sábado, 29 de agosto de 2015

TRANSTORNO OBSSESSIVO COMPULSIVO-TOC

Não sei se estou falando para alguém que possui algum tipo de compulsão, mas é importante conhecer para amá-lo e acolhê-lo. Eu reconheço que sou uma dessas pessoas.

Meu problema é lavar as mãos várias vezes, principalmente, ao lavar uma louça. Não sou bem compreendida. Existe quem passa horas tomando banho. O problema é o exagero, pois tudo em excesso é veneno.

Acabamos sendo chatos e insuportáveis por exigirmos tanto dos outros e de nós mesmos.

Há quem volte inúmeras vezes para conferir se fechou a janela, a porta, o portão, o botijão de gás, a torneira etc. Também me enquadro no grupo que arruma cadeira bem encostada à mesa e quadro na parede se estiverem tortos, fora de simetria. Se arrumo livros, procuro deixar tudo  no  alinhamento. É uma mistura de perfeccionismo e loucura. Aí dizem: cada doido com sua mania. 

Quem tem TOC é consciente do problema; precisa de ajuda, de tratamento, e não de crítica.

Corremos o risco de perder amigos pelo jeito doentio de sermos. A mente é sensível, então, vamos dar tempo ao  tempo. Enquanto isso, vamos levar as cargas uns dos outros a pedido de Jesus Cristo, que nos ama muito, mesmo conhecendo nossas fragilidades e imperfeições. 

Falo por mim e pelos demais que estão em situação semelhante. O TOC é uma ação repetitiva, mas a cura virá para cada um que a buscar. Estou trilhando esse caminho e conto com o apoio de Deus, da família e amigos. Todos são importantes nesse  processo.



Nenhum comentário: