quarta-feira, 18 de abril de 2018

ALERGIA, VIROSE OU GRIPE?

Chegaram as chuvas, sinônimo de bênçãos, pois a água é sempre bem-vinda, mas ao mesmo tempo, vemos ruas empoçadas, sapos nas lagoas, mosquitos nas paredes ou tocando nosso corpo. E ainda surgem os resfriados, espirro, tosse, febre, dor no corpo, além de dengue etc.  

É pronto-socorro lotado por alguns, atestado médico no trabalho feito para outros. Eu confesso que esse foi o maior inverno que já presenciei na cidade onde moro, Guamaré/RN, e em municípios vizinhos. Vale salientar que já vivi meio século.       

Vejo uma tromba d'água, raios, roupa lavada no varal esperando um "olhinho de sol", como sabiamente dizia minha avó-mãe, Luiza, usando a figura de linguagem "catacrese". E assim a chuva vai ficando mais poética. Dá aquela vontade de não sair da cama ou rede, porém, as obrigações nos chamam.                

Pessoas se automedicam por apresentar sintomas de alergia, virose ou gripe. Todo cuidado é pouco. Logo nos primeiros sintomas deve-se procurar um médico para esclarecer e identificar tais problemas sazonais.   

Recomendo: lavem as mãos com frequência, tomem bastante água, fortaleçam o sistema imunológico com vitamina "C", aproveitem as frutas desse inverno na forma in natura, evitem esfregar olhos, nariz e boca, procurem ficar longe de ambiente fechado onde há aglomeração.     

Desejo  saúde a todos. Fiquem com Deus!                                                                                  


Nenhum comentário: