segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O PROFESSOR NO SÉCULO XXI


Com toda crise na educação, o professor deve ser respeitado, porque sempre estaremos reclamando de alguma coisa: famílias ausentes, alunos faltosos, alunos barulhentos, alunos mal-educados, material pedagógico que deixa a desejar, professores desvalorizados, salários atrasados, salários abaixo do piso. Nem nas escolas de rede privada os pais estão totalmente satisfeitos.

Acredito que o maior adversário que enfrentamos atualmente é termos que concorrer com a tecnologia, pois o aluno chega à escola achando que não precisa mais do professor, porque ele pode encontrar as respostas prontas em diversos sites. Então, alguns vão à escola porque precisam do certificado para o currículo, a pedido dos pais, que às vezes até insistem para frequentar.

Depois, outro desafio que tentamos vencer é a correria de darmos conta de mais de uma escola. São reclamações que normalmente ouvimos quando nos reunimos na sala de professores.

E olha que no município de Guamaré o pagamento sai em dia, e ainda temos um salário que se encontra numa situação melhor de que outros municípios vizinhos, porém, no que diz respeito aos outros, devemos dizer o quê?

Professor que está se formando agora, que está saindo da Universidade, não adianta apenas ter talento, tem que amar, se doar. Educar é um processo que se dá na casa, na igreja, na escola, e nós professores marcamos passagem na vida dos alunos. Um dia, lembrarão com saudades da escola, e lá estará nossa participação por pequena que pareça ter sido na infância, na adolescência ou na fase adulta.

Amo meus alunos, apesar de muitas vezes sairmos tão desgastados da sala de aula, incompreendidos. Insisto em colaborar com eles na medida do possível, pois é nessa parceria que ensinamos e aprendemos.

Que Deus nos dê sempre sabedoria, a fim de crescermos numa relação harmoniosa no lado pessoal e profissional! 

Aproveito para estender um abraço aos professores e aos alunos, que numa conquista diária também se tornam nossos amigos. 
 

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