No quarto escuro, tente encontrar numa gaveta ou pendurado em um cabide uma peça de roupa, tateando, sentindo cada detalhe da roupa para identificá-la. E assim, repita com outros objetos, sentindo o tamanho, a espessura, o formato, lembrando a cor e o nome do mesmo.
Também, pare por alguns segundos, feche os olhos e tente lembrar de momentos vivenciados na escola, no trabalho, na igreja, no lazer. Mentalize quem estava lá.
Tente se lembrar de aniversário de pessoas queridas do seu convívio. Tudo isso é importante, pois se esperarmos para lembrar apenas visualizando o que está nas redes sociais, vamos nos acostumando com a praticidade e esquecemos de processar as informações na mente.
O esquecimento tem atingido muita gente, pois vivemos apertando botão, quase não raciocinamos.
É o pensamento rápido, enlatado, cheio de clichês. A sensação que dá é a de que estamos perdendo a originalidade e a naturalidade.
Somos repetição do outro, aceitamos facilmente as decisões, não lutamos pelo que queremos, não reagimos, e desse modo vamos nos acomodando e nos incomodando menos com o erro. Isso me preocupa muito.
Estimular o cérebro é uma ação importante e necessária. Por isso, devemos degustar os alimentos, saboreá-los, ingeri-los devagar, sentindo bem o paladar.
Procure lembrar de fragrância de perfumes e de nomes de pessoas, apelidos, número de telefone. Leia e ouça notícias, comente; ajuda a desenvolver a mente, dando a sua versão, escrevendo, e por aí vai.
Agora é só praticar e ver que sempre "cabe mais" na caixola. O cérebro é fantástico; ele não se cansa de aprender. Vamos refletir e compartilhar, comentando, não só repassando! Até o fato de gravarmos áudio nos dá preguiça de digitarmos. Em sala de aula o aluno tira foto do que está exposto no quadro em vez de escrever.
Essas situações se repetem, porque não queremos perder tempo. É lamentável! Vamos nos animar com vivências e não ingerindo remédio! A alimentação e boas noites de sono são essenciais para refrescar a imaginação. Estaremos combatendo o cansaço mental, e a criatividade fluirá de forma melhorada.
Imagine que horas já são? Pensou? Agora, qual é dia da semana, do mês e do ano? Tente desenhar, pintar, ocupe a mente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário