quinta-feira, 22 de maio de 2014

RACIOCINE COMIGO

Os Ministérios da Saúde e da Educação numa parceria belíssima criaram o Programa de saúde Escolar-PSE, muito louvável. Parabéns, mais uma política pública de sucesso! Observando... uma coisa me incomodou. Ontem, por exemplo, foi realizado um belo trabalho o dia todo na escola. Sou curiosa, mas esqueci de perguntar como o professor pode ser beneficiado. Ah, desculpe, pedi para verificar minha pressão e fui bem atendida.

Voltando à realidade, preciso visitar “regularmente” o médico, mas só dá para ser 1 vez por ano: 1 oftalmologista, pois uso óculos há 28 anos; 1 ginecologista porque Câncer virou moda e não é bom guardar doença; um angiologista para tratar das varizes, pois de tanto trabalhar em pé, ficaram complicadas; 1 dentista; 1 fonoaudiólogo para me ensinar a usar melhor a voz em vez de gritar; 1 reumatologista, porque a coluna também reclama. Cuidar do coração, nem pensar...e ainda falta dinheiro para a consulta do Neurologista, Psiquiatra e Psicólogo, pois dizem que todo(a) professor(a) é doido(a).

Eu deixo a pergunta para o Sindicato dos professores: _ O que podemos fazer para sermos atendidos na própria escola, sermos beneficiados com o imposto de renda que pagamos e com a contribuição mensal do Sindicato? Quando precisamos nos ausentar o atestado é para retirar a falta, mas o aluno ficou mais um dia sem o professor na sala de aula e a instituição reclama, os pais reclamam, e com razão. E aí, como podemos ter qualidade de vida?

Nutricionista, nem pensar também. E é o mais urgente. Aqui em Guamaré/RN nas escolas municipais o professor pode lanchar com recursos da contrapartida da merenda (Canja, cuscuz, leite achocolatado, iogurte, risoto, cachorro-quente, bolinho e suco), mas nas escolas estaduais professor não faz uso do lanche que é comprado com o recurso do Estado. Então, na outra escola nosso lanche é pipoca BOKUS, Batata Ruffles, Pirulito, Pão com margarina, porque dividimos uma parte do nosso suado salário. É um lanche rápido, dividindo com o tempo de irmos ao banheiro e tomarmos água.

Ironia do destino: quem formou o Oftalmologista, o Angiologista, o Dentista, o Fonoaudiólogo, o Cardiologista, o Neurologista? Quem ensina o povo a falar, a contar? A educação está na UTI e vai faltar profissional para tratá-la, porque ninguém quer arriscar a vida sendo babá para os filhos que os pais não querem educar e jogam para a escola fazer o papel deles.

Estamos lá para recebê-los com carinho, amor, abraçamos a causa, porém precisamos de saúde para podermos ser bem-educados com seus filhos.

A Babá tem seu valor, mas não vai ensinar conteúdo, vai ser uma companhia também de muita responsabilidade. Por falar nisso, falta dinheiro para pagar a babá, fazer ginástica para relaxar e comprar remédio.

Eu vou continuar sendo professora, até Deus me mudar da terra, no entanto, vou continuar lutando por um consultório na escola, a fim de não precisarmos sair do prédio em horário de trabalho. Dá muito bem para agendarmos as consultas direitinho, ficando mais meia hora. Garanto que é investimento para nossa saúde. E eu ainda dou sorte que tenho pai médico, pois nem preciso ficar em fila para pegar uma ficha. 

Professor saudável, aluno notável, pense nisso!





Nenhum comentário: