Resolvi trabalhar o gênero textual pida como mais uma forma de incentivo à leitura. É um momento divertido em que toda a turma participa. Podemos trabalhar, paralelamente, a gramática, a entonação, a pontuação, a acentuação, o sentido do texto, a redação em si, o provérbio popular e a descoberta de talentos para o humor, fazendo tudo isso com uma leitura saudável, nada de vocabulário pesado.
Vejamos alguns exemplos:
1)
Na aula de Ciências, o professor pergunta ao aluno:
_ O que se deve fazer quando está sentindo dores no coração?
_ Apagar a luz!
_ Apagar a luz? Você ficou maluco?
_ Ora, professor, o senhor nunca ouviu dizer que o que os olhos não veem o coração não sente?
(Aníbal Litvin. Piadas de escola. Cotia. Vergara & Riba, 2008.)
2)
Na aula, a professora testa seus alunos:
_ Zezinho, mostre no mapa onde fica a América.
O menino aponta um local no mapa.
_ Muito bem! Agora, Joãozinho, me diga: quem foi que descobriu a América?
_ Foi o Zezinho, professora!
(Idem)
Fonte: DELMANTO, Dileta. Jornadas. port - Língua Portuguesa, 2. ed. São Paulo, Saraiva, 2012. 7º Ano p.223
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