domingo, 15 de fevereiro de 2015

INSÔNIA: O MAL DO SÉCULO XXI

Não vou explicar cientificamente quais os motivos da insônia, pois não é minha área, não é da minha competência, mas quero registrar que comigo acontece a sensação de que devo desacelerar, e assim se dá com muita gente.

Sinto que estamos absorvendo uma quantidade de informações e não conseguimos relaxar. Crianças, adolescentes ou adultos ficam sentados ou deitados horas e horas em frente a um celular, tablet, notebook, seja lá o que for de tecnologia de informação-TIC. Seguem o ritmo da máquina, e a adrenalina vai lá em cima. É muita informação e agitação. E quem mantém contato com os jogos, que loucura!

Lembro que antigamente se dormia cedo. Hoje, dormir cedo é na madrugada. Há quem veja o dia clarear, o sol lá fora, e quando se toca, o tempo voou e essa pessoa não descansou. Depois se enche de remédio para tentar dormir.

A tendência é piorar, pois alguém que trabalha de plantão diurno ou noturno acaba arranjando um jeito de ir para a internet. Dá aquela fugidinha e corre para as redes sociais. Alunos aproveitam o intervalo da escola. A dona de casa no intervalo do feijão, do arroz, enquanto espera para tirar a panela do fogo. Nem o médico escapa de acessar enquanto chega um novo paciente (só meu pai, de 72 anos, que não se interessa em ficar online). Porém, também sofre de insônia porque já perdeu muitas noites de sono com a rotina de hospital.

Eu já tomei o famoso suco de maracujá, bem forte, para ajudar a chamar o sono. O que me ajudou também foi caminhar na areia fofa, depois aquele banho sentindo a água tocando a pele, bem relaxante, sem pressa; e agora, sim, vou aproveitar para dormir. Mas sei que daqui a alguns dias, estarei em sala de aula em mais de um turno e tendo que preparar aulas na madrugada, aí volta tudo. 

A solução depende de nós pararmos, sentirmos a respiração, fecharmos os olhos e ficarmos quietinhos só pensando em coisa boa, nada de notícia ruim, antes de nos recolhermos. Outra sugestão é o quarto ser bem arejado. Pode ser também ouvindo uma música instrumental, e depois... fechar a página do dia com aquela oração que vem lá do íntimo, que só interessa a você e a Deus.  

Meu sono chegou, tenho que aproveitar. Boa madrugada!










Nenhum comentário: