segunda-feira, 3 de setembro de 2018

"LUTO" PELO MUSEU















                   (Foto compartilhada do Jornal O Globo)


"LUTO" PELO MUSEU... Pensem na ambiguidade desta frase! Exatamente após 200 anos de existência, o Museu da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, sofreu um incêndio.  

De 1818 para 2018 guardou história do Brasil e do mundo. Quero crer que esses números tão bem contados têm uma ligação forte com o passado, pois nada acontece à toa. 

De peças raríssimas e muita história para contar, agora restam apenas cinzas. É triste ouvir dizer que havia pouco investimento para manter esse acervo em dia, quando se sabe que os gestores deveriam destinar mais recursos financeiros para tal fim! 

O que me intriga é saber que estamos às vésperas de eleição. Veio para desviar o foco? Foi incêndio criminoso? Não se sabe ainda, mas eu não tenho como esconder minha angústia e indignação com o que ocorreu, mediante os fatos e as evidências. 

Tantas vezes mencionei nas minhas aulas de História a importância desse Museu. E como será a partir dos registros de 02 de setembro de 2018? Aparecerão culpados? Ficarão livres de punição?

Aprendi que nada passa oculto aos olhos de Deus, e se um acontecimento não for bênção será lição. Pensando assim, que perda foi essa do patrimônio histórico, cultural, científico e arqueológico que essa arquitetura acolhia!!!!!!!!!!!!! 

Como explicar aos nossos filhos e alunos? Aos brasileiros e aos estrangeiros? Até esse momento as chamas queimam em mim e dentro de outros que também amam o resgate cultural.

Nenhum comentário: