Estou aqui para falar sobre as aulas remotas que estão sendo realizadas nesse período de COVID 19, a pandemia que está assolando o mundo. Essa situação veio mexer com a rotina da população, e por isso, muitos pais ou responsáveis estão tentando acompanhar os filhos nas aulas online. Esse clima gerou de certa forma uma angústia para todos na família e escola, e então, percebe-se que algumas famílias se desesperam por não ter o manejo com as ferramentas tecnológicas, e ainda, se deparam com uma demanda de atividades em curto espaço de tempo.
A escola digital não é novidade para muitas escolas, principalmente para as da rede privada. Que diferença podemos detectar em relação à pública? É que é necessário envolvimento de professores e alunos, pois há resistência por parte de certos profissionais em se adequar ao que é novo.
É interessante e produtivo o ensino híbrido. Este modelo permite um trabalho variado, com ações diversificadas, estimuladoras. Desse modo o professor pode complementar suas aulas usando softwares educacionais que usam charge, filme, texto, vídeo, palestra. Pode ser através de aplicativos do tipo Zoom, Google Meet, Google Classroom, Whatsapp, Facebook, You Tube, entre outros, todos interativos.
Não é novidade, não se trata de inovação tecnológica, pois já se utiliza há anos, porém, foi adotado repentinamente durante a pandemia, e apanhou muita gente de surpresa, onde as escolas estão cobrando serviço para utilizar plataforma digital, entretanto, parte dos profissionais não tiveram uma formação, estão despreparados.
Resumindo, as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs vieram para somar, trazer resultados positivos, basta portanto, haver interesse das instituições de ensino em inovar, porque tudo avança tecnologicamente, e com a educação não deve ser diferente. A escola deve investir nesse processo a fim de que o ensino seja cada dia mais atual e de qualidade, a partir de orientação e formação, uma vez que isso significa organização. Com isso espera-se um resultado eficiente na parceria escola x família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário