sábado, 29 de fevereiro de 2020

TRANSTORNO DE ANSIEDADE

Eu tenho ouvido falar em índices alarmantes de transtorno de ansiedade e me apavorei, pois muitas pessoas têm procurado psicólogo e psiquiatra para tratamento. Alguns procuram por exigência do setor de trabalho, outras vão por sentir que atingiram o limite da paciência e se desconhecem no temperamento. A verdade é que a correria da vida tem exigido muito de nós.

É muita cobrança de atividades para darmos conta dentro do prazo. Precisamos saber dividir o tempo para podermos cumprir a agenda. Crianças são levadas desde cedo a cumprir horário. 

Vemos bebês indo cedo para a creche, seguem o ritmo dos pais ou responsáveis. Aprendem a conviver com diferentes costumes, são apressadas, acabam se tornando jovens depressivos que não encontram sentido para a existência.

Uma família ajustada e o envolvimento com a fé compartilhada dão ânimo, fortalecem o lado espiritual.

Cada um necessita encontrar o equilíbrio e ocupar o tempo com pensamento positivo e ações saudáveis.

Quando Deus chamou a atenção para o sábado, dando-nos um dia de descanso, não é para simplesmente dormirmos, mas para refletirmos, nos preocuparmos com a espiritualidade e darmos um tempo a nós mesmos, buscando refrigério, largando os afazeres diários e pensando mais em oração e visita missionária nesse dia. 

Cantamos, louvamos, testemunhamos da fé, compartilhamos experiências de livramento que Deus nos dá, falamos do amor dEle por nós e por nosso semelhante. Isso é saúde para a mente, e mente sã é corpo são. Assim a ansiedade foge para longe e nos revigoramos, recarregamos a esperança para iniciarmos mais uma semana. 

Procurem se ajudar, ter uma experiência com Deus. Seguir uma denominação religiosa ajuda a saber esperar, controlando os desejos, vendo que outros estão em situação mais crítica que nós, e por isso não adianta se desesperar. Fazemos nossa parte e acreditamos que existe o tempo de Deus.

Pessoas ansiosas se inquietam, o batimento cardíaco acelera, não querem parar para pensar, agem por impulso, sentem irritação, fadiga, falta de concentração, descontrole emocional, apresentando insônia ou pesadelo, tontura, suor, vão se envenenando com tranquilizantes, o organismo sempre pedindo mais. 

É bom procurar uma terapia ocupacional. Pensem nisso, também se doem e amem mais, vivam um dia de cada vez! Como disse Jesus Cristo: "cabe a cada dia o próprio mal." (Mateus 6:34)

Feliz sábado para todos!

Nenhum comentário: