Quem foi São Pedro? Um simples pescador que se tornou um grande discípulo de Jesus Cristo. Existe um hino da igreja católica que comenta sobre esse chamado à vocação religiosa, intitulado A Barca, que fala assim: "Tu te abeiraste da praia, não buscaste nem sábio nem rico, somente queres que eu te siga. Senhor, tu me olhaste nos olhos, a sorrir pronunciaste meu nome, lá na praia eu larguei o meu barco, junto a ti buscarei outro mar..." Foi desse modo que Pedro deu o sim à missão do evangelismo.
Ele teve o privilégio de desfrutar de momentos maravilhosos ao lado do Mestre. Presenciou curas, milagres, caminhou com Jesus, andou sobre o mar. Era ousado, destemido no falar. Um exemplo disso foi quando ele e Paulo estiveram perante o Sinédrio, dizendo: _ Julgai por vós mesmos se é justo diante de Deus dar ouvidos a vós e não a Deus.
Amava tanto a Jesus que chegou a defendê-lo do guarda(servo do sumo sacerdote) Malco, e na ocasião, Jesus falou: _ Pedro, desembainha a espada, porque quem com a espada fere com a espada será ferido. (Mateus 26:52; Marcos 14: 53 a 72; Lucas 22: 31 a 35 e João 18: 10-11)
Pedro era autoconfiante de que amava Jesus, porém foi advertido de que O negaria. O que eu aprendi com essa história é que quando ele andava com Jesus, era convencido do evangelho, mas não era convertido: Foram palavras de Jesus prevendo que Pedro iria negá-lo: "... e quando te converteres, fortalece teus irmãos. Pedro havia dito: _ Senhor, estou pronto para ir contigo tanto para a prisão como para a morte. Jesus continuou: _ Pedro, eu te digo que o galo não cantará hoje antes que tenhas negado três vezes que me conheces. (Mateus 26: 31 a 35) E a profecia se cumpriu, pois quando prenderam Jesus, e ele foi reconhecido por ser discípulo, negou-o.
No entanto, passada esta fase, Jesus deu nova chance, perguntando: _ Pedro, tu me amas? Ele prontamente confirmou. Em nenhum momento mentiu, Jesus não tinha dúvida disso, mas sabia que com Pedro aconteceria o medo que também ele sentiu, pois o próprio Jesus, angustiado, meditando no Getsêmani, quando se aproximava o momento de ser levado pelos soldados romanos, chegou a dizer sobre si mesmo: _ "O espírito está pronto, mas a carne é fraca".(Mateus 26: 41)
Sou evangélica, não peço nada a São João, São Pedro, São Francisco... não os tenho como intercessores junto a Deus, porém, na data de hoje, dedicada a São Pedro, meditei sobre sua vida e aprendi muito.
Jesus transformou-o em pescador de almas e sua luta foi incansável como missionário. Eu tenho o mesmo desejo de contar a todos sobre as maravilhas feitas por Jesus em nossa vida.
Quando criança, até os 8 anos, eu acreditava literalmente que São Pedro era quem tinha as chaves do Céu, era quem mandava a chuva, aí, foi quando meu pai-avô através da Bíblia tirava minhas dúvidas, e fui aprendendo a admirar esse apóstolo. E quando Pedro estava realmente convertido, foi instrumento nas mãos de Deus para curar, a ponto de levarem pessoas para que, ao passar, a sua sombra se projetasse no enfermo e o curasse. Por isso, gosto do seguinte versículo bíblico com frases mencionadas por Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (Atos 3: 6)
Algumas cidades litorâneas do Rio Grande do Norte têm este santo como padroeiro, e hoje, fazem procissão marítima para comemorar ou festejam com Regata.
Portanto, como pesquisadora do evangelho de Jesus Cristo, eu não poderia deixar de registrar a importância de uma pessoa que não se achou digna de morrer do mesmo modo que Ele, e foi crucificado em forma de X, de cabeça para baixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário