quarta-feira, 7 de outubro de 2015

08 DE OUTUBRO - DIA DO NORDESTINO! Dia de homenagear esse povo trabalhador e guerreiro. Pensar em nordeste brasileiro é lembrar de ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA (PATATIVA DO ASSARÉ). A data foi criada para comemorar o centenário de nascimento dele. Segue um de seus trabalhos:

Sou um poeta do mato
Vivo afastado dos meios
Minha rude lira canta
Casos bonitos e feios
Eu canto meus sentimentos
E os sentimentos alheios

Sou  caboclo nordestino
Tenho mão calosa e grossa,
A minha vida tem sido
Da choupana para a roça,
Sou amigo da família
Da mais humilde palhoça

Canto da mata frondosa
A sua imensa beleza, 
Onde vemos os sinais
Do pincel da natureza,
E quando é preciso eu canto
A mágoa, a dor, a tristeza

Canto a noite de São João
Com toda a sua alegria,
Sua latada de folha
Repleta de fantasia
E canto o pobre que chora
Pelo pão de cada dia

Canto o crepúsculo da tarde
E o clarão da linda aurora,
Canto aquilo que me alegra
E aquilo que me apavora
E canto os injustiçados
Que vagam no mundo afora


PATATIVA DO ASSARÉ. Patativa do Assaré, uma voz do nordeste. Intr. e sel. de Sylvie Debs. São Paulo: Hedra, 2000. p-75-6. (Biblioteca de Cordel)

Nenhum comentário: