sábado, 20 de junho de 2015

COOPERAÇÃO

Minha família me ensinou que eu deveria ser a melhor na sala de aula, no emprego, em tudo, e correr atrás do 10 (dez); até soava melhor dizer 100 (cem), porque na minha geração era muito importante para um currículo, afinal, vivemos numa sociedade competitiva. E havia estresse, pois existiam muitos concorrentes. No entanto, ninguém me preparou para lidar com a perda, porque nenhum ser humano está preparado, e aí?

Os anos se passaram, e por causa da influência que recebi, terminei cobrando de meu filho que ele também deveria se destacar, mas o pouco que amadureci já deu para entender a filosofia de Jesus Cristo, quando disse: "quem quiser ser o maior que seja o menor". E eu com tantos anos cumpria o evangelho, era convencida da verdade contida na Bíblia, porém, depois é que sinto que me converti, sabe por quê? Para dizermos que somos convertidos, devemos demonstrar mudança de atitude. Não somos nada sozinhos, precisamos dos outros.

É só entendermos a essência da pedagogia de (Jesus Cristo), reforçada por (Paulo Freire), quando elaborou a tão bem pensada, resumida e divulgada frase: "os homens se educam em comunhão".

E para complementar o pensamento, aprendi mais esta: é de (Dom Hélder Câmara) -"Diante do colar belo como um sonho, admirei, sobretudo, o fio que unia as pedras e se imolava anônimo para que todos fossem um". O fio é o sustentáculo, servindo para juntar cada pedrinha. Ou seja, cada um faz a sua parte, por pequena que seja, ainda que se observe mais a beleza exterior.

Então, como é maravilhosa a cooperação! Por isso, é que Deus nos deu duas mãos, para uma lavar a outra.

Certo dia, li em uma reflexão que parte de uma estátua de Jesus Cristo havia sido destruída durante a segunda grande guerra, e quando foram recuperá-la, deixaram sem as mãos e  escreveram: "As mãos de Jesus são as suas".

Vamos exercitar mais a cooperação! Como? Vivendo o evangelho, celebrando a partilha do pão, da roupa, do calçado, do conhecimento, do carinho e do amor.

Concluindo, cito outras palavras: "Lute para ser um ser humano melhor e não o melhor dos seres humanos".(Cirio Fernandes)

Sendo assim, com humildade, cada um dando sua contribuição, podemos colaborar com ações e ideias. Vale a pena cooperar, pois todos saem ganhando vida.

Nenhum comentário: