domingo, 30 de março de 2014

SOBRENOME VELAME

A palavra velame é usada em mais de uma situação. Por exemplo: na parte náutica é usada para designar o conjunto de velas de uma embarcação. No paraquedismo é parte de estrutura do paraquedas. E na botânica é uma planta com várias denominações, vejamos: velame branco, velame miúdo, velame trepador...

Na homeopatia corresponde à planta jurubeba. Esta planta foi denominada pelos índios. Primeiramente, foi chamada de yupeba(yú=espinho; peba=chato), depois jurupeba e já chegou em nossos dias como jurubeba.

Em Russas-Ceará existe um bairro conhecido por Alto do Velame. Em Campina Grande-PB existe um bairro também com o nome Velame.

Segundo os moradores nativos de Guamaré, e conforme foi ratificado pela historiadora Maria Jandir Candéas (em seu livro), no ano de 1783, no referido município, quando náufragos procuravam um lugar para construírem a igreja em cumprimento a uma promessa de construírem a capela se ancorassem em segurança, o espaço escolhido foi justamente esse, onde havia um morro coberto por velame. Então, a igreja foi erigida em frente ao rio Aratuá devido naquela ocasião terem encontrado uma imagem de Nossa Senhora da Conceição esculpida em marfim, ali escondida nos velames. Isso mostra que se trata de uma planta popular.

Fonte:
Google/Wikipédia - Significado da palavra Velame
CANDÉAS, Maria Jandir. Guamaré Ontem e Hoje: apontamentos para sua História. Natal(RN), Ed do autor, 2010. p.193

Nenhum comentário: