quarta-feira, 17 de maio de 2017

SOBRENOME VALDO

O registro mais antigo de pessoa conhecida mundialmente com este sobrenome trata-se de Pedro Valdo, um francês que no século XII distribuiu sua riqueza entre os pobres e pregou o evangelho, resistindo a tudo e a todos. 

Ele traduzia os textos bíblicos para o latim, quando só os monges nos mosteiros "dominavam esse conhecimento" por conhecerem o grego e o latim, e pelo fato da Igreja Católica ter a supremacia. Os que seguiam os ensinamentos bíblicos que ele divulgava eram chamados "valdenses". 

Inicialmente, viveram clandestinamente até ser alcançados pela Inquisição, quando muitos foram eliminados; porém, a semente do evangelho permaneceu.

Os valdenses, portanto, foram os pré-reformadores, os precursores da Reforma Protestante, porque mais tarde (no século XVI), houve na Alemanha o movimento que questionava ações da Igreja Católica, desencadeando novos rumos do evangelismo a partir do pensamento de Martinho Lutero, que chegou a expor o texto das 95 teses para que o público tomasse conhecimento do que ele estava contestando, apesar de ser membro da Igreja.

Um dos pontos defendidos por Martinho Lutero foi que a Bíblia chegasse aos fiéis, e isso Pedro Valdo já idealizara e colocara em prática com a tradução de textos numa linguagem acessível ao povo, embora, sob perseguição.

Variantes desse sobrenome: Valda, Valdano, Valdana, Valdes, Valdez, Valderedo, Valderez, Valdetaro, Valdetário, Valdones, Valdoni...

Variantes como primeiro nome: Valdeci, Valdir, Valdira, Valdirene, Valdilene, Valdete, Valdemira, Valdomiro...

Os sobrenomes Baldo, Baldes, Baldez são tidos como variantes na Espanha, bem como Ubaldo, Teobaldo e tantos outros em outros países.

Já os sobrenomes Valdevino e Valdivino considero como a junção dos sobrenomes Val e Divino, pois o radical Val formou muitos sobrenomes compostos. E daí é mais provável ter originado o nome Valdiva.

Após a Inquisição, obtiveram liberdade de culto; seus remanescentes foram formando denominações religiosas em parceria com outras e se espalhando por vários países.

Falo como pesquisadora e professora de História. Os Anais da História estão aí para ser consultados. A História deve ser contada, doa em quem doer, pois a verdade precisa ser esclarecida e os sobrenomes têm muito a dizer. 

Então, vou continuar a pesquisa. Vamos em frente!

Nenhum comentário: