quarta-feira, 24 de novembro de 2021

COMO VAI A SAÚDE?

Como alguém pode viver bem sem saúde? Não tem como. Aí reclama de dor aqui, dor ali. Reclama das filas intermináveis de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), mas não cuida do corpo.

É só observarmos a alimentação: refrigerantes, enlatados, embutidos, corantes, conservantes, doces; é tudo uma tentação. E haja fast-food! Junta tudo isso com o sedentarismo e a falta de vitaminas. Ainda acrescentam álcool, fumo, outras drogas, ódio, rancor...

Mas é isso aí, as pessoas se deixam levar pelo olhar e pelo paladar, e morrem pela boca.

E ainda dizem: _ Morro feliz. _Só não vou morrer de fome. _É só hoje, amanhã vou iniciar uma dieta hipocalórica ou hiper. Difícil decisão!

E qual é o resultado? Diabetes, hipertensão, obesidade, infarto, úlcera, AVC, câncer etc.

Ah, se seguíssemos o cardápio de frutas, hortaliças, legumes, bastante água, menos sal e menos açúcar! Tudo seria diferente com o povo disposto, acrescentando anos de vida, no entanto, a realidade é outra. 

Vale salientar que os idosos estão se cuidando, principalmente, por terem políticas públicas a seu favor que garantem um acompanhamento dos agentes de saúde, enquanto muitos jovens estão relaxando no excesso de prazeres com a história de viverem intensamente o livre arbítrio.

Para se ter saúde é necessário equilibrar o físico e o espiritual, fazer reflexão, meditação, ter um momento a sós com Deus, amar, perdoar, pensar positivo, ter lazer, estudar, fazer check up, evitar discussão, cantar, chorar se for preciso ou sorrir em meio à tristeza, torcer pela felicidade do outro, plantar, dançar, fazer ginástica, ler um bom livro, caminhar, nadar, pular, correr, viajar, ocupar a mente fazendo algo por um necessitado, planejando, enchendo-se de fé e esperança, sempre acreditando que o dia de amanhã será melhor que o de hoje. 

Também é importante balancear a alimentação e o humor para melhorar a imunidade.

Se estiver com raiva, escreva na areia, depois apague, e se for no papel, rasgue. Dê uma nova chance a si mesmo(a) de ser feliz. Acredite em Deus e no seu potencial. Faça a sua parte, colabore com o universo.

Aqui fica o meu recado para você, leitor. É uma receita que tem dado certo comigo. Seja feliz!





Nenhum comentário: