segunda-feira, 10 de setembro de 2018

SAIBA COMO FOI O 7 DE SETEMBRO DE 2018 EM GUAMARÉ

As Escolas municipais de Guamaré, juntamente com as estaduais, tiveram como tema do desfile cívico de 7 de setembro de 2018 "A IDENTIDADE DO NORDESTINO", mostrando sua garra, coragem, força, frente às particularidades regionais.

Alguns subtemas foram: a diversidade religiosa do Nordeste; o artesanato; o casamento matuto e a quadrilha; os coronéis, o xaxado; José de Alencar e sua obra; a obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos.

O subtema "A diversidade religiosa do Nordeste" quis mostrar que não há como negar as raízes católicas, que se iniciaram com a colonização portuguesa, e que em seguida, a cultura local foi mesclada pelas crenças indígenas, afrodescendentes, ciganas, protestantes, e assim cada um tem a liberdade religiosa para seguir o que conhece e gosta, havendo respeito na vontade de cada um. 

A frase central que foi lida na abertura e encerramento do desfile da Escola Benvinda Nunes Teixeira foi: "Tire seu preconceito do caminho que eu quero passar com a minha fé", e na sequência uma pombinha foi solta simbolizando a paz.

Como se trata de uma educação inclusiva, está dado o recado. Que as pessoas saibam conviver com as diferenças, lembrando que o evangelho de Jesus Cristo está acessível a todos, e que o mundo precisa de paz.













Nenhum comentário: