domingo, 19 de dezembro de 2021

PEDAGOGIA DE PROJETOS EM TEMPO DE PANDEMIA


Estamos encerrando as atividades dos anos letivos 2020 e 2021. Foram dias difíceis para todos que fazem parte da comunidade escolar: um misto de sentimentos, saudades, perda de familiares, amigos e desconhecidos, o psicológico afetado, bombardeado pelas notícias divulgadas diariamente na mídia nacional e internacional, mas graças a Deus estamos vencendo. 

Tivemos que nos reinventar, conviver dentro do expediente e fora dele com a tecnologia, fazendo da nossa casa a extensão da escola, dividindo nosso tempo com as famílias dos alunos e funcionários. A rotina era abre câmera, fecha câmera, e acabamos nos acostumando, alternando reuniões e formações a distância, através das seguintes ferramentas: You Tube, Google Meet, Zoom, SIGEDUC, Google Forms, WhatsApp...

Em meio a decretos governamentais, houve relatórios de acompanhamento das ações desenvolvidas, aulas remotas, retorno com 50% dos alunos presenciais, depois 100%. Foi muito trabalho para a gestão, coordenadores, professores, secretários escolares, digitadores e pessoal de apoio, a fim de seguir o protocolo de biossegurança no enfrentamento à COVID-19 e variante.

Assim, a Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, localizada em Guamaré/RN, encerrou o 4º bimestre com um Projeto Pedagógico o qual faz parte do calendário escolar, embora não tenha sido aberto à comunidade local, como anteriormente acontecia na praça em frente à escola.  As oficinas e culminância do projeto ocorreram nas salas de aula e no pátio. Houve bastante envolvimento das turmas. 

O tema foi: "Um diálogo entre meu percurso escolar, minha história e meu lugar no mundo".

As modalidades de ensino da referida escola são o Médio regular e EJA-Médio, por isso a escolha do tema foi um incentivo para os alunos repensarem sua condição de estudante e como podem contribuir com a sociedade e se decidirem na profissão.

Utilizaram poemas, cordéis, memoriais, maquetes, entrevistas, pesquisas, Minimostra de Profissões. Os alunos de uma turma prepararam uma cápsula do tempo que foi enterrada para ser reaberta em 2027... Até lá muitas águas irão rolar; então, saberemos o destino que cada um tomou a partir da reflexão feita nessa semana acerca de algumas profissões e o mercado de trabalho, tendo a escola como uma ponte orientadora, facilitadora e incentivadora na medida do possível.

Eu, Samara Gadelha de Miranda, na condição de gestora, e Iaponi de Abreu Maurício, Vice-gestor, parabenizamos todos os envolvidos direta e indiretamente no Projeto. Reconhecemos a importância dos professores como formadores de opinião na formação de protagonistas, pois a programação teve o objetivo alcançado, centrado nos alunos. 

Foi primordial o apoio da Coordenação pedagógica: Marciano Vieira de Melo, Ana Borges Cunha e Mariana Furtado. 

Também não podemos esquecer do apoio da Coordenadora Financeira, Samantha Arruda, do porteiro Manoel, das merendeiras Neuma, Gousima, Lenilda, Neide e Rochele, juntamente com os da limpeza: Glória, Lucivânia e Renata, que garantiram o zelo com o espaço físico e a segurança de todos. E ainda tivemos na Educação Especial a professora auxiliar Elilde e a cuidadora Joaquina. 

O sucesso ocorreu por trabalharmos em equipe e de forma democrática.

Parabéns, heróis e heroínas! Vamos seguir olhando para a frente e para cima!

























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