domingo, 7 de abril de 2019

PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO?

Minha reflexão hoje é saber para onde caminha a educação. Não falo apenas da educação que se recebe no ambiente escolar, mas em qualquer local onde se aprende algum conhecimento, pois uma coisa vem acompanhada da outra. 

Há conhecimento para o bem e para o mal. Há inteligência para o bem e para o mal. O que faz a diferença é a sabedoria, porque permite que se perceba onde está o erro e como se pode acertar. 

As pessoas estão sem paciência para ouvir o outro. É falta de respeito em muitos lugares. O cenário de boa parte das famílias brasileiras é caótico, onde se vê a família ausente, filhos criados à vontade, cheios de gosto. Pais temem falar com os filhos, até mesmo pelo medo, e se deparam com tanta violência dentro e fora de casa. 

Isso repercute na sociedade, que é quem sofre as consequências de um lar desajustado. Sim, porque a sociedade é forte ou fraca, pois reflete o que vem do lar. Se bem que há casos em que alguns se desviam e dão ouvidos ao que o mundo ensina, ao contrário do que os pais sonham para os filhos. Observemos os líderes e os liderados! 

Devemos fazer o quê? Os pais precisam estar junto dos filhos, encaminhá-los na vida com bastante conselho e não apenas com presentes. É necessário haver mais abraço, mais respeito, mais união, mais confiança, mais elogio, mais diálogo, e o mais importante, a presença de Deus, fonte da sabedoria. 

As escolas acabam fazendo o trabalho que as famílias deveriam fazer: ensinar as boas maneiras, a ter bom comportamento, a lapidar o temperamento, para que o caráter seja melhor. 

Certa vez aprendi umas frases e já apliquei em outro texto. São as seguintes: "quem planta um pensamento colhe uma ação, quem planta uma ação colhe um hábito, quem planta um hábito colhe o caráter, quem planta o caráter colhe o destino". Converso com meu filho, com os amigos dele, e na escola também repasso, advirto-os sobre as dificuldades da adolescência, dos conflitos internos e externos de cada ser, porém, reconheço que não é fácil alertá-los; cada um esboça uma reação diferente achando que sabe o que está fazendo. 

Pais compram livros de autoajuda, pedem socorro. Querem educar os filhos da melhor forma possível. A educação que a sociedade tanto cobra é fruto desse trabalho de "cuidar da planta", a fim de colhermos bons frutos. Deus é o agricultor, somos galhos verdes ou secos, precisamos estar em contato com Ele. 

Cada cabeça é uma sentença, é um mundo. Anjos bons e maus nos rodeiam. Precisamos de proteção divina. Eu estou fazendo a minha parte como mãe, professora, cidadã. Falo e escrevo, abro os olhos deles. Agora, apelo aos pais, e reforço: orem por seus filhos, conversem com eles, passem mais tempo, apesar de terem que ficar bastante tempo fora de casa por algum motivo superior. Aproveitem cada segundo de contato quando estiverem pessoalmente ou distanciados. Ouça-os, elogie-os quando for preciso, abrace-os, digam que os ama. 

Vamos colaborar com Deus e salvar as famílias! Abram a porta de sua casa para Deus, convide-O a entrar. Não se materializem apenas, espiritualizem-se para que haja equilíbrio. Os céus agradecem e eu também. 

Nenhum comentário: