segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

OS PERIGOS DA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é a idade de muito vigor, curiosidade e rebeldia; de querer ir em busca do que é mais difícil, de forma descontraída, irreverente e sem compromisso. É o que passa na cabeça de quem faz questionamentos e aguarda resposta.

Não faltam conselhos da parte de pai, mãe ou responsável, de quem viveu mais e ganhou mais experiência.

Mente conflituosa, dividida entre obedecer e desobedecer.

Deus, Deus, Deus!..., grita a vida por socorro; clama por atenção. 

Mente saudável tem muito a ensinar e, ao mesmo tempo, a aprender.

É necessário sofrer risco calculado para que não seja apanhado de surpresa. 

Viver é maravilhoso, e por isso fica o conselho: "lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade!" Todo cuidado é pouco com os perigos da adolescência! Entre estes o principal é se deixar levar pelo pensamento da maioria. Portanto, ouça a voz de Deus e de seus pais. Se cair, a queda vai doer menos.

Fui criada por minha avó-mãe, que abria meus olhos para vigiar nessa bela fase da vida e ter sabedoria. 

Quando eu fiz 17 anos, recebi um cartão da minha mãe biológica. Estava escrito assim: "Não creias nunca na felicidade que sorri nos prazeres do pecado, porque mostra só o lado cor de rosa, mas no fim do seu dulçor há de deixar-te com o coração amargurado." 

Baseado nisso, faço algumas advertências aos adolescentes dizendo o seguinte: não adianta usar brinco, piercing, fazer tatuagem, por causa de moda, para seguir os outros (seja grupo, tribo). Vale a pena fazer a diferença no meio da multidão. Seja adolescente responsável! Mantenha sua essência de cristão(ã), e jamais terá arrependimento das escolhas que fizer.

Sua autoestima pode ser elevada ao temer a Deus. Esse é o princípio da sabedoria. Tenha bom caráter, não viva ligado(a) à aparência, pois o que se eterniza é a essência.

Um comentário:

Jonathan M Júnior disse...

E, para não ajudar, hoje temos as influências negativas dos influenciadores digitais!