segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

MAIS RESPEITO COM O MEU PAÍS!



Quem se lembra das disciplinas Educação Moral e Cívica (EMC) e OSPB (Organização Social e Politica Brasileira) que eram ensinadas nas modalidades fundamental e médio, e Estudo dos Problemas Brasileiros (EPB), nas Universidades?

Quem quiser que diga que o período da ditadura militar foi alienante. Foi, sabemos disso. Muitos estudantes foram torturados, mortos, exilados, tiveram seu curso ou sua profissão interrompidos... mais fatos que não entraram para a história, e que jamais saberemos na íntegra... tudo acontecia enquanto éramos anestesiados com a ideologia imposta.

Os feitos negativos dessa época de repressão, faço questão de esquecer. Foi uma vergonha, uma mancha para a história do Brasil, no entanto, defendia-se o país com "unhas e dentes"; conseguíamos aprender a letra do hino nacional, e hoje, muitos preferem se mudar do país. Lamento por ontem e por hoje. 

Precisamos resgatar a autoestima dos cidadãos brasileiros. E a sala de aula continua sendo o melhor local para isso. Aqui fica meu apelo, senão será difícil fazer os alunos compreenderem o que é patrimônio, pois quem não cuida do que é seu, vem outro e leva.

O que ainda temos que podemos chamar realmente de brasileiro? Vamos fazer a nossa parte: manter a ordem e continuar buscando o progresso, pois estamos caminhando, porém enquanto existirem meninos de rua, drogas, violência, corrupção e fome, será alienante dizer que estamos nos destacando; na verdade, estamos mascarando uma realidade nua e crua. 

Nenhum comentário: