domingo, 6 de setembro de 2020

APRENDENDO COM AS PALAVRAS

Qual o significado da palavra freguesia? É de origem latina - Fili Eclesia - que significa filhos da igreja. 

Trata-se de um povoado ligado a uma paróquia; o grupo de moradores de uma comunidade ligada ao poder eclesiástico. (Mini Aurélio: o Dicionário da Língua Portuguesa. Acordo Ortográfico. 7ed. Ed. Positivo, 2008.)

Daí se chamar de freguesia um grupo de clientes de determinado comércio. E individualmente se fala em freguês e freguesa para o masculino e feminino, respectivamente.

Em Portugal é comum esse termo para fazer referência a esse tipo de comunidade, mas para nós brasileiros é mais conhecido como distrito.

Várias freguesias portuguesas estão localizadas em Aveiro, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Meirinho, Santarém, Setúbal... 

Quando pesquisei para fazer o livro Índice Onomástico - O que há por trás dos sobrenomes? - registrei que esses nomes das cidades em que existem as freguesias são sobrenomes

As freguesias em sua maioria recebem nome de santo, por exemplo: Santa Clara, Santa Luzia, Santa Maria, Santo Antônio, São Martinho, São Roque, São Silvestre, São Vicente, entre outros.

Nenhum comentário: