segunda-feira, 13 de abril de 2020

A DESPEDIDA AO CANTOR MORAES MOREIRA

Hoje, dia 13 de abril de 2020, pela manhã, o cantor e compositor baiano Antônio Carlos Moraes Pires - mais conhecido como Moraes Moreira - foi encontrado sem vida em seu lar, no Rio de Janeiro.

O laudo médico atestou infarto.

Ele estava com 72 anos. É um ícone da cultura brasileira.

Nasceu em Ituaçu (interior da BA) no dia 8 de julho de 1947. Algumas de suas músicas se destacaram no frevo; outras representam também a MPB e o samba. Será bastante lembrado, principalmente pelos carnavalescos.

Vi através de um vídeo que circulou pelo Whats App uma de suas produções, onde o mesmo aparece recitando, enaltecendo vários escritores brasileiros, dizendo o seguinte:

"Eu sou de um país
Machado de Assis
De lá dos Sertões
Eu sou Guimarães
Divino é o dom
Bandeira e Drummond
Darcy e Antônio
Anísio e Afrânio
Amado e Ubaldo
Sou mesmo baiano
Maldito e eterno
Boca do inferno
Eu sou Castro Alves
Até sou Gonçalves
Um pernambucano 
Gilberto e Ariano
Um ser paulistano
Sou Oswald de Andrade
Eu mudo de alcunha
Euclides da Cunha
José de Alencar 
A chama está viva
Eu sou Patativa
E sou do Rio Grande
Do Norte contudo
Antiga Cascudo
Piano e fortíssimo
Quintana e Veríssimo
Também sou do sul
E sob os auspícios
Sou Rubem e Vinícius
Do Rio e do céu
Clarice, Raquel,
Dos Anjos, de Campos 
Augustos são tantos 
Conforme o sotaque
Olavo Bilac
Sou pedra e pau
Eu sou João Cabral
Dois dedos de prosa
Eu sou Rui Barbosa
Poeta, poesia
De uma academia 
Chamada Brasil"

(É o poema Brasileira Academia).

Nenhum comentário: