segunda-feira, 20 de maio de 2013

QUAL É A MÚSICA QUE TOCA O SEU CORAÇÃO?


MÚSICA
          A música exerce uma forte influência sobre a mente humana. Ela entra no cérebro sem pedir licença. Muitas vezes quando nos damos conta, já estamos cantando e/ou batendo o pé e a mão.
            Existem músicas para agradar a todo tipo de público, e são do tipo: sacra, clássica, sertaneja, cantiga de roda, cantiga de ninar, romântica... Seja como for, possuem um efeito mágico, encantador, envolvente.
            Na Bíblia, especificamente no Evangelho de Lucas (cap. 1 e 2), encontramos o cântico de Maria, de Zacarias, e no íntimo de Isabel, Ana e Simeão estava sendo entoado um cântico, porque essas pessoas estavam agradecendo a Deus pelas bênçãos, contagiando os que se encontravam ao seu redor. E o que dizer dos Salmos?
         Quem não já pensou um dia, ao se identificar com uma letra de música ou com a melodia, esta é a música da minha vida!
        Às vezes, torna-se mais fácil dizermos uma mensagem de ânimo, de conforto, de carinho a alguém através de uma música. No dia das mães eu me lembrei daquela frase: se eu pudesse, eu queria outra vez, mamãe, começar tudo, tudo, de novo. É um trecho de uma música muito conhecida. Ela expressa o desejo do nosso coração.
Ainda me lembro de quando me batizei na Igreja Adventista do 7° Dia, do hino: Oh que belos hinos cantam lá nos céus, pois se converteu um pecador. O sono foi tão leve naquela noite, que parece que passei a noite me batizando. E hoje, 25 anos depois, todos os coros que eram cantados na época da minha conversão, vêm me renovar; é um verdadeiro retorno às origens. O ministério da música é muito importante na igreja, pois muitos são tocados pelo Espírito Santo e se tornam sensíveis ao chamado de Deus.
A música também estimula o apetite, por isso as lanchonetes e restaurantes usam música ao vivo e música ambiente para atrair clientes.
O provérbio popular “quem canta seus males espanta” é uma verdade. Mas, devemos selecionar nosso repertório, tomar cuidado, pois nem toda música agrada a Deus, não são todas que passam uma mensagem positiva. Devemos, portanto, ouvir uma música que nos eleve espiritualmente e não que deprecie a nossa imagem ou que nos deixe para baixo.
Vamos lembrar aqui de quando se deu o relato bíblico (livro de Daniel cap.3) sobre a estátua de ouro que Nabucodonosor mandou construir, e pediu que os judeus que tinham sido levados cativos para a Babilônia, ficassem de joelhos diante dela ao som dos instrumentos musicais. Muitos, naquele instante, cederam aos caprichos do rei, envolvidos pela música, dopados, extasiados e deixaram Deus em último lugar. Todo cuidado é pouco!

Nenhum comentário: