segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

LUTO

O que dizer numa hora difícil como é o caso de uma tragédia? É na morte de uma, de 10, de cem, de trezentas pessoas, que dá um nó na garganta. É ser humano  que teve os sonhos interrompidos. É saudade e choro envolvendo culpados e inocentes. Deus tenha misericórdia das vidas que partiram e das que ficaram!
É uma somatória de erros. Estes poderiam ter sido evitados? Sim, se a vida valesse mais que o capital, pois quando se faz um apurado dos fatos, percebe-se que faltou algo. Foi água, panela, extintor ou um grito?  Tanto dinheiro que circula no futebol, e as pessoas responsáveis não aprendem com a desgraça! Deixam sempre a desejar. Foi o ocorrido na Boate Kiss, nas Barragens de Mariana e Brumadinho, com os inocentes do Flamengo e em outras situações. Vidas foram ceifadas repentinamente.
Flamengo, o time que eu aprendi a amar e a torcer pelos gols nas reuniões de família, que me trouxe tantas alegrias, agora é luto!
Depois, perguntam se poderia ter sido diferente! Acredito que sim.
Que haja transparência em tudo nesse mundo! E assim, foi com o jogador argentino Emiliano Sala, jogador de um time francês, o Nantes, e acabava de assumir um contrato com o Cardiff, time do País de Gales. Ele foi uma estrela do esporte; desapareceu junto com o piloto no acidente aéreo de um bimotor no Canal da Mancha. Estava no auge da fama, assumiria no dia seguinte sua nova contratação. Jamais ficará claro se foi desastre natural ou sabotagem. A aeronave não possuía caixa preta.
Ficou apenas o conforto para a família de que ele era uma pessoa de bem, acontecendo o mesmo com as vítimas de qualquer tragédia.
Eu me solidarizo fazendo oração pelos enlutados. Que Deus conforte as famílias! Que o Brasil volte a ser um país  abençoado, que possa cuidar de seus filhos com dignidade, proteção, respeito, e não com arrumadinho da propina que faz fechar os olhos e os ouvidos.
Foi a vida; ficaram as fotos, as imagens, as medalhas, os objetos, os familiares e os vizinhos...
Evito continuar com as palavras. Vou silenciar e ver o desenrolar da novela real, mas pensando:
Por que ninho do urubu? De uma ave de rapina? Esse nome me incomoda. Que coisa mais negativa! Eles se achavam tão seguros no ninho!
E se a sirene tivesse funcionado em Brumadinho?
Se os adolescentes não estivessem dormindo?
Se...
Se...
Se...
Se...
Justiça seja feita! Que esclareçam os fatos, encontrem os culpados, amparem os órfãos e evitem mais tragédias.