Qual o significado da palavra freguesia? É de origem latina - Fili Eclesia - que significa filhos da igreja.
Trata-se de um povoado ligado a uma paróquia; o grupo de moradores de uma comunidade ligada ao poder eclesiástico. (Mini Aurélio: o Dicionário da Língua Portuguesa. Acordo Ortográfico. 7ed. Ed. Positivo, 2008.)
Daí se chamar de freguesia um grupo de clientes de determinado comércio. E individualmente se fala em freguês e freguesa para o masculino e feminino, respectivamente.
Em Portugal é comum esse termo para fazer referência a esse tipo de comunidade, mas para nós brasileiros é mais conhecido como distrito.
Várias freguesias portuguesas estão localizadas em Aveiro, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Meirinho, Santarém, Setúbal...
Quando pesquisei para fazer o livro Índice Onomástico - O que há por trás dos sobrenomes? - registrei que esses nomes das cidades em que existem as freguesias são sobrenomes.
As freguesias em sua maioria recebem nome de santo, por exemplo: Santa Clara, Santa Luzia, Santa Maria, Santo Antônio, São Martinho, São Roque, São Silvestre, São Vicente, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário