Quem foi São João? Com uma aparição rápida na Sagrada Escritura, mas com uma importância grandiosa.
Foi o primo de Jesus Cristo. Era filho de Isabel e Zacarias.
Segundo a tradição católica, a fogueira surgiu quando João Batista nasceu. Foi a maneira de Isabel anunciar o nascimento à Maria, mãe de Jesus. E para nós brasileiros, que herdamos a herança católica no início da colonização, esse simbolismo é forte.
Não se sabe exatamente a data de nascimento de Jesus Cristo, mas convencionou-se a dizer que era o dia 25 de dezembro, e seis meses depois, no caso, em junho, seria o de João Batista.
É comemorado com fogueira e comidas típicas: canjica, milho cozido, milho assado, bolo pé-de-moleque(bolo preto), pamonha, mungunzá, quentão etc.
Fazem parte da tradição o forró pé-de-serra e a quadrilha.
Crianças e adultos se divertem soltando fogos, chumbinho, traque, chuveirinho, bomba, balão, cobrinha etc.
Há casamento matuto na quadrilha e batismo ao redor da fogueira.
Mediante tudo isso, o que menos se fala é na importância de João Batista. Pois, a partir da Bíblia sabemos que sua posição foi simples do início ao fim. Foi a pessoa mais humilde que já existiu, pelo fato de ter sido o precursor de Jesus, anunciando a vinda dEle, e em nenhum momento exaltou-se, pelo contrário, disse: "_ Eu vos batizo com água, para arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário