quinta-feira, 29 de outubro de 2015

29 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO LIVRO


Já dizia Monteiro Lobato, "um país se faz com homens e livros."

Através da Bíblia, o primeiro livro a ser impresso, conheci Deus, Adão, Eva, Caim, Abel, Noé, Moisés, Sara, Abraão, Hagar, Isaque, Ismael, Esaú, Jacó, Rute, Noemi, Boás, Miriam, Labão, Rebeca, Raquel, Lia, Jó; profetas: Joel, Habacuque, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel; reis: Saul, Davi, Salomão; evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Pedro...

Outros livros me apresentaram: José de Alencar, Gonçalves Dias, Castro Alves, Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompeia, Monteiro Lobato, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Érico Veríssimo, Luís Fernando Veríssimo, Jorge Amado, Mário Quintana, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Adélia Prado, Jorge de Lima, Lygia Fagundes Telles, Fernando Sabino, Murilo Mendes, Paulo Leminski, Ruth Rocha, Ziraldo... Fernando Pessoa, José Saramago, Mia Couto, Saint Exupèry... Içami Tiba, Affonso Romano de Sant'Anna, Roberto Shinyashiki, Augusto Cury... Maria Jandir Candéas. 

Indiretamente, eles estavam ao meu lado, dando-me conselho, ensinando o caminho a trilhar na geografia, na história, na religião e nas demais ciências... Degustei e aprendi que somos aquilo que comemos, bebemos, vestimos e lemos. Foi quando me dei conta de que tenho muitos amigos brasileiros e estrangeiros. Aprendi muito com todos eles. Que prato saboroso é a leitura de um bom livro! Seja de história, poesia, conto, crônica, romance; é uma das maravilhas do mundo.

Eu já publiquei um livro. Reconheço a dificuldade que é para se chegar a esse objetivo. Já digitei mais dois e guardo-os comigo, fora as ideias que estão nas entrelinhas. Já participei de um concurso de poesias, e através deste, tive uma poesia publicada em um livro (coletânea) das poesias que concorreram.

Eu costumo dizer: quem lê livros não sente solidão, pois ganhamos amigos. Aí, acrescento uma frase de Ariano Suassuna: "quem gosta de ler não morre só", que possui o mesmo sentido, uma vez que em se tratando de leitor e escritor um não existe sem o outro.

Parabéns escritores e leitores!

Hoje é dia de fazer o quê? ler livros                       comprar livros                        trocar livros
              doar livros                         presentear com livros                         escrever livros




Nenhum comentário: