terça-feira, 28 de maio de 2013

LINGUAGEM GESTUAL

Quem comunica melhor? É a fala? É a escrita? São os gestos? Tudo começou com os gestos, depois o homem passou a imitar os sons dos animais e a distingui-los, a criar símbolos e a pintá-los, foi avançando da pintura rupestre à pintura moderna, evoluiu até chegar à imprensa, a reproduzir uma quantidade de livros, jornais, revistas e documentos, depois resolveu explorar o mundo virtual, e desse modo, nessa sede de conhecimento, a humanidade foi caminhando em direção à tecnologia que mantemos contato diariamente.

Prosseguindo, o povo vai se deparando com tanta informação na mente, que tem preguiça de falar, e acaba reduzindo a própria linguagem, daí, procura usar mais o internetês. É o caso de porque(pq), você(vc), também(tb), risos(rsrsrsrsrs/kkkkkk)...

Outra forma de encurtar a escrita é escrevendo assim: "vamos em boa hora" passou a ser "vamos embora, vam bora, vai simbora, vai timbora, vamos, bora, e por último, balança a cabeça". Mais exemplos: Vossa Mercê, Vos Mercê, você, ocê, cê. Estamos voltando para os gestos, pois vemos que as pessoas não querem ler ou escrever, ou diminuíram o hábito da leitura. E o nordestinês é outra forma de serem reduzidas as palavras, por exemplo: espera aí, fala-se pera aí; bonitinho/bonitin, gostosinho/gostosin...

É, na verdade, quando faltam palavras ou quando estamos impossibilitados de escrever, o que nos resta é gesticular. Eu tenho exercitado para falar com pessoas que apresentam dificuldade em sala de aula, e tento dentro do possível das minhas limitações. Eu que sou mais de falar e escrever, reconheço a necessidade de me comunicar, por isso estou procurando aprender LIBRAS. Curiosa, sei que sou muito, então, acho que vou me dar bem.
         
Sabemos também que existem gestos que falam por mil palavras, principalmente, quando são sinceros e vêm lá do coração. 
         
Certa vez ouvi uma frase que diz: "a expressão confirma a impressão". Pelo que entendi, a expressão facial e corporal revelam características de alguém. 

E assim, para encerrar, lembremos alguns gestos: o olhar, o aperto de mão, o abraço, os aplausos, a queda de braço em que criança mede forças com o adulto etc.


 Os animais interagem com os visitantes do parque; também se comunicam, vejamos:




Nenhum comentário: