possa criar alternativas e ocupar a mente ansiosa, ociosa, curiosa, de quem tudo quer conhecer e experimentar. É necessário, portanto, que voluntários ajudem a controlar os impulsos, a ter domínio próprio. 

Por que de uma denominação religiosa? Porque precisamos apresentar princípios que Deus deixou para a família se fortalecer. Sabemos que muitos são criados soltos, jogados no mundo. Dizemos logo que "o mundo é quem os cria."

O testemunho de um adolescente e de um adulto é fundamental, pois já viveram tal fase, e exemplo de vida vale muito.

Adote um pré-adolescente para aconselhá-lo. Chegue a tempo na vida dessa pessoa e faça-o se sentir importante para Deus e para a sociedade.

Eu já faço isso. Muita gente que eu conheço também faz, e você, leitor? O mundo vai girando, não espera por nós; façamos o que estiver ao nosso alcance! 

Vamos pensar na causa! Deus está no controle, entretanto, é importante colaborarmos, ensiná-los o caminho que devem andar, a pisar nas pegadas que outros deixaram e a descobrirem novos caminhos com responsabilidade, atentos ao que diz o Autor da nossa fé, Deus.

Nenhum comentário: