A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Fui explicar acentuação gráfica no ensino médio e vi a necessidade de revisar conteúdo que os alunos viram no ensino fundamental/anos iniciais. Eles ainda têm dúvida, e podemos prever que vão chegar à Academia com as mesmas dificuldades de compreensão do conteúdo. Gente, é um absurdo! Precisamos falar, escrever e pronunciar corretamente. As regras estão aí. Mas, se quebram as regras do trânsito, imagine as da Língua Portuguesa!
Sabemos que na oralidade não precisamos nos preocupar com a repetição de palavras, porém, no texto escrito é fundamental, e para se ter vocabulário suficiente é necessário que haja bastante leitura, uma vez que na hora de produzir um texto ficam precisando de sinônimos e não lembram.
Alguns alunos se limitam apenas a ler mensagens compartilhadas nas redes sociais, além de usarem o internetês (as abreviações) e gírias. Então, fazem uso das regras apenas na sala de aula, e olhe lá!
A pronúncia e escrita abrem ou fecham caminhos para emprego na hora de uma entrevista; para declarações de amor ou ao se conquistar amigos, e ainda fazem milagres no discurso de um bom político. Por isso, dizemos que "não há nada que uma boa conversa não resolva".
Tive que revisar da base os seguintes conteúdos:
Vogais, consoantes, encontros consonantais, dígrafos, letras, fonemas, ditongos, hiatos, monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba, oxítona, paroxítona, proparoxítona; uso dos porquês; crase; uso de mas, más, mais; ante/anti; alto/auto...
Por mais que se estude gêneros textuais e haja incentivo para a produção de texto, não podemos fechar os olhos para a realidade com a qual estamos convivendo. Tem mais, faço reforço em aulas particulares e vejo que a realidade é a mesma sentida pelos educandos da rede privada, ou seja, alunos alheios, apáticos e ficam chateados, rejeitam o professor e a disciplina pelo simples fato de terem que se prender às regras.
Vamos ler mais; isto faz bem à mente e ao espírito, porque preenche o tempo, abre a imaginação.
Procuro incentivar a leitura com poesias, música, escrita de diário, livro de receitas de culinária, a fim de que consultem dicionário e ampliem o vocabulário, entretanto, concorremos com a tecnologia, porque é onde passam mais tempo em contato. Daí, pensei em criar o blog para ser um espaço de consulta onde os alunos possam dar uma olhada no que lhes interessar. Já é um bom começo.
Se você é professor vai saber que não estou mentindo. Lembrando que não é hora de encontrarmos culpados, e sim, de buscarmos soluções. Vamos nos unir na paciência. Eu conheço alunos que estão fora de sala de aula porque não gostam de Língua Portuguesa e Matemática. São as disciplinas que eles têm mais aulas, portanto, dizem que não aguentam mais. E para nós, educadores, é um prazer estarmos com vocês, saibam disso.
Nossa sala de aula deve ser um paraíso e não uma Via Crucis. Precisamos dos gestores, da equipe pedagógica e da família nos apoiando. Alguém disse: "quando se abre uma escola é uma prisão que se fecha", concordo.
Nossa sala de aula deve ser um paraíso e não uma Via Crucis. Precisamos dos gestores, da equipe pedagógica e da família nos apoiando. Alguém disse: "quando se abre uma escola é uma prisão que se fecha", concordo.
Professores e alunos, não desanimem!
Bom dia!
Fiquem com Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário